Desmond Tutu luta para escolher a hora de morrer

O arcebispo anglicano emérito sul-africano e ícone anti-apartheid, Desmond Tutu, celebrou o seu 85.º aniversário na sexta-feira, dizendo que espera que lhe seja permitida a opção de morte assistida com dignidade.

“Hoje, eu mesmo estou mais perto da sala das partidas do que da das chegadas, por assim dizer, e os meus pensamentos centram-se em como eu gostaria de ser tratado quando chegar o momento”, disse Tutu, num artigo de opinião publicado no Washington Post.

“Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantido vivo a qualquer custo”, disse o religioso consagrado com o Prémio Nobel da Paz em 1984.

“Espero ser tratado com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher”, frisou.

O arcebispo já terá defendido o “direito de morrer” em 2014, mas sem especificar que ele próprio gostaria de ter essa escolha.

“Para os que estão a sofrer e a chegar ao fim das suas vidas, o facto de saber que há a opção de uma morte assistida já é um grande conforto”, afirmou.

Desmond Tutu, a quem chamam carinhosamente “the Arch” (abreviatura de arcebispo), esteve várias vezes hospitalizado desde o ano passado devido a uma infeção persistente, resultante do tratamento para o cancro da próstata que faz há quase 20 anos.

“Agora mais que nunca, sinto-me impelido a dar voz a esta causa: para aqueles que sofrem insuportavelmente ao chegarem ao fim das suas vidas, apenas saber que uma morte assistida está ao seu alcance pode dar um incomensurável conforto“, argumentou.

O suicídio medicamente assistido ou eutanásia voluntária é ilegal na África do Sul, mas, nos últimos anos, tem havido vários apelos para que seja legalizado – no ano passado, o país concedeu o direito de morrer a um homem que sofria de uma doença terminal.

“Já houve avanços promissores em lugares como a Califórnia e o Canadá, onde as leis permitem a morte assistida para pacientes com doenças terminais, mas ainda há dezenas de milhares de pessoas às quais está a ser negado o direito de morrer com dignidade”, destacou Tutu.

A Igreja Anglicana, da qual o arcebispo faz parte, é totalmente contra a morte assistida.

Mas esta não é a primeira vez que o arcebispo está contra uma posição da igreja – Tutu tem defendido abertamente os direitos dos homossexuais e já criticou a atitude de cristãos conservadores contra os gays.

Na sexta-feira, Desmond Tutu presidiu à Eucaristia na igreja da sua paróquia na Cidade do Cabo e prestou um comovente tributo à catedral de St. George antes de deitar a cabeça na mesa da comunhão e chorar por uns momentos.

“Dei indicação de que, quando chegar o momento, quero repousar aqui, permanentemente, convosco”, disse aos fiéis.

Ordenado sacerdote aos 30 anos e nomeado arcebispo em 1986, Desmond Tutu já usou a sua posição para defender a adoção de sanções internacionais contra o poder da minoria branca na África do Sul e, mais tarde, para lutar por direitos, de forma global.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …