Desperdício não mancha apuramento

José Sena Goulão / Lusa

Missão cumprida. O Sporting está nos oitavos-de-final da Liga Europa, confirmando, em Alvalade, a superioridade sobre o Young Boys.

O “leão”, contudo, não foi além de um empate a uma bola, apesar de ter criado inúmeras situações para marcar, um desperdício que contou até com um penálti falhado por Viktor Gyökeres.

Contam, porém, os números finais da eliminatória e a ideia de que, se necessário, a turma leonina teria conseguido o triunfo, tal a diferença de qualidade em relação aos suíços.

Este foi um jogo com sabor a “definido”, praticamente desde os primeiros minutos. Apesar de ter perdido em casa 3-1 na primeira mão, os suíços pouco ou nada fizeram para importunar Adán e foi o “leão” a dominar, apesar de não criar muito perigo.

Só que logo no primeiro remate do jogo, aos 13 minutos, Gyökeres marcou, num belo trabalho na área culminado com um excelente pontapé.

As melhores situações eram lusas e Edwards teve nos pés a mais flagrante, representando 0,6 Golos Esperados (xG), mas o inglês fez o mais difícil e falhou. Assim, o melhor ao descanso era mesmo o avançado sueco.

Gyökeres registava um GoalPoint Rating de 7.8, com o golo, dois remates, ambos enquadrados, uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização, sete acções com bola na área contrária e três conduções super progressivas.

O segundo tempo voltou a ser marcado pelo desperdício, com Gyökeres a desperdiçar uma grande penalidade aos 57 minutos e Daniel Bragança a falhar uma ocasião de 0,6 Golos Esperados (xG) pouco depois da hora de jogo.

O encontro pertencia ao “leão”, o Young Boys raramente se acercava com perigo da área leonina. Porém, perto do fim, chegou e marcou.

Edwards tocou com o braço na bola na grande área e o árbitro assinalou grande penalidade. Silvere Ganvoula não desperdiçou o castigo máximo e fez vincar a máxima de que quem não marca, arrisca-se a sofrer. Ainda assim, a eliminatória estava mais do que assegurada.

Melhor em Campo

O desperdício leonino foi grande, é verdade, mas David von Ballmoos, o guarda-redes do Young Boys teve mão (ou duas) nesse facto. O suíço foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.2, fruto de cinco defesas, uma delas a travar uma grande penalidade, e evitou incríveis 1,9 golos (defesas – xSaves).

Resumo

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.