Desvendado o mistério da estranha criatura que o Harvey lançou a uma praia do Texas

Depois da passagem do furacão Harvey nos Estados Unidos, uma misteriosa criatura, de dentes afiados e sem olhos, apareceu numa praia do Texas. Felizmente, especialistas já desvendaram o mistério.

O animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrado por Preeti Desai, que trabalha para uma sociedade de conservação de pássaros, numa praia do Texas, nos EUA. A americana fotografou a estranha criatura e pediu ajuda no Twitter para tentar identificá-la.

À BBC, Desai diz que encontrou o corpo do animal enquanto averiguava os danos provocados pelo furacão Harvey. “Foi completamente inesperado, não é algo que normalmente se encontre numa praia”, disse. “A minha primeira reação foi apenas curiosidade, queria saber o que era”.

Desai explica que publicou as fotografias no Twitter porque muitos cientistas usam esta rede social. “Sigo muitos especialistas e investigadores. Há uma comunidade enorme de pessoas que nos é muito útil, especialmente quando é preciso encontrar respostas e identificar animais e plantas”, conta.

https://twitter.com/preetalina/status/905578912348024834

Foi então que um amigo a colocou em contacto com o biólogo e especialista em enguias Kenneth Tighe, que acredita que se trate de uma enguia do tipo Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae, que pertence à ordem dos anguilliformes (enguias e moreias).

Os Aplatophis chauliodus, que também já foram vistos na costa do nordeste brasileiro, vivem geralmente na costa atlântica do sul dos EUA, Caraíbas e no norte da América do Sul, a uma profundidade de 30 a 90 metros. Passam a maior parte do tempo escondidos em buracos no fundo do mar.

Porém, Tighe não tem 100% certeza e diz que também pode ser um exemplar de outras duas espécies de enguia que também são comuns na costa do Texas e que têm dentes grandes parecidos com presas.

https://twitter.com/preetalina/status/908012921887887360

O furacão Harvey, que provocou ventos fortes e cheias neste estado norte-americano, pode explicar porque é que o animal apareceu nesta praia.

Por isso, Desai voltou ao Twitter para tranquilizar os seus seguidores. “Malta, esta coisa afinal não é assustadora, nem colossal e não é um monstro. É apenas uma criatura marinha que estava a tentar viver a sua vida”.

 

A norte-americana afirma que deixou o animal na praia, tal como o encontrou, para deixar a “natureza seguir o seu caminho”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …