Detido professor que criticou Xi Jinping pela sua gestão da pandemia

Foreign and Commonwealth Office / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

Xu Zhangrun, o professor de Direito chinês que publicou vários ensaios nos quais critica o Presidente Xi Jinping, foi detido esta segunda-feira.

As autoridades chinesas detiveram, esta segunda-feira, Xu Zhangrun, o professor de Direito que publicou ensaios a criticar o presidente Xi Jinping pela sua gestão da pandemia de covid-19 e os seus esforços para consolidar o poder. De acordo com a AFP, Xu terá sido retirado da sua casa em Pequim por cerca de 20 polícias, que apreenderam o seu computador e outros itens.

Um alegado polícia terá ligado para a esposa de Xu, que mora numa residência universitária, para dizer que este fora preso por ter solicitado prostituição em Chengdu, no sudoeste do país, informou um amigo do professor. O Observador informa que Xu terá visitado a cidade no inverno passado com vários estudiosos liberais chineses.

Depois de ter publicado vários artigos nos quais criticada o Presidente chinês, Xu Zhangrun ficou e prisão domiciliária sem acesso à Internet e foi banido de todas as redes sociais. Amigos próximos do professor adiantam que Xu ficou novamente confinado desde o dia 30 de junho, tendo sido libertado no sábado.

“Ele é o intelectual que criticou as autoridades e questionou a sua legitimidade na forma mais severa dos últimos anos. Acho que ele foi detido por ser muito influente“, disse um amigo do professor.

Em 2018, Xu, uma das poucas vozes que se insurge contra o regime de Jinping, manifestou-se contra a abolição dos limites de mandatos presidenciais. Em fevereiro deste ano, o professor publicou um ensaio no qual culpava Xi Jinping pela disseminação do novo coronavírus na China.

“Consigo prever com muita facilidade que serei submetido a novas punições. De facto, esta poderá muito bem ser a última peça que escrevo” disse Xu na altura.

Em junho, o docente acusou o partido comunista de “estética fascista”, sufocando qualquer ideia ou arte independente, depois de demolir uma vila artística nos arredores de Pequim. O professor criticou também o líder chinês de ignorar as necessidades das pessoas, que sofrem “desastres atrás de desastres”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …