Detido professor que criticou Xi Jinping pela sua gestão da pandemia

Foreign and Commonwealth Office / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

Xu Zhangrun, o professor de Direito chinês que publicou vários ensaios nos quais critica o Presidente Xi Jinping, foi detido esta segunda-feira.

As autoridades chinesas detiveram, esta segunda-feira, Xu Zhangrun, o professor de Direito que publicou ensaios a criticar o presidente Xi Jinping pela sua gestão da pandemia de covid-19 e os seus esforços para consolidar o poder. De acordo com a AFP, Xu terá sido retirado da sua casa em Pequim por cerca de 20 polícias, que apreenderam o seu computador e outros itens.

Um alegado polícia terá ligado para a esposa de Xu, que mora numa residência universitária, para dizer que este fora preso por ter solicitado prostituição em Chengdu, no sudoeste do país, informou um amigo do professor. O Observador informa que Xu terá visitado a cidade no inverno passado com vários estudiosos liberais chineses.

Depois de ter publicado vários artigos nos quais criticada o Presidente chinês, Xu Zhangrun ficou e prisão domiciliária sem acesso à Internet e foi banido de todas as redes sociais. Amigos próximos do professor adiantam que Xu ficou novamente confinado desde o dia 30 de junho, tendo sido libertado no sábado.

“Ele é o intelectual que criticou as autoridades e questionou a sua legitimidade na forma mais severa dos últimos anos. Acho que ele foi detido por ser muito influente“, disse um amigo do professor.

Em 2018, Xu, uma das poucas vozes que se insurge contra o regime de Jinping, manifestou-se contra a abolição dos limites de mandatos presidenciais. Em fevereiro deste ano, o professor publicou um ensaio no qual culpava Xi Jinping pela disseminação do novo coronavírus na China.

“Consigo prever com muita facilidade que serei submetido a novas punições. De facto, esta poderá muito bem ser a última peça que escrevo” disse Xu na altura.

Em junho, o docente acusou o partido comunista de “estética fascista”, sufocando qualquer ideia ou arte independente, depois de demolir uma vila artística nos arredores de Pequim. O professor criticou também o líder chinês de ignorar as necessidades das pessoas, que sofrem “desastres atrás de desastres”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Redes sociais apertam Trump. Facebook elimina publicação, Twitter deixa ultimato

A rede social Facebook apagou esta quarta-feira, pela primeira vez, uma publicação do Presidente norte-americano, Donald Trump, alegando que em causa estava um conteúdo com afirmações falsas sobre a covid-19. Em causa está um vídeo …

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …