Uma nova química. Detetado em Marte gás nunca antes visto no planeta

A tempestade de areia marciana de 2018 deu um gás nunca antes visto à atmosfera do planeta. A ExoMars detetou vestígios de cloreto de hidrogénio em Marte.

O cloreto de hidrogénio (HCl), gás composto por um átomo de hidrogénio e um de cloro que, quando dissolvido em água, dá origem ao conhecido ácido clorídrico, acaba de dar aos cientistas um novo mistério para resolver: como é que chegou a Marte?

“Descobrimos cloreto de hidrogénio pela primeira vez em Marte”, disse o físico Kevin Olsen, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, citado pelo Science Alert. “Esta é a primeira deteção de um gás halogeno na atmosfera de Marte e representa um novo ciclo químico a ser entendido.”

Como o gás foi “farejado” pela sonda nos hemisférios norte e sul do Planeta Vermelho durante a tempestade de poeira, longe de outros gases vulcânicos, os cientistas sugerem que o cloreto de hidrogénio estava a ser produzido por outro processo que não a atividade vulcânica.

Para originar cloreto de hidrogénio, é necessária a presença de cloreto de sódio (o sal comum), que sobra dos processos evaporativos. Há muito em Marte, que se acredita ser o remanescente dos antigos lagos salgados. Quando uma tempestade de poeira agita a superfície, o cloreto de sódio é lançado na atmosfera.

Outra hipótese é suportada pelas calotas polares marcianas que, quando aquecidas durante o verão, sublimam. Quando o vapor de água resultante se mistura com o sal, a reação liberta cloro, que reage posteriormente para formar cloreto de hidrogénio.

“É necessário vapor de água para libertar o cloro e subprodutos da água – o hidrogénio – para formar o cloreto de hidrogénio. A água é crítica nesta química”, disse Olsen. “Também observamos uma correlação com a poeira: vemos mais HCl quando a atividade da poeira aumenta, um processo ligado ao aquecimento sazonal do hemisfério sul.”

Este último modelo é apoiado por uma deteção de cloreto de hidrogénio durante a temporada de poeira de 2019, que a equipa ainda está a analisar.

A confirmação ainda está pendente, pelo que observações futuras e contínuas vão ajudar os cientistas a formar uma imagem mais abrangente dos ciclos do processo e a desvendar este mistério. O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 10 de fevereiro na Science Advances.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ZAP:
    O “cloreto de hidrogénio” (fórmula química HCl) é mais conhecido como “ácido clorídrico”.

    Talvez não fosse má ideia acrescentar esta nomenclatura ao texto entre parêntesis, para facilitar a compreensão aos menos propensos à química, mas que compreendem imediatamente o que é um ácido.

    • Caro leitor,
      Obrigado pela sugestão.
      Na realidade, o composto que foi encontrado em Marte é o Cloreto de Hidrogénio na sua forma gasosa, e é este gás que quando dissolvido em água dá origem ao Ácido Clorídrico. Acrescentámos esta nota ao texto.

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …