Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

JazzD / Wikimedia

Lago Folsom, na Califórnia

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos.

As imagens de sonar, um aparelho que permite a deteção através do som, mostram o contorno de um avião, coberto por uma espessa camada de lodo, cerca de 50 metros abaixo da superfície do Folsom, na Califórnia.

Jeff Riley, técnico ambiental da Seafloor Systems, contou à CNN que os colegas conseguiram detetar os destroços porque os níveis de água no lago norte-americano estão baixos devido às condições extremas de seca que assolam grande parte do oeste dos Estados Unidos.

Depois de analisarem os dados de Tyler Atkinson, que testava um pequeno barco de levantamento não tripulado, a equipa voltou ao lago com um mini-submarino controlado remotamente. Como a visibilidade era de apenas quinze a dezoito centímetros, não conseguiram fazer grandes avanços.

Perante esta dificuldade, a equipa decidiu montar uma unidade de sonar no submarino e voltou à área na semana passada. Quando chegaram ao fundo do lago, viram que os destroços “eram claros como o dia“, disse Riley.

Os trabalhadores da empresa recolheram imagens da cauda do avião e da hélice, que parecem corresponder à descrição de um Piper Comanche 250, que caiu no lago no dia de Ano Novo, em 1965, após uma colisão no ar.

Na altura, o corpo do piloto foi encontrado, mas as autoridades nunca chegaram a descobrir os destroços nem os três passageiros que estavam a bordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …