Detido suspeito de atear fogo em Amarante

Julian Perez / EPA

O fogo em Amarante terá sido provocado com recurso a isqueiro, “com intencionalidade de queimar mato e com vista à limpeza de matos e arbustos em zona de pastagem”.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um suspeito de fogo florestal que mobilizou um meio aéreo, ocorrido na terça-feira, na zona do Marão, em Amarante, anunciou esta quarta-feira a força policial.

Segundo a autoridade, o homem, de 51 anos, foi abordado por militares da GNR, em Bustelo, quando tentava extinguir o incêndio com recurso a uma ferramenta manual.



O suspeito, segundo se lê no comunicado da PJ, “confessou a autoria da ignição, pelo que foi determinada a sua detenção”.

“O fogo terá sido provocado com recurso a isqueiro, com intencionalidade de queimar mato e, aparentemente, com vista à limpeza de matos e arbustos em zona de pastagem“, acrescenta a autoridade policial.

O fogo consumiu “uma vasta área de povoamento misto e mato” e obrigou à intervenção de três corpos de bombeiros, apoiados por um meio aéreo.

O detido é agricultor de profissão, não tem antecedentes criminais e vai ser nesta quarta-feira apresentado em tribunal para conhecer as medidas de coação.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É um perigo para os outros, portanto há que aplicar pena pesada. 51 Anos, já tem idade para ser responsabilizado por os seus actos . Em incêndios morrem pessoas, basta !

  2. Espero que tenham mão pesada neste e nos outros casos. Somos muito brandos nas penas.
    Estes imbecis estão a dar cabo de Portugal e existem outros espalhados pelo mundo!…
    Chega de destruir, de matar, de poluir,etc…
    Sejam úteis.

RESPONDER

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …