Detetados mais 95 novos planetas fora do Sistema Solar

O telescópio norte-americano Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar, divulgou esta quinta-feira a Universidade Técnica da Dinamarca.

A Universidade Técnica da Dinamarca divulgou, esta quinta-feira, que o telescópio Kepler detetou 95 novos planetas fora do Sistema Solar.

Os novos exoplanetas foram identificados de uma lista de 275 candidatos, dos quais foram validados 149 como verdadeiros. Contudo, destes apenas 95 eram novos. Os resultados da descoberta, que envolveu uma equipa internacional de astrónomos a analisar os dados, foram publicados na Astronomical Journal.

Os 95 planetas extrassolares vêm aumentar a lista de exoplanetas existentes, que totalizam 3.600 com tamanhos variáveis entre Terra e Júpiter. De acordo com o Público, os planetas extra-solares são a regra, não a exceção, à volta das estrelas.

O telescópio Kepler foi lançado em 2009 para encontrar exoplanetas numa determinada zona do céu. Os planetas extrassolares são detetados a partir da redução do brilho da estrela-hospedeira quando o planeta passa em sua frente, o chamado método de trânsito.

Com o novo telescópio espacial James Webb, cujo lançamento está previsto para 2019 – com um ano de atraso – os astrónomos esperam estudar e caracterizar melhor exoplanetas do tamanho da Terra capazes de, eventualmente, suportar vida tal como se conhece.

ZAP // Lusa