Detectados os primeiros ecos do Big Bang

Paolo Padovani / ESA / NASA / AVO

-

Físicos norte-americanos anunciaram hoje a detecção directa de ondas gravitacionais primordiais, os primeiros ecos do “Big Bang”, que marcou o nascimento do Universo, há cerca de 14 mil milhões de anos.

A “primeira evidência directa da inflação cósmica” foi captada pelo telescópio BICEP2, no Polo Sul, e anunciada por peritos do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, que analisaram as imagens durante três anos.

A existência das ondas do espaço-tempo – previstas, mas não testadas, na teoria da relatividade de Albert Einstein (1879-1955) – testemunham a expansão extremamente rápida do Universo na primeira fracção de segundo da sua existência, uma fase chamada de inflação cósmica.

“A detecção deste sinal é hoje um dos objectivos mais importantes em cosmologia e resulta de um enorme trabalho conduzido por um grande número de investigadores”, assinalou John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian e responsável pela equipa de investigação BICEP2, que fez a descoberta.

Harvard.edu

John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian

John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian

Segundo um outro investigador, o físico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, o feito “traz uma nova luz a certas questões, as mais fundamentais”, como a de que forma começou o Universo.

“Não só estes resultados são a prova irrefutável da inflação cósmica, mas também nos indicam o momento da expansão rápida do Universo e do poder deste fenómeno”, sustentou, citado pela agência AFP.

A detecção directa de ondas gravitacionais primordiais resultou de observações do fundo difuso cosmológico, uma radiação fraca deixada pelo “Big Bang”.

De acordo com os cientistas, as minúsculas flutuações fornecem sinais do Universo na sua primeira infância. Pequenas diferenças de temperatura através do céu revelam onde o Cosmos era mais denso e onde se formaram as galáxias.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quanto mais o homem tenta procurar a génese da origem do universo, mais perplexo fica e interrogações encontra. Aliás, o nosso Deus seria muito fraco, se permitisse que algum dia, o homem pudesse sequer, aproximar-se da verdade e da essência das coisas…Lembre-mo-nos do que aconteceu com o episódio da “Torre de Babel”, quando o homem tentou querer ser tão sábio e poderoso como Deus..

RESPONDER

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …