Detido gangue búlgaro que traficou 4.600 artefactos antigos

(h) Europol

Alguns dos artefactos roubados pelo gangue búlgaro.

Os oito membros de um gangue búlgaro responsável por traficar milhares de artefactos antigos foram, esta sexta-feira, detidos. Os bens estão avaliados em milhões de euros.

Autoridades búlgaras, britânicas e alemãs detiveram oito membros de um gangue responsável por traficar para o Reino Unido milhares de artefactos antigos roubados. A detenção resultou de uma investigação policial que decorria há vários anos. A Interpol também colaborou na detenção dos criminosos.

Entre os 4.600 artefactos apreendidos estavam lanças, moedas e urnas funerárias. De acordo com o All That’s Interesting, os artefactos remetem desde a Idade do Bronze e Ferro até à Idade Média. Os objetos eram roubados e contrabandeados para a Alemanha com o objetivo de serem vendidos no mercado de arte londrino.

O gangue búlgaro atraiu atenção das autoridades em 2018, após a polícia ter recebido uma denúncia sobre possíveis atividades ilegais. Os artefactos apreendidos tinham um potencial valor de vários milhões de euros.

A existência dos bens pilhados não era oficialmente conhecida, tornando difícil identificar a origem desses mesmos objetos. A documentação era falsificada, o que fazia com que a venda dos artefactos em casas de leilões fosse aparentemente legal.

“As detenções foram feitas como parte de uma investigação em andamento sobre o roubo de artefactos culturais na Europa, liderada por detetives da unidade de arte e antiguidades do Met”, disse a Polícia Metropolitana de Londres.

A Europol explicou em comunicado que as próprias casas de leilões costumam fazer parte destas vendas ilegais. “Este caso confirma que a maneira mais comum de descartar mercadorias arqueológicas escavadas ilegalmente é entrar no mercado legítimo de arte”, realçou a agência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …