/

Desmantelada rede terrorista que planeava atentado na Austrália no dia de Natal

Julian Smith / EPA

Raid da polícia australiana em Melbourne neutralizou ataque terrorista e resultou em 7 detenções

Raid da polícia australiana em Melbourne neutralizou ataque terrorista e resultou em 7 detenções

A polícia australiana anunciou a detenção de sete suspeitos de estarem a planear uma série de ataques com bombas em Melbourne, no dia de Natal.

O chefe da polícia do Estado de Vitória, o comissário Graham Ashton, disse esta sexta-feira aos jornalistas que os sete suspeitos se inspiraram no grupo extremista Estado Islâmico.

A rede terrorista estava a planear ataques na estação ferroviária de Flinders Street, na Praça da Federação e na catedral de São Paulo, em Melbourne.

Graham Ashton adiantou que a polícia estava a seguir os suspeitos há algum tempo, e que se preparavam para usar explosivos e outras armas.

“Estas duas últimas semanas, realizámos um inquérito criminal sobre a formação do que acreditamos ter sido uma conspiração terrorista“, disse Graham Ashton.

Segundo o comissário, cinco dos sete suspeitos, com cerca de 20 anos de idade, continuam detidos.

Quatro dos suspeitos detidos nasceram na Austrália e são de famílias originárias do Líbano, e o quinto é um cidadão australiano nascido no Egito.

“Achamos que se auto radicalizaram, inspirados pelo grupo extremista Estado Islâmico”, acrescentou o comissário.

A operação, que incluiu várias rusgas, envolveu 400 elementos das forças de segurança. A polícia australiana considera que conseguiu neutralizar a ameaça.

Esta sexta-feira os suspeitos serão presentes a tribunal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.