Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

(dr) Instituto Nacional de Arqueologia do México (INAH)

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos.

De acordo com a BBC, o naufrágio recebeu o nome de Manuel Polanco, o pescador que viu os destroços e os reportou ao Instituto Nacional de Arqueologia do México (INAH).

Os arqueólogos acreditam que o naufrágio terá ocorrido no final do século XVIII ou início do século XIX, depois de atingir o Banco Chinchorro, que era conhecido como “recife de pesadelo” devido aos perigos que representava para os marinheiros. Além disso, estão convictos de que os destroços podem pertencer a um navio britânico, mas precisam de realizar mais estudos antes de confirmar a origem.

Os destroços foram encontrados nas águas do recife do atol do Banco Chinchorro, a cerca de 35 quilómetros de Majahual, na costa do Caribe do México. A maior parte da da madeira apodreceu, mas o canhão de 2,5 metros e a âncora do navio estão bem preservados.

Segundo a emissora britânica, o México declarou aquela área como património cultural subaquático, devido aos vários destroços que foram sendo encontrados ao longo do tempo. O Manuel Polanco é o nonagésimo naufrágio encontrado naquela área.

Este não é o primeiro achado do pescador reformado de 80 anos: entre as descobertas mais conhecidas de Polanco, contam-se os destroços de um navio apelidado de “40 cañones” e do veleiro “The Angel”, que transportava madeira do México à Europa.

A BBC detalha que o pescador descobriu destroços que os cientistas do INAH estão atualmente a analisar nos anos 90, mas os arqueólogos só realizaram os primeiros mergulhos nos últimos dois meses.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …