Deslizamento de terras no Alasca pode desencadear um tsunami gigante

A Divisão das Encostas Geológicas e Geofísicas (DGGS) do Alasca alertou para a ameaça de um tsunami grande e potencialmente perigoso na zona de Prince William Sound, onde é cada vez mais provável um deslizamento de terra que pode gerar uma onda com efeitos devastadores.

Steve Masterman, diretor do DGGS, disse, em comunicado, que a sua equipa, em colaboração com uma força-tarefa de vários institutos, recebeu indicações de que a rápida retirada do glaciar Barry do sistema conhecido como Barry Arm poderia libertar milhões de toneladas de rocha no Harriman Fjord, desencadeando um tsnami tão grande como alguns dos maiores registados na história do estado.

“O mais notável desses tsunamis foi em 1958, quando um deslizamento de terra entrou na Baía de Lituya em Glacier Bay e gerou uma onda que subiu 500 metros no lado oposto do fiorde”, disse Masterman. “A mais recente foi em 2015 no glaciar Taan, no sudeste do Alasca, onde uma onda subiu 200 metros acima da parede oposta do vale glacial”.

As massas de rocha libertadas tinham pelo menos um décimo do tamanho de um possível deslizamento de terra em Barry Arm.

Esta avaliação é baseada em cálculos e comparações com tsunamis anteriores, onde os geólogos estudaram topografia de pré-escorregamento, geometria de emissário, presença de cicatrizes e outros dados e compararam com dados da região de Barry Arm.

Os geólogos conhecem a área de Barry Arm como parte do “prisma acionário”, onde as placas tectónicas forçaram rochas sedimentares a fundir-se com a costa sul do Alasca continental há muito tempo na história geológica. O processo criou inúmeras falhas e fendas e a subsequente formação e movimento de glaciares mais fraturadas e corroeu a paisagem.

À medida que os glaciares recuam, removem o apoio das paredes do vale, permitindo quedas de rochas e deslizamentos de terra que podem criar tsunamis quando entram na água.

Embora não seja possível prever um deslizamento de terra, chuvas significativas, neve ou atividade sísmica, ou uma combinação de tais efeitos, pode precipitar um deslizamento de terra. Um recuo glacial contínuo também aumenta essas hipóteses.

Esta região atrai muitos navegantes envolvidos no uso comercial, desportivo, de pesca pessoal ou de subsistência e de camarão, além de velejadores e campistas de lazer. No verão, até 500 pessoas podem estar na área ao mesmo tempo e correr o risco de um tsunami por deslizamentos de terra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …