Detetadas “partículas fantasmagóricas” que o Modelo Padrão não pode explicar

Felipe Pedreros / IceCube / NSF

O IceCube Neutrino Observatory, na Estação Científica Internacional Scott-Amudsen, no Polo Sul

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns “sinais muito estranhos” que “não pode ser explicados” pelo Modelo Padrão da Física.

O projeto ANITA, recorde-se, consiste num “globo gigante” que sobrevoa o continente da Antártida, apontando as suas antenas de rádio em direção ao solo.

Uma nova investigação revelou agora que, durante os primeiros voos do procedimento experimental, foram detetados vários candidatos a neutrinos, partículas subatómicas com massas incrivelmente pequenas e sem carga, capazes de atravessar o planeta sem sofrer qualquer alteração, explica o IceCube em comunicado.

As reações que ocorrem no interior do Sol são a maior fonte de neutrinos, lançando a cada segundo correntes destas partículas para a Terra. Os neutrinos podem também ser oriundos de eventos cósmicos poderosos, bem como de fontes artificiais.

“Quando um neutrino interage com um átomo de hidrogénio ou oxigénio no gelo, produz um sinal que o IceCube pode localizar, graças aos seus 5.160 detetores óticos.

A ANITA é outro projeto científico que “mora” na Antártida, mas tem um trabalho diferente do IceCube: dedica-se a procurar ondas de rádio, porque os neutrinos de energia extremamente alta – centenas de vezes mais energéticos do que aqueles que o IceCube deteta normalmente – podem produzir intensos sinais de rádio quando colidem com um átomo no gelo. Tratam-se de dois projetos científicos que complementam os seus dados.

Os sinais agora detetados, que parecerem vir de neutrinos altamente energéticos, deixaram os físicos perplexos. “[Estes sinais] tinham chegado a um ângulo que sugeria que tinham acabado de viajar pela maior parte do planeta, o que não é esperado nos neutrinos com estes graus de energia”, explicaram os cientistas.

“Costuma dizer-se que os neutrinos são partículas ‘ilusórias’ ou ‘fantasmagóricas’ devido à sua notável capacidade de passar o material sem colidir com alguma coisa. Mas com estas energias incríveis, os neutrinos são como touros numa loja de porcelanas: é muito mais provável que interagem com partículas na Terra”, disse Alexander Pizzuto, astrofísico da Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, que liderou a nova investigação.

Para lá do Modelo Padrão

Há a “possibilidade de uma fonte realmente intensa” ter gerado estas partículas, explicam os cientistas, dando conta que esta seria a explicação astrofísica do evento.

Para verificar a fonte dos estranhos sinais, conta a Russia Today, a equipa de cientistas decidiu analisar oito anos de observações do IceCube e procurar depois correlações com os fenómenos detetados pela ANITA. Contudo, não foram encontradas ligações.

O facto de não terem sido encontradas ligações “significa que podemos descartar a ideia de que estes eventos são oriundos de uma fonte pontual intensa, porque as possibilidades de a ANITA ver um fenómeno e o IceCube não ver nada são realmente muito pequenas”, disse Anastasia Barbano, da Universidade de Genebra, na Suiça.

“A nossa análise descartou a única explicação astrofísica do Modelo Padrão da Física para os eventos anómalos detetados pela ANITA. Portanto, se estes eventos são reais – e não se devem a coisas estranhas no detetor -, podem estar a apontar para uma Física que vai para além do Modelo Padrão”, concluiu Pizzuto.

Os resultados da investigação foram disponibilizados para pré-visualização esta semana no arquivo arXiv.org, carecendo ainda da revisão de pares.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Correção: Não existe um átomo de gelo. Gelo é água em estado sólido. A água é uma substância composta de dois átomos do elemento químico hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Talvez queria ter dito que os neutrinos (que apresentam carga neutra) quando eventualmente em sua trajetóriainteragirem com os núcleos dos átomos da H2O causa uma perturbação na eletrosfera que faz os átomos emiterem radiações (tipo de luz) específicas que os sensores detectam.

  2. E se soldados pudessem usar essas partículas em volta de seus traje!?
    Poderíamos atravessar qualquer coisa, até projéteis?!?!?!?!
    Ksksksks

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …