Detido gangue búlgaro que traficou 4.600 artefactos antigos

(h) Europol

Alguns dos artefactos roubados pelo gangue búlgaro.

Os oito membros de um gangue búlgaro responsável por traficar milhares de artefactos antigos foram, esta sexta-feira, detidos. Os bens estão avaliados em milhões de euros.

Autoridades búlgaras, britânicas e alemãs detiveram oito membros de um gangue responsável por traficar para o Reino Unido milhares de artefactos antigos roubados. A detenção resultou de uma investigação policial que decorria há vários anos. A Interpol também colaborou na detenção dos criminosos.

Entre os 4.600 artefactos apreendidos estavam lanças, moedas e urnas funerárias. De acordo com o All That’s Interesting, os artefactos remetem desde a Idade do Bronze e Ferro até à Idade Média. Os objetos eram roubados e contrabandeados para a Alemanha com o objetivo de serem vendidos no mercado de arte londrino.

O gangue búlgaro atraiu atenção das autoridades em 2018, após a polícia ter recebido uma denúncia sobre possíveis atividades ilegais. Os artefactos apreendidos tinham um potencial valor de vários milhões de euros.

A existência dos bens pilhados não era oficialmente conhecida, tornando difícil identificar a origem desses mesmos objetos. A documentação era falsificada, o que fazia com que a venda dos artefactos em casas de leilões fosse aparentemente legal.

“As detenções foram feitas como parte de uma investigação em andamento sobre o roubo de artefactos culturais na Europa, liderada por detetives da unidade de arte e antiguidades do Met”, disse a Polícia Metropolitana de Londres.

A Europol explicou em comunicado que as próprias casas de leilões costumam fazer parte destas vendas ilegais. “Este caso confirma que a maneira mais comum de descartar mercadorias arqueológicas escavadas ilegalmente é entrar no mercado legítimo de arte”, realçou a agência.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …