Cinco pessoas foram acusadas pela morte por overdose no ano passado do ator Matthew Perry, popular estrela da série de televisão “Friends”, anunciou um procurador federal dos Estados Unidos esta quinta-feira.
A polícia de Los Angeles deteve e indiciou um assistente pessoal, dois médicos e dois outros cidadãos sob a acusação de ter fornecido a quetamina que provocou a morte do ator norte-americano Matthew Perry, conhecido por interpretar Chandler Bing nao popular série “Friends”.
“Os acusados aproveitaram-se dos problemas de dependência de Perry para enriquecer. Eles sabiam que o que estavam a fazer era errado. Sabiam que era um risco muito grande para Perry, mas fizeram-no mesmo assim”, disse Martin Estrada, procurador federal da Califórnia, citado pela agência AFP.
“Estes acusados estavam mais interessados em tirar proveito do senhor Perry do que preocupados com o seu bem-estar”, realçou Estrada.
Um dos médicos detidos, Salvador Plasencia, arrisca uma pena de até 120 anos de prisão, disse Estrada, considerando o “comportamento cínico do acusado“.
“Estou para ver quanto é que este idiota me vai pagar“, escreveu Plasencia, em setembro de 2023, em referência a uma transação que deveria fazer com Perry, numa mensagem de texto entretanto descoberta pelos investigadores.
O promotor detalhou que a investigação do caso “revelou a existência de uma ampla rede criminosa clandestina responsável por distribuir grandes quantidades de quetamina ao senhor Perry e outros”.
Além dos dois médicos e do assistente, uma traficante conhecida como “rainha da quetamina” também foi acusada e detida.
O procurador detalhou ainda que, num período de apenas dois meses, os acusados venderam cerca de 20 frascos de quetamina a Perry, em troca de cerca de 50 mil euros em dinheiro. “Eles aproveitaram-se das suas fraquezas”, completou.
O ator foi encontrado morto em casa em Los Angeles, nos EUA, a 28 de outubro do ano passado.
Inicialmente, a sua morte foi declarada acidental. A autópsia ao corpo identificou no entanto a presença no seu sangue de níveis elevados de quetamina — que o ator usava para tratar uma depressão. Fontes policiais indicaram que foram ao local devido a uma paragem cardíaca.
O relatório da autópsia aponta ainda doença arterial coronária e efeitos da buprenorfina — um medicamento utilizado para tratar o uso de opiáceos — como contribuintes adicionais à sua morte.
De acordo com Estrada, o ator tinha tentado programas de desintoxicação, mas “voltou ao vício no outono de 2023”.
A forma como Perry, que aparentemente não tinha recebido a sua sessão de infusão de quetamina há vários dias, obteve a droga, tornou-se o ponto central da investigação legal — que confirmou recentemente que várias pessoas seriam acusadas.
Embora tenham sido encontradas pequenas quantidades da substância no seu estômago, foi detetado um alto nível de quetamina na corrente sanguínea do ator.
Médicos e veterinários usa habitualmente a quetamina como anestésico; o seu uso tem também sido testado no tratamento da depressão. A droga é no entanto procurada por consumidores clandestinos devido aos seus efeitos alucinógénicos.
Perry, que faleceu com 54 anos, interpretou “Chandler Bing” na popular série “Friends” entre 1994 e 2004. A série acompanhava o quotidiano de seis nova-iorquinos divididos entre as atribulações da vida adulta, os seus encontros amorosos e as suas carreiras profissionais.
O enorme sucesso da série transformou os cinco atores principais, até então desconhecidos em super-estrelas, que conquistaram um lugar no coração de milhões de telespectadores: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, David Schwimmer, e o próprio Matthew Perry.
O gajo é um agarrado e a culpa é dos que lhe vendem o que ele procura. Sim senhor, se utilizassem essa mesma lógica em relação às armas, já tinham falido todos os fabricantes e vendedores.