//

Deslizamento de terras no Alasca pode desencadear um tsunami gigante

A Divisão das Encostas Geológicas e Geofísicas (DGGS) do Alasca alertou para a ameaça de um tsunami grande e potencialmente perigoso na zona de Prince William Sound, onde é cada vez mais provável um deslizamento de terra que pode gerar uma onda com efeitos devastadores.

Steve Masterman, diretor do DGGS, disse, em comunicado, que a sua equipa, em colaboração com uma força-tarefa de vários institutos, recebeu indicações de que a rápida retirada do glaciar Barry do sistema conhecido como Barry Arm poderia libertar milhões de toneladas de rocha no Harriman Fjord, desencadeando um tsnami tão grande como alguns dos maiores registados na história do estado.

“O mais notável desses tsunamis foi em 1958, quando um deslizamento de terra entrou na Baía de Lituya em Glacier Bay e gerou uma onda que subiu 500 metros no lado oposto do fiorde”, disse Masterman. “A mais recente foi em 2015 no glaciar Taan, no sudeste do Alasca, onde uma onda subiu 200 metros acima da parede oposta do vale glacial”.

As massas de rocha libertadas tinham pelo menos um décimo do tamanho de um possível deslizamento de terra em Barry Arm.

Esta avaliação é baseada em cálculos e comparações com tsunamis anteriores, onde os geólogos estudaram topografia de pré-escorregamento, geometria de emissário, presença de cicatrizes e outros dados e compararam com dados da região de Barry Arm.

Os geólogos conhecem a área de Barry Arm como parte do “prisma acionário”, onde as placas tectónicas forçaram rochas sedimentares a fundir-se com a costa sul do Alasca continental há muito tempo na história geológica. O processo criou inúmeras falhas e fendas e a subsequente formação e movimento de glaciares mais fraturadas e corroeu a paisagem.

À medida que os glaciares recuam, removem o apoio das paredes do vale, permitindo quedas de rochas e deslizamentos de terra que podem criar tsunamis quando entram na água.

Embora não seja possível prever um deslizamento de terra, chuvas significativas, neve ou atividade sísmica, ou uma combinação de tais efeitos, pode precipitar um deslizamento de terra. Um recuo glacial contínuo também aumenta essas hipóteses.

Esta região atrai muitos navegantes envolvidos no uso comercial, desportivo, de pesca pessoal ou de subsistência e de camarão, além de velejadores e campistas de lazer. No verão, até 500 pessoas podem estar na área ao mesmo tempo e correr o risco de um tsunami por deslizamentos de terra.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.