Desvendado mistério do desaparecimento da civilização maia

Tony Hisgett / wikimedia

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Chichén Itzá – uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Investigadores austríacos descobriram que a principal causa do desaparecimento das cidades maias foram os próprios reservatórios de água e sistemas de canais que construíram para assegurar a sua sobrevivência.

Uma investigadora da Universidade Técnica da Áustria, Linda Kuil, criou um modelo eletrónico de uma típica mega-cidade maia, semelhante à cidade de Tikal, com uma população entre 80 e 100 mil habitantes – e concluu que a água tinha uma enorme importância na vida dos maias.

“O abastecimento de água determina quanta comida está disponível, o que afeta o crescimento da população. Por outro lado, o aumento da população pode interferir com o ciclo natural da água através da falta de reservatórios”, explica a investigadora.

Os arqueólogos envolvidos no estudo, publicado no Water Resources Research, encontraram na própria cidade de Tikal um sistema complexo de reservatórios e sistemas de canais, que eram essenciais para os população da época.

Mas esses mesmos reservatórios podem ter levado ao desaparecimento das cidades maias, uma vez que tendiam a esconder défices na sua capacidade de abastecimento de água, à medida que a sua população continuava a aumentar – deixando-as mal preparadas para períodos de escassez de água.

As grandes cidades maias foram abandonadas no século IX, quando as mudanças de clima provocaram secas prolongadas – enquanto que as povoações mais pequenas, nomeadamente as situadas a norte do Iucatão, conseguiram sobreviver.

A civilização maia existiu durante vários milénios, tendo deixado numerosas ‘cidades mortas’ e monumentos culturais na península de Iucatão, no México, após o seu desaparecimento – e um legado científico notável no campo da astronomia.

BZR, ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Olhos de cachorrinho" são traço de evolução. Cães desenvolveram músculo para manipular humanos

Quem é que nunca se deixou derreter pelos "olhos de cachorrinho" do melhor amigo do homem? Esse traço característico é um sinal de evolução anatómica dos cães e surgiu como forma de sobrevivência, para conquistar …

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …