/

Desvendado o mistério da estranha criatura que o Harvey lançou a uma praia do Texas

Depois da passagem do furacão Harvey nos Estados Unidos, uma misteriosa criatura, de dentes afiados e sem olhos, apareceu numa praia do Texas. Felizmente, especialistas já desvendaram o mistério.

O animal sem olhos e com dentes afiados foi encontrado por Preeti Desai, que trabalha para uma sociedade de conservação de pássaros, numa praia do Texas, nos EUA. A americana fotografou a estranha criatura e pediu ajuda no Twitter para tentar identificá-la.

À BBC, Desai diz que encontrou o corpo do animal enquanto averiguava os danos provocados pelo furacão Harvey. “Foi completamente inesperado, não é algo que normalmente se encontre numa praia”, disse. “A minha primeira reação foi apenas curiosidade, queria saber o que era”.

Desai explica que publicou as fotografias no Twitter porque muitos cientistas usam esta rede social. “Sigo muitos especialistas e investigadores. Há uma comunidade enorme de pessoas que nos é muito útil, especialmente quando é preciso encontrar respostas e identificar animais e plantas”, conta.

https://twitter.com/preetalina/status/905578912348024834

Foi então que um amigo a colocou em contacto com o biólogo e especialista em enguias Kenneth Tighe, que acredita que se trate de uma enguia do tipo Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae, que pertence à ordem dos anguilliformes (enguias e moreias).

Os Aplatophis chauliodus, que também já foram vistos na costa do nordeste brasileiro, vivem geralmente na costa atlântica do sul dos EUA, Caraíbas e no norte da América do Sul, a uma profundidade de 30 a 90 metros. Passam a maior parte do tempo escondidos em buracos no fundo do mar.

Porém, Tighe não tem 100% certeza e diz que também pode ser um exemplar de outras duas espécies de enguia que também são comuns na costa do Texas e que têm dentes grandes parecidos com presas.

https://twitter.com/preetalina/status/908012921887887360

O furacão Harvey, que provocou ventos fortes e cheias neste estado norte-americano, pode explicar porque é que o animal apareceu nesta praia.

Por isso, Desai voltou ao Twitter para tranquilizar os seus seguidores. “Malta, esta coisa afinal não é assustadora, nem colossal e não é um monstro. É apenas uma criatura marinha que estava a tentar viver a sua vida”.

 

A norte-americana afirma que deixou o animal na praia, tal como o encontrou, para deixar a “natureza seguir o seu caminho”.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.