Detido suspeito de danificar centenas de cópias do Diário de Anne Frank em Tóquio

smiteme / Flickr

-

A polícia japonesa identificou hoje um homem como o principal suspeito pela destruição de mais de 300 centenas de cópias do “Diário de Anne Frank” em 38 bibliotecas e livrarias da capital, após uma confissão do próprio.

O suspeito, de 36 anos, foi detido depois de ter sido surpreendido, na quinta-feira, a colocar, sem autorização, cartazes numa das livrarias onde foram encontrados livros destruídos ou danificados.

A polícia de Tóquio ordenou a abertura de um inquérito contra o suspeito, depois de este ter confessado ser o autor do acto de vandalismo e de se terem encontrado páginas arrancadas dos exemplares na sua casa, indicaram fontes da investigação à agência Kyodo.

A lei japonesa permite reter suspeitos por 48 horas. Para prolongar a detenção e iniciar um processo é necessário que existam provas que o relacionem com o delito e que um juiz admitida uma ordem como a emitida hoje pela polícia de Tóquio.

O ministro porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, descreveu, na quinta-feira, o sucedido como algo “verdadeiramente vergonhoso“, em conferência de imprensa.

No mês passado, 38 bibliotecas e livrarias de 11 distritos de Tóquio encontraram 306 exemplares do livro com as páginas cortadas ou arrancadas e de outras obras relacionadas com a sua biografia e com o Holocausto.

Depois de conhecido o incidente, a embaixada de Israel no Japão e Casa-Museu de Anne Frank, em Amesterdão, anunciaram a doação de vários milhares de exemplares do livro aos locais afectados.

“O Diário de Anne Frank” foi escrito por uma menina que vivia escondida com a família em Amesterdão durante a ocupação nazi, e que morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen em 1945.

O manuscrito foi traduzido em 55 línguas e é considerado um dos relatos mais comoventes do Holocausto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …