Detido suspeito de danificar centenas de cópias do Diário de Anne Frank em Tóquio

smiteme / Flickr

-

A polícia japonesa identificou hoje um homem como o principal suspeito pela destruição de mais de 300 centenas de cópias do “Diário de Anne Frank” em 38 bibliotecas e livrarias da capital, após uma confissão do próprio.

O suspeito, de 36 anos, foi detido depois de ter sido surpreendido, na quinta-feira, a colocar, sem autorização, cartazes numa das livrarias onde foram encontrados livros destruídos ou danificados.

A polícia de Tóquio ordenou a abertura de um inquérito contra o suspeito, depois de este ter confessado ser o autor do acto de vandalismo e de se terem encontrado páginas arrancadas dos exemplares na sua casa, indicaram fontes da investigação à agência Kyodo.

A lei japonesa permite reter suspeitos por 48 horas. Para prolongar a detenção e iniciar um processo é necessário que existam provas que o relacionem com o delito e que um juiz admitida uma ordem como a emitida hoje pela polícia de Tóquio.

O ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, descreveu, na quinta-feira, o sucedido como algo “verdadeiramente vergonhoso“, em conferência de imprensa.

No mês passado, 38 bibliotecas e livrarias de 11 distritos de Tóquio encontraram 306 exemplares do livro com as páginas cortadas ou arrancadas e de outras obras relacionadas com a sua biografia e com o Holocausto.

Depois de conhecido o incidente, a embaixada de Israel no Japão e Casa-Museu de Anne Frank, em Amesterdão, anunciaram a doação de vários milhares de exemplares do livro aos locais afectados.

“O Diário de Anne Frank” foi escrito por uma menina que vivia escondida com a família em Amesterdão durante a ocupação nazi, e que morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945.

O manuscrito foi traduzido em 55 línguas e é considerado um dos relatos mais comoventes do Holocausto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …