Deslocações entre o emprego e casa devem contar como trabalho

O tempo despendido nas deslocações entre a casa e o emprego, no caso de trabalhadores sem local de trabalho fixo num escritório, deve ser contabilizado como tempo de trabalho.

É o que defende o Tribunal Europeu de Justiça, numa decisão que pode ter consequências nas legislações laborais dos Estados membros da União Europeia.

Em causa está particularmente a situação dos trabalhadores que não têm um local específico de trabalho, como é o caso dos electricistas, dos vendedores de gás ou de outras pessoas que se deslocam ao domicílio para executarem as suas funções.

O Tribunal Europeu de Justiça entende que a primeira e última deslocações diárias destes trabalhadores devem contar como horário de trabalho.

“O facto de os trabalhadores começarem e terminarem as suas jornadas nas suas casas decorre directamente da decisão dos seus empregadores de abolirem os escritórios regionais e não do desejo dos próprios trabalhadores”, constata o Tribunal.

A decisão foi tomada no âmbito de um caso legal que decorre em Espanha envolvendo uma empresa de segurança de sistemas, a Tyco, noticia o jornal britânico The Independent.

“Requerer-lhes que carreguem o fardo da escolha dos seus empregadores seria contrário ao objectivo de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores prosseguido pela directiva sobre o Tempo de Trabalho da União Europeia, diz ainda o Tribunal Europeu de Justiça.

“Esta directiva inclui a necessidade de garantir aos trabalhadores um período mínimo de descanso”, conclui o TEJ.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vocês não leram bem o qu o tribunal EU disse. Não se trata do trajecto casa/emprego,mas sim do trajecto casa / CLIENTES. Isto é, apenas para os trabalhadores itinérantes que não tem uma base escritorio/sede de empresa. O trajecto para o escritorio ou para a empresa não faz parte desta decisão.
    Este artigo é portanto desinformação…

    • Caro Pirod,
      A primeira e última deslocações diárias de trabalhadores sem local de trabalho fixo num escritório, a que se refere a notícia, são deslocações casa / emprego, mesmo que o local de trabalho seja o endereço de um cliente.
      Obrigado pelo seu reparo. Ajustámos o texto para realçar que se trata do caso de trabalhadores sem local de trabalho fixo em escritório.

  2. Mas isto acontece há muito, o chulismo patronal é mesmo assim.
    Trabalhei em “empresas” que ou só contava uma ida/volta como horário e outras nem sequer contava nenhuma, chegando a trabalhar 10/12H sem reflexo no ordenado.
    Há muita exploração em Portugal e disso pouco se fala!

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …