Desvendado mistério do desaparecimento da civilização maia

Tony Hisgett / wikimedia

Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Chichén Itzá – uma cidade arqueológica maia, no Iucatã, que funcionou como centro político e económico da civilização maia.

Investigadores austríacos descobriram que a principal causa do desaparecimento das cidades maias foram os próprios reservatórios de água e sistemas de canais que construíram para assegurar a sua sobrevivência.

Uma investigadora da Universidade Técnica da Áustria, Linda Kuil, criou um modelo eletrónico de uma típica mega-cidade maia, semelhante à cidade de Tikal, com uma população entre 80 e 100 mil habitantes – e concluu que a água tinha uma enorme importância na vida dos maias.

“O abastecimento de água determina quanta comida está disponível, o que afeta o crescimento da população. Por outro lado, o aumento da população pode interferir com o ciclo natural da água através da falta de reservatórios”, explica a investigadora.

Os arqueólogos envolvidos no estudo, publicado no Water Resources Research, encontraram na própria cidade de Tikal um sistema complexo de reservatórios e sistemas de canais, que eram essenciais para os população da época.

Mas esses mesmos reservatórios podem ter levado ao desaparecimento das cidades maias, uma vez que tendiam a esconder défices na sua capacidade de abastecimento de água, à medida que a sua população continuava a aumentar – deixando-as mal preparadas para períodos de escassez de água.

As grandes cidades maias foram abandonadas no século IX, quando as mudanças de clima provocaram secas prolongadas – enquanto que as povoações mais pequenas, nomeadamente as situadas a norte do Iucatão, conseguiram sobreviver.

A civilização maia existiu durante vários milénios, tendo deixado numerosas ‘cidades mortas’ e monumentos culturais na península de Iucatão, no México, após o seu desaparecimento – e um legado científico notável no campo da astronomia.

BZR, ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeiro-ministro italiano deverá renunciar esta terça-feira (e coligação do Governo irá cair)

A coligação no poder em Itália, que o líder da Liga, Matteo Salvini, fez cair há 12 dias, deverá acabar esta terça-feira definitivamente, com uma declaração no Senado do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, na qual deverá …

Cientistas encontraram uma nova forma de plástico que se parece com pedras

Cientistas ambientais descobriram resíduos de plástico que se parecem com pedras. As amostras analisadas eram feitas principalmente de polietileno e polipropileno, materiais usados em sacos de plástico e embalagens. Segundo o Science Alert, estes pequenos pedaços …

O Cometa 67p tem companhia. É uma mini-lua

A nave Rosetta não era o único objeto em redor do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2015, de acordo com uma descoberta feita recentemente. No início deste ano, o astrofotógrafo espanhol Jacint Roger estava a “passar os olhos” …

Buraco negro supermassivo poderá "engolir" todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes.  Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, …

Tarantino diz que "Bruce Lee era um tipo arrogante". Filha do ator acha que cineasta deve pedir desculpar

A filha de Bruce Lee, Shannon Lee, disse à revista Variety que Quentin Tarantino "podia pedir desculpa ou dizer 'Eu realmente não sei como o Bruce Lee era. Apenas escrevi para o meu filme. Mas …

Fotógrafo entrou na morgue, tirou fotografias ao corpo de Marilyn Monroe e escondeu-as num cofre

Um famoso fotógrafo tirou fotografias do cadáver nu de Marilyn Monroe e escondeu-as, sem nunca revelá-las ao público. A informação é avançada pelo filho do fotógrafo Leigh Wiener, Devik Wiener, que afirma que o seu pai …

Receber o coração de um porco para transplante pode estar prestes a ser possível

Num futuro muito próximo, os seres humanos poderão receber transplantes de coração de porcos, considera o cirurgião britânico Terence English, de 87 anos, que em 1979 realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido do Reino …

Elon Musk quer largar bombas nucleares em Marte

https://vimeo.com/354701570 Elon Musk quer bombardear o "planeta vermelho" para torná-lo habitável para a raça humana. Pode parecer contraditório, mas a ideia do fundador da Tesla e da SpaceX até poderia resultar. Bombardear Marte para tornar o planeta …

Mosca negra. A praga que alastra pelo Rio Tejo

Há uma praga a multiplicar-se pelos rios espanhóis, incluindo o Tejo, que está a levar milhares de pessoas às urgências dos hospitais e a afectar os produtores de animais. Trata-se da mosca negra que prolifera …

Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos no Alaska. Autor foi descoberto na Rússia

Tyler Ivanoff estava à procura de lenha na costa do Alaska quando encontrou algo muito “maior”: uma garrafa com uma história: tinha 50 anos e uma mensagem no interior. "Estava à procura de lenha. Deparei-me por …