A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

University of Warwick/ Mark Garlick

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma translação em torno da sua estrela em apenas 18 horas.

O NGTS-10b está localizado num sistema estelar a cerca de 100 anos-luz da Terra. O planeta é cerca de 20% maior do que Júpiter e tem mais do dobro da sua massa. A estrela tem um raio de 70% do nosso Sol e é cerca de 1.000°C mais frio.

No entanto, o planeta está a orbitar tão perto da estrela que provavelmente, um dia, será destruído por ela. A descoberta, publicada este mês na revista científica Royal Astronomical Society, foi possível graças ao Next-Generation Transit Survey (NGTS).

“Estamos entusiasmados em anunciar a descoberta do NGTS-10b, um planeta do tamanho de Júpiter com um período extremamente curto, orbitando uma estrela não muito diferente do nosso Sol. Também estamos satisfeitos que o NGTS continue a ultrapassar as fronteiras da ciência de exoplanetas em trânsito terrestre através da descoberta de classes raras de exoplanetas”, afirmou o principal autor do estudo, James McCormac, em comunicado.

“Embora, em teoria, os Júpiteres quentes com períodos orbitais curtos (menos de 24 horas) sejam os mais fáceis de detetar devido ao seu grande tamanho e trânsito frequente, provaram ser extremamente raros. Das centenas de Júpiteres quentes atualmente conhecidos, apenas sete têm um período orbital inferior a um dia”.

O planeta está próximo da distância em que a estrela o destruiria, tornando-o um objeto único para estudar. Gigantes gasosos como estes não se formam perto da sua estrela, mudam-se para lá no início do processo de formação do sistema devido a interações com o disco ou são empurrados devido a interações com outros planetas. Observações futuras poderão revelar qual é o caso do NGTS-10.

“Tudo o que sabemos sobre a formação de planetas diz-nos que planetas e estrelas se formam ao mesmo tempo. O melhor modelo que temos sugere que a estrela tem cerca de 10 mil milhões de anos e assumiríamos que o planeta também é. Ou estamos a vê-lo nos últimos estágios da sua vida ou, de alguma forma, consegue viver aqu mais tempo do que deveria”, explicou o co-autor Daniel Bayliss.

A equipe planeia observar este mundo distante com instrumentos de alta precisão para rastrear até pequenas mudanças na sua órbita.

“Nos próximos dez anos, pode ser possível ver este planeta a entrar em espiral. Poderemos usar o NGTS para monitorizá-lo ao longo de uma década. Se pudéssemos ver o período orbital começar a diminuir e o planeta começar a entrar em espiral, isso diria muito sobre a estrutura do planeta que ainda não conhecemos”, concluiu Bayliss.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Certamente devo ter aprendido noutra dimensão.
    E reconheço que poderia ter comentado de forma mais polida. Desculpem-me.
    Porém, há uma verdade. Nossa língua no Brasil é diferente.
    “Mais pequeno” é aceito no uso comparativo de atributos a um mesmo objeto.
    Por exemplo, “este quarto é mais pequeno do que iluminado”.
    Mas, “este quarto é mais pequeno que o outro (quarto)” não está correto.
    Em vossa frase, o atributo compara um exoplaneta a outros.
    Sendo o oposto, “mais grande” seria aceitável? Creio que não.

  2. Prezados, peço que desculpem o meu conterrâneo brasileiro. É bem provável que ele não tenha notado que este site é de Portugal e assim sendo, existem pequenas diferenças entre nossas gramáticas. Respeitamos nossas origens portuguesas.

  3. Talvez, de agora em diante, meu “amigo” Brasileiro pense duas vezes antes de querer corrigir alguém com essa falta de educação (apesar de ter se retratado, o que é numa atitude louvável). Quando for ler alguma matéria na internet, é bom ficar atento ao final do endereço(neste caso, “.pt” que indica o país de origem do site).

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …