Detetadas “partículas fantasmagóricas” que o Modelo Padrão não pode explicar

Felipe Pedreros / IceCube / NSF

O IceCube Neutrino Observatory, na Estação Científica Internacional Scott-Amudsen, no Polo Sul

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns “sinais muito estranhos” que “não pode ser explicados” pelo Modelo Padrão da Física.

O projeto ANITA, recorde-se, consiste num “globo gigante” que sobrevoa o continente da Antártida, apontando as suas antenas de rádio em direção ao solo.

Uma nova investigação revelou agora que, durante os primeiros voos do procedimento experimental, foram detetados vários candidatos a neutrinos, partículas subatómicas com massas incrivelmente pequenas e sem carga, capazes de atravessar o planeta sem sofrer qualquer alteração, explica o IceCube em comunicado.

As reações que ocorrem no interior do Sol são a maior fonte de neutrinos, lançando a cada segundo correntes destas partículas para a Terra. Os neutrinos podem também ser oriundos de eventos cósmicos poderosos, bem como de fontes artificiais.

“Quando um neutrino interage com um átomo de hidrogénio ou oxigénio no gelo, produz um sinal que o IceCube pode localizar, graças aos seus 5.160 detetores óticos.

A ANITA é outro projeto científico que “mora” na Antártida, mas tem um trabalho diferente do IceCube: dedica-se a procurar ondas de rádio, porque os neutrinos de energia extremamente alta – centenas de vezes mais energéticos do que aqueles que o IceCube deteta normalmente – podem produzir intensos sinais de rádio quando colidem com um átomo no gelo. Tratam-se de dois projetos científicos que complementam os seus dados.

Os sinais agora detetados, que parecerem vir de neutrinos altamente energéticos, deixaram os físicos perplexos. “[Estes sinais] tinham chegado a um ângulo que sugeria que tinham acabado de viajar pela maior parte do planeta, o que não é esperado nos neutrinos com estes graus de energia”, explicaram os cientistas.

“Costuma dizer-se que os neutrinos são partículas ‘ilusórias’ ou ‘fantasmagóricas’ devido à sua notável capacidade de passar o material sem colidir com alguma coisa. Mas com estas energias incríveis, os neutrinos são como touros numa loja de porcelanas: é muito mais provável que interagem com partículas na Terra”, disse Alexander Pizzuto, astrofísico da Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, que liderou a nova investigação.

Para lá do Modelo Padrão

Há a “possibilidade de uma fonte realmente intensa” ter gerado estas partículas, explicam os cientistas, dando conta que esta seria a explicação astrofísica do evento.

Para verificar a fonte dos estranhos sinais, conta a Russia Today, a equipa de cientistas decidiu analisar oito anos de observações do IceCube e procurar depois correlações com os fenómenos detetados pela ANITA. Contudo, não foram encontradas ligações.

O facto de não terem sido encontradas ligações “significa que podemos descartar a ideia de que estes eventos são oriundos de uma fonte pontual intensa, porque as possibilidades de a ANITA ver um fenómeno e o IceCube não ver nada são realmente muito pequenas”, disse Anastasia Barbano, da Universidade de Genebra, na Suiça.

“A nossa análise descartou a única explicação astrofísica do Modelo Padrão da Física para os eventos anómalos detetados pela ANITA. Portanto, se estes eventos são reais – e não se devem a coisas estranhas no detetor -, podem estar a apontar para uma Física que vai para além do Modelo Padrão”, concluiu Pizzuto.

Os resultados da investigação foram disponibilizados para pré-visualização esta semana no arquivo arXiv.org, carecendo ainda da revisão de pares.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Correção: Não existe um átomo de gelo. Gelo é água em estado sólido. A água é uma substância composta de dois átomos do elemento químico hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Talvez queria ter dito que os neutrinos (que apresentam carga neutra) quando eventualmente em sua trajetóriainteragirem com os núcleos dos átomos da H2O causa uma perturbação na eletrosfera que faz os átomos emiterem radiações (tipo de luz) específicas que os sensores detectam.

  2. E se soldados pudessem usar essas partículas em volta de seus traje!?
    Poderíamos atravessar qualquer coisa, até projéteis?!?!?!?!
    Ksksksks

RESPONDER

Equipa de campanha de Trump processa The New York Times por difamação

A equipa de campanha de Donald Trump processou o The New York Times. Em causa está um artigo publicado em março do ano passado. A equipa de campanha de Donald Trump alega que o jornal publicou, …

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …