/

“Inesperado.” A desintegração de uma partícula subatómica viola o modelo padrão da Física

(dr) Florida State University

A nova partícula, representada a amarelo

Físicos da Universidade Estadual da Florida (FSU) acreditam ter uma resposta para os incidentes incomuns de decomposição de uma partícula subatómica chamada kaão.

Takemichi Okui e Kohsaku Tobioka, ambos professores de Física da Universidade Estadual da Florida (FSU), publicaram recentemente um artigo científico na Physical Review Letters que propõe que a decomposição rara da partícula subatómica kaão se trata, afinal, de uma nova partícula de vida curta. “É uma desintegração muito rara”, disse Okui.

Os kaões são partículas compostas por um quark e um antiquark. No ano passado, durante a experiência KOTO, no Complexo de Pesquisa do Acelerador de Protões, no Japão, os cientistas relataram quatro casos de uma decomposição específica muito rara.

Esta observação viola, segundo os físicos, o modelo padrão da Física que explica as forças fundamentais básicas do Universo e classifica todas as partículas elementares conhecidas.

De acordo com o EurekAlert, os cientistas colocaram em cima da mesa duas possibilidades para estas novas partículas. A primeira sugere que o kaão poderia decompor-se num pião, uma partícula subatómica com uma massa aproximadamente 270 vezes maior do que a de um eletrão. A segunda indica que os cientistas poderiam ter testemunhado a produção e decomposição de algo completamente desconhecido para os a comunidade científica.

Agora, os cientistas estão a realizar várias experiências e confirmações de dados para apurar se as observações eram deteções reais de novas partículas ou simplesmente ruído.

“Se se confirmar, é muito emocionante, porque é completamente inesperado“, disse Tobioka. “Pode ser ruído, mas também pode não ser. Nesse caso, a expectativa de ruído é muito baixa, portanto, um evento ou uma observação é muito impressionante. E neste caso, houve quatro.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.