/

Detido professor que criticou Xi Jinping pela sua gestão da pandemia

Foreign and Commonwealth Office / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

Xu Zhangrun, o professor de Direito chinês que publicou vários ensaios nos quais critica o Presidente Xi Jinping, foi detido esta segunda-feira.

As autoridades chinesas detiveram, esta segunda-feira, Xu Zhangrun, o professor de Direito que publicou ensaios a criticar o presidente Xi Jinping pela sua gestão da pandemia de covid-19 e os seus esforços para consolidar o poder. De acordo com a AFP, Xu terá sido retirado da sua casa em Pequim por cerca de 20 polícias, que apreenderam o seu computador e outros itens.

Um alegado polícia terá ligado para a esposa de Xu, que mora numa residência universitária, para dizer que este fora preso por ter solicitado prostituição em Chengdu, no sudoeste do país, informou um amigo do professor. O Observador informa que Xu terá visitado a cidade no inverno passado com vários estudiosos liberais chineses.

Depois de ter publicado vários artigos nos quais criticada o Presidente chinês, Xu Zhangrun ficou e prisão domiciliária sem acesso à Internet e foi banido de todas as redes sociais. Amigos próximos do professor adiantam que Xu ficou novamente confinado desde o dia 30 de junho, tendo sido libertado no sábado.

“Ele é o intelectual que criticou as autoridades e questionou a sua legitimidade na forma mais severa dos últimos anos. Acho que ele foi detido por ser muito influente“, disse um amigo do professor.

Em 2018, Xu, uma das poucas vozes que se insurge contra o regime de Jinping, manifestou-se contra a abolição dos limites de mandatos presidenciais. Em fevereiro deste ano, o professor publicou um ensaio no qual culpava Xi Jinping pela disseminação do novo coronavírus na China.

“Consigo prever com muita facilidade que serei submetido a novas punições. De facto, esta poderá muito bem ser a última peça que escrevo” disse Xu na altura.

Em junho, o docente acusou o partido comunista de “estética fascista”, sufocando qualquer ideia ou arte independente, depois de demolir uma vila artística nos arredores de Pequim. O professor criticou também o líder chinês de ignorar as necessidades das pessoas, que sofrem “desastres atrás de desastres”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.