Físicos descobrem a partícula mais rápida alguma vez observada

Felipe Pedreros / IceCube / NSF

O IceCube Neutrino Observatory, na Estação Científica Internacional Scott-Amudsen, no Polo Sul

O IceCube Neutrino Observatory, na Estação Científica Internacional Scott-Amudsen, no Polo Sul

Um evento físico sem precedentes foi captado pelo observatório polar IceCube, que observou um neutrino com a mais alta energia alguma vez registada numa partícula: mais de 2600 biliões de electrão-volts.

A descoberta foi anunciada por Leif Rädel, físico da Universidade de Aachenm, na Alemanha, e um dos investigadores do IceCube, durante a 34ª International Cosmic Ray Conference, que decorreu a semana passada na Holanda.

A energia deste neutrino é um recorde absoluto de velocidade observada numa partícula, sendo centenas de vezes maior que a atingida pelos protões no interior do LHC – Large Electron Collider do CERN, o acelerador de partículas que descobriu a “partícula de Deus”.

“A energia deste neutrino é cerca de 1.000 vezes maior do que a do raio do LHC”, diz Francis Halzen, astrofísico da Universidade do Wiscosin, nos EUA, e investigador principal do IceCube Neutrino Observatory, citado pela BBC.

“É espectacular”, diz Halzen.

Mas o aspecto mais espectacular da descoberta desta partícula é que ela é tão rápida que nem sequer chegou a ser de facto observada pelos detectores do IceCube.

Na realidade, o que o IceCube captou foi um muão, uma partícula sub-atómica instável libertada pela passagem do neutrino.

A velocidade do neutrino foi assim calculada pelos físicos do IceCube a partir da energia que a partícula teria que ter para libertar um muão com a energia do que foi captado pelo detector do observatório – algo como medir o homem pela sua sombra.

Os muões são partículas relativamente pesadas, pelo que à sua passagem os cientistas podem reconstruir a sua trajectória e calcular a sua energia.

O anterior recorde de energia de uma partícula observada no IceCube, laboratório de investigação internacional localizado na Estação Scott-Amudsen, no coração da Antártida, junto ao Pólo Sul, era de 2.000 biliões de electrão-volts, ou 2.000 TeV.

Um electrão-volt é a quantidade de energia cinética ganha por um único electrão quando acelerado por uma diferença de potencial eléctrico de um volt, no vácuo.

Os neutrinos mais energéticos detectados no IceCube são também os mais rápidos de entre todas as partículas observadas, mas a sua velocidade ultrapassa apenas ligeiramente a dos restantes neutrinos, uma vez que se deslocam todos a velocidades próximas da velocidade da luz.

O neutrino, partícula subatómica sem carga eléctrica, interage com outras partículas apenas por meio das interacções gravitacional e fraca, duas das quatro interacções fundamentais da Natureza, ao lado da electromagnética e forte.

A partícula é conhecida pelas suas características extremas: é extremamente leve (algumas centenas de vezes mais leve que o electrão), e existe com enorme abundância no Universo: se excluirmos os 83% da sua massa composta pela misteriosa matéria negra, o neutrino é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fotão.

A localização do IceCube no pólo sul permite aos astrofísicos condições ímpares de observação destas partículas.

“O telescópio do IceCube permite-nos captar neutrinos provenientes dos cantos mais tumultuosos, intensos e longínquos do Universo”, diz Halzen, “e podemos reconstruir a trajectória dos muões com grande precisão”.

“Isto vai mudar completamente o que a astronomia é capaz de fazer”, garante o cientista.

AJB, ZAP

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns, um texto cientificamente correto. Algo pouco usual entre jornalistas da nossa praça. De destacar que é um cientista alemão que dá a cara pela descoberta.

  2. O fotão é a verdadeira partícula de Deus, pois a matéria é integralmente composta por fotões. A matéria é luz armazenada.

RESPONDER

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …