Desflorestação na Amazónia caiu 82% em dez anos

Este foi um dos dados obtidos pelo Projeto de Monitorização do Desmatamento na Amazónia Legal (Prodes), numa pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

De acordo com o estudo, de 2004 a 2014, a taxa anual de desflorestação da Amazónia, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, caiu de 27.772 km² para 5.012 km².

O levantamento foi feito com base em mais de 200 imagens de satélite e mostrou ainda que, de agosto de 2013 a julho de 2014, houve uma queda de 15% na desflorestação da região em relação ao período anterior, o que equivale a 5.891 km². Este é o segundo menor índice da série histórica iniciada em 1988.

De acordo com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os resultados devem-se às políticas públicas de combate à desflorestação que têm sido desenvolvidas pelo governo e a expectativa é a de continuar esta redução, aumentando a parceria com os estados.

“Tem sido feito um esforço muito grande no combate à ilegalidade, assim como um esforço de grandes políticas públicas de regularização e destinação de terras”.

“Há também o esforço da regularização dos assentamentos rurais e acho que existe também uma maior consciencialização. Agora temos de evoluir para que os estados estejam envolvidos”, afirmou a ministra, citada pela Sputnik.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, está satisfeito com os números e diz que estes dados só mostram o êxito da política ambiental que está a ser aplicada no Brasil.

Relembra ainda a conversa que teve, durante uma visita ao Museu Espacial da Rússia, com um astronauta sobre o que ele via do espaço.

“Como é que vê a Rússia? Ele disse que tem uma área muito grande e escura que é desabitada. Como é que você vê a Europa? Ele disse que com muitos pontos de luz que correspondem ao grande número de cidades. E como você vê os Estados Unidos? Ele disse que com muitas linhas de luz, que correspondem ao grande número de rodovias. E como você vê o Brasil? Ele disse: com muita mata e muito rio. É o que nós vemos lá do espaço na região da Amazónia”.

Segundo Aldo Rebelo, o estado do Amazonas, com 1,6 milhão m², tem um território 3 vezes maior do que, por exemplo, a França, e ainda possui entre 98% e 99% de vegetação nativa, o que reflete o quanto foi preservado.

“Toda a área ocupada da Amazónia para agricultura, pecuária, cidades, infraestrutura, estradas, hidroelétricas, varia entre 1% e 2 % do total da área do estado do Amazonas. Então, de facto, é ainda, uma área de grande preservação”.

De acordo com o Prodes, os estados que mais reduziram as taxas de desflorestação na Amazónia foram o Maranhão (36%), Tocantins (32%) e Rondônia (27%).

Por outro lado, foram verificados aumentos no Acre (40%), no Amapá (35%) e em Roraima (29%).

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …