//

Desiludido com o Reino Unido, John Cleese muda-se para as Caraíbas

John Cleese, figura de proa dos míticos Monty Python, está desiludido com o Brexit, com o Reino Unido e com os media, motivos pelos quais vai mudar-se para uma ilha da Caraíbas já em novembro.

O humorista disse, num programa da BBC, que já está a fazer planos para sair do Reino Unido em novembro, pois está “muito desiluiddo” com “muitas coisas” do seu país.

A sua “luta particular” é com os jornais, e mencionou o seu envolvimento para conseguir uma reforma na imprensa depois das escutas ilegais do News of the World em 2011. Mas as propostas para regular os media legislativamente foram recusadas por “governos de direita”, explicou.

Essa foi a primeira razão que o levou a pensar em mudar-se para outro lugar, à qual depois se juntou o nível de debate que houve à volta do Brexit – referendo realizado em junho de 2016 sobre a saída do país da UE. Cleese qualificou o Brexit como horrível e disse que o debate gerado foi “desesperante”.

Na sua opinião houve “mentiras espantosas” por parte da direita sobre temas como o dinheiro que chegaria ao serviço nacional de saúde, assim como as “frequentes táticas do medo” durante toda a campanha.

Questionado sobre em que teriam votado no referendo os fãs dos Monty Python – o grupo humorista inglês que começou com uma série na BBC no final dos anos 60 -, o ator respondeu que não sabia.

“Sei que os Monty Python são mais populares na América do que aqui, porque a BBC não o programou nos últimos 17 anos para não ter de compará-lo com a comedia moderna”, disse, ao mesmo tempo que deu a entender que os programas que são emitidos pela emissora britânica não podem ser considerados como humor.

Sobre as diferenças entre o sentido do humor britânico e o americano, o comediante disse que no meio oeste e o sul dos EUA “os eleitores do antigo presidente norte-americano George W. Bush basicamente “não têm sentido de ironia“.

“Parece que diz que são um pouco mais estúpidos”, sublinhou a apresentadora, ao que o Cleese respondeu em acordo, precisando que “pouco imaginativos” seria uma descrição mais precisa.

Relativamente à sua mudança para as Caraíbas, o comediante avançou que o seu desejo é assentar-se em Nieves, “uma das ilhas mais bonitas onde já estive”. “A relação entre as raças é magnífica, o povo é muito amável, o sistema de educação é o antigo britânico, as crianças e adultos estão muito bem educados”, concluiu.

Segundo parece, para John Cleese o Reino Unido já não é. Cessou de ser. Expirou e foi ter com o criador, correu a cortina e juntou-se ao Coro Invisível. Este é um ex-Reino-Unido.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.