Uma das mais antigas estrelas do Universo foi descoberta na Via Láctea

Astrónomos encontraram uma estrela que, com cerca de 13,5 mil milhões de anos, é uma das mais antigas de todo o Universo.

Chama-se 2MASS J18082002–5104378 B e terá nascido logo após o Bing Bang. Possui a menor metalicidade de qualquer estrela já descoberta – apenas cerca de 10% da metalicidade da Terra.

No Universo primitivo não havia metais e, depois do Big Bang, o conteúdo de metal era pouco. As primeiras estrelas a ter metal lançaram-no para o universo ao morrerem. Com estes materiais, novas estrelas foram criadas com maior conteúdo de metal. Quanto mais jovem é uma estrela, mais conteúdo de metal tem.

Isto significa que há a possibilidade de as estrelas da Via Láctea serem mais velhas do que se pensa. Calcula-se que tenham entre oito a dez mil milhões de anos, mas esta estrela é muito mais antiga – tem cerca de 13,5 mil milhões de anos.

Outra ideia que é refutada com esta descoberta é de que as estrelas antigas eram enormes e morriam rápido, uma vez que esta tem apenas 10% do tamanho do Sol. Na verdade, de acordo com os cálculos, uma estrela pequena pode viver durante milhares de milhões de anos.

De acordo com este estudo, publicado na revista Astrophysical Journal a 1 de novembro, a estrela descoberta pertence à segunda geração do universo. O Sol, que pertence a 100 mil gerações à frente, é mais jovem que a 2MASS J18082002–5104378 B.

“Nunca descobrimos uma estrela com uma massa tão baixa e feita com tão poucos gramas de metais”, disse o astrofísico Andrew Casey, da Universidade Monash, na Austrália.

Por outro lado, isto implica que algumas estrelas mais antigas ainda não tenham morrido, ainda que, inicialmente, eram consideradas extintas.

“Estas estrelas são extremamente raras. É como encontrar uma agulha num palheiro, mas com as enormes quantidades de dados de telescópios terrestres e espaciais, o futuro parece ser bom: estamos cada vez mais perto de entender como é que as estrelas se formaram no início do Universo”, referiu Casey.

Existem outras estrelas antigas a vaguear pela Via Láctea, como a rede HE 1523-0901 e a misteriosa Methuselah Star, que parece ter nada menos que 14,5 mil milhões de anos – ou seja, ser mais antiga do que o próprio Universo. A ideia parece louca, mas, explica o Space.com, até pode fazer sentido.

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Caro Carlos Marques,
      Obrigado pelo seu contributo.
      De acordo com a nossa fonte (Science Alert), “cerca de 10% da metalicidade da Terra” está correcto.
      Pode indicar-nos outra fonte que nos permita clarificar a questão?

  1. Se o universo tem cerca de 13,7 mil milhões de anos como é possível uma estrela (Methuselah Star) ter 14,5 mil milhões de anos?

RESPONDER

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …