Detectados os primeiros ecos do Big Bang

2

Paolo Padovani / ESA / NASA / AVO

-

Físicos norte-americanos anunciaram hoje a detecção directa de ondas gravitacionais primordiais, os primeiros ecos do “Big Bang”, que marcou o nascimento do Universo, há cerca de 14 mil milhões de anos.

A “primeira evidência directa da inflação cósmica” foi captada pelo telescópio BICEP2, no Polo Sul, e anunciada por peritos do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, que analisaram as imagens durante três anos.

A existência das ondas do espaço-tempo – previstas, mas não testadas, na teoria da relatividade de Albert Einstein (1879-1955) – testemunham a expansão extremamente rápida do Universo na primeira fracção de segundo da sua existência, uma fase chamada de inflação cósmica.

“A detecção deste sinal é hoje um dos objectivos mais importantes em cosmologia e resulta de um enorme trabalho conduzido por um grande número de investigadores”, assinalou John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian e responsável pela equipa de investigação BICEP2, que fez a descoberta.

Harvard.edu

John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian

John Kovac, professor de astronomia e física no Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian

Segundo um outro investigador, o físico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, o feito “traz uma nova luz a certas questões, as mais fundamentais”, como a de que forma começou o Universo.

“Não só estes resultados são a prova irrefutável da inflação cósmica, mas também nos indicam o momento da expansão rápida do Universo e do poder deste fenómeno”, sustentou, citado pela agência AFP.

A detecção directa de ondas gravitacionais primordiais resultou de observações do fundo difuso cosmológico, uma radiação fraca deixada pelo “Big Bang”.

De acordo com os cientistas, as minúsculas flutuações fornecem sinais do Universo na sua primeira infância. Pequenas diferenças de temperatura através do céu revelam onde o Cosmos era mais denso e onde se formaram as galáxias.

/Lusa

2 Comments

  1. Quanto mais o homem tenta procurar a génese da origem do universo, mais perplexo fica e interrogações encontra. Aliás, o nosso Deus seria muito fraco, se permitisse que algum dia, o homem pudesse sequer, aproximar-se da verdade e da essência das coisas…Lembre-mo-nos do que aconteceu com o episódio da “Torre de Babel”, quando o homem tentou querer ser tão sábio e poderoso como Deus..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.