O CD “Desfado”, de Ana Moura, foi considerado pelo Sunday Times, do Reino Unido, como o melhor álbum de 2013 na área da “World music”.
A fadista partilha o pódio com Leyla Mccalla, que ficou em 2º lugar, e Kobo Town, em 3º. Da lista fazem ainda parte os álbuns de Carla Bruni, Ry Cooder e o duo maliano Bassekou Kouyate e Ngoni Ba.
“Alguns puristas não quiseram saber da tentativa da estrela do fado de alargar os horizontes misturando tradição com Joni Mitchell, mas a forma como canta é intoxicante“, afirma o Sunday Times, sobre “Desfado”.
Aquando do lançamento do CD no Reino Unido, o jornal escreveu que revelava “uma colaboração genial com o exigente produtor Larry Klein”, que também já trabalhou com Joni Mitchell e com o pianista de jazz Herbie Hancock. “Tudo funciona extremamente bem”, escreveu o Sunday Times, enquanto a crítica do diário Times deu-lhe por sua vez, quatro estrelas.
O álbum recebeu muitas outras críticas favoráveis, nomeadamente nos jornais New York Times, El País, Le Monde, Le Figaro, entre outros.
Nas vésperas do álbum ser editado em Portugal, em novembro do ano passado, numa entrevista à agência Lusa, a fadista afirmou que o álbum “não é uma negação do fado”.
“Eu gosto de cantar fado e não me sinto bem sem o cantar – é um percurso de carreira, quis explorar novas áreas, reflexo das parcerias que tenho feito, e tenho descoberto características em mim que desconhecia”, afirmou Ana Moura.
/Lusa