Detido Josu Ternera, ex-líder da ETA. Estava em fuga há 17 anos

O ex-líder político da ETA, José Antonio Urruticoechea, mais conhecido como Josu Ternera, foi detido na manhã desta quinta-feira em Sallanches, nos Alpes franceses, depois de ter estado 17 anos em fuga.

Josu Ternera estava fugido desde novembro de 2002 e foi um dos últimos líderes da ETA, até aquela organização terrorista ter anunciado a 3 de maio de 2018 a sua dissolução e desmantelamento total, depois de dezenas de anos de atentados em morreram mais de 800 pessoas.

Numa mensagem gravada num vídeo, com três encapuzados sentados a uma secretária rodeada por imagens alusivas à ETA e também pela bandeira do País Basco, um dos militantes dava por terminado o “ciclo histórico e a função” da ETA e acrescentou: “A ETA surgiu deste povo e agora dissolve-se nele”. De acordo com o El País, é a voz de Josu Ternera que se ouve nesse vídeo.

De acordo com o El Mundo, a detenção foi feita pouco depois das 7h00 locais (6h00 de Lisboa) e foi o resultado de uma operação conjunta entre a Guardia Civil (Espanha) e a Direction Générale de la Sécurité Intérieure (França).

A organização foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra. A ETA já tinha renunciado à violência em 2011 e entregado em 2017 aquilo que assegurou serem as suas últimas armas.

Em 2015, em colaboração com a Guarda Civil, a polícia francesa deteve dois chefes do grupo terrorista espanhol ETA no sul de França. A detenção ocorreu depois de uma operação levada a cabo numa casa rural localizada em Saint-Étienne-de-Baïgorry, no sul de França. As autoridades francesas, juntamente com a Guarda Civil, prenderam David Pla e Iratxe Sorzabal, dois dos líderes do grupo terrorista.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …