Desflorestação na Amazónia caiu 82% em dez anos

Este foi um dos dados obtidos pelo Projeto de Monitorização do Desmatamento na Amazónia Legal (Prodes), numa pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

De acordo com o estudo, de 2004 a 2014, a taxa anual de desflorestação da Amazónia, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, caiu de 27.772 km² para 5.012 km².

O levantamento foi feito com base em mais de 200 imagens de satélite e mostrou ainda que, de agosto de 2013 a julho de 2014, houve uma queda de 15% na desflorestação da região em relação ao período anterior, o que equivale a 5.891 km². Este é o segundo menor índice da série histórica iniciada em 1988.

De acordo com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os resultados devem-se às políticas públicas de combate à desflorestação que têm sido desenvolvidas pelo governo e a expectativa é a de continuar esta redução, aumentando a parceria com os estados.

“Tem sido feito um esforço muito grande no combate à ilegalidade, assim como um esforço de grandes políticas públicas de regularização e destinação de terras”.

“Há também o esforço da regularização dos assentamentos rurais e acho que existe também uma maior consciencialização. Agora temos de evoluir para que os estados estejam envolvidos”, afirmou a ministra, citada pela Sputnik.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, está satisfeito com os números e diz que estes dados só mostram o êxito da política ambiental que está a ser aplicada no Brasil.

Relembra ainda a conversa que teve, durante uma visita ao Museu Espacial da Rússia, com um astronauta sobre o que ele via do espaço.

“Como é que vê a Rússia? Ele disse que tem uma área muito grande e escura que é desabitada. Como é que você vê a Europa? Ele disse que com muitos pontos de luz que correspondem ao grande número de cidades. E como você vê os Estados Unidos? Ele disse que com muitas linhas de luz, que correspondem ao grande número de rodovias. E como você vê o Brasil? Ele disse: com muita mata e muito rio. É o que nós vemos lá do espaço na região da Amazónia”.

Segundo Aldo Rebelo, o estado do Amazonas, com 1,6 milhão m², tem um território 3 vezes maior do que, por exemplo, a França, e ainda possui entre 98% e 99% de vegetação nativa, o que reflete o quanto foi preservado.

“Toda a área ocupada da Amazónia para agricultura, pecuária, cidades, infraestrutura, estradas, hidroelétricas, varia entre 1% e 2 % do total da área do estado do Amazonas. Então, de facto, é ainda, uma área de grande preservação”.

De acordo com o Prodes, os estados que mais reduziram as taxas de desflorestação na Amazónia foram o Maranhão (36%), Tocantins (32%) e Rondônia (27%).

Por outro lado, foram verificados aumentos no Acre (40%), no Amapá (35%) e em Roraima (29%).

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …