Desvendado mistério do desaparecimento da civilização maia

Tony Hisgett / wikimedia

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Chichén Itzá – uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Investigadores austríacos descobriram que a principal causa do desaparecimento das cidades maias foram os próprios reservatórios de água e sistemas de canais que construíram para assegurar a sua sobrevivência.

Uma investigadora da Universidade Técnica da Áustria, Linda Kuil, criou um modelo eletrónico de uma típica mega-cidade maia, semelhante à cidade de Tikal, com uma população entre 80 e 100 mil habitantes – e concluu que a água tinha uma enorme importância na vida dos maias.

“O abastecimento de água determina quanta comida está disponível, o que afeta o crescimento da população. Por outro lado, o aumento da população pode interferir com o ciclo natural da água através da falta de reservatórios”, explica a investigadora.

Os arqueólogos envolvidos no estudo, publicado no Water Resources Research, encontraram na própria cidade de Tikal um sistema complexo de reservatórios e sistemas de canais, que eram essenciais para os população da época.

Mas esses mesmos reservatórios podem ter levado ao desaparecimento das cidades maias, uma vez que tendiam a esconder défices na sua capacidade de abastecimento de água, à medida que a sua população continuava a aumentar – deixando-as mal preparadas para períodos de escassez de água.

As grandes cidades maias foram abandonadas no século IX, quando as mudanças de clima provocaram secas prolongadas – enquanto que as povoações mais pequenas, nomeadamente as situadas a norte do Iucatão, conseguiram sobreviver.

A civilização maia existiu durante vários milénios, tendo deixado numerosas ‘cidades mortas’ e monumentos culturais na península de Iucatão, no México, após o seu desaparecimento – e um legado científico notável no campo da astronomia.

BZR, ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …

Paulo Pedroso disse a António Costa que queria voltar à vida partidária (mas não teve resposta)

No início desta semana, Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade, disse que tinha saído do Partido Socialista (PS). Agora, de acordo com o jornal Público, o antigo porta-voz do PS saiu em rota …

Fenprof sai da reunião com ministro sem "uma única resposta"

O Ministério da Educação e os sindicatos estiveram reunidos esta quarta-feira, mas os professores não trazem novidades, apenas a intenção de um novo encontro. A Fenprof não espera soluções para os problemas dos professores e da …

"Nem favor, nem desfavor". Costa nega tratamento especial a Isabel dos Santos

O primeiro-ministro falou esta quarta-feira pela primeira vez do caso "Luanda Leaks", rejeitando a acusação do Bloco de Esquerda de que deu um tratamento especial à empresária angolana Isabel dos Santos. António Costa falava aos jornalistas …

Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR. A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem …