Desenvolvimento sustentável: 17 atitudes que podemos adoptar já

A ONU encerra 2022 a propor à população do planeta que se envolva cada vez mais com os 17 temas humanitários que compõem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a serem atingidos por todo o mundo até 2030.

Tais objetivos foram estabelecidos em 2015, com a intenção de guiar as ações que devem ser prioritárias para governos de todo o planeta – mas por que não envolver também os cidadãos nesse movimento e convidá-los a ser parte da mudança que querem ver no mundo?

Abaixo, as 17 atitudes que você pode adotar HOJE para contribuir para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com a ONU.

1. Olhe mais à sua volta (ODS1)
Hoje, mais de 700 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza. Muitas não têm sequer acesso a serviços básicos para suprir suas necessidades – como cuidados de saúde, alimentos, educação, água e saneamento básico. Por que não dedicar mais tempo para se voluntariar numa cozinha comunitária para quem não tem comida ou num abrigo para pessoas que não têm onde morar? Com isso, você garantirá que ninguém se sinta excluído.

2. Pense na quantidade de comunidade que consome (ODS 2)
Desperdice menos comida e compre alimentos da estação, de mercados locais e que são produzidos de forma sustentável. Doe itens não perecíveis para locais que oferecem alimentos gratuitos a quem não têm o que comer. Mais de 800 milhões de pessoas não terão nada para comer amanhã, e a pandemia da COVID-19 só agravou essa situação.

3. Tenha um estilo de vida saudável (ODS 3)
Ter acesso a alimentos nutritivos é fundamental para a saúde de uma pessoa. Isto nos permite crescer, combater doenças e viver de forma produtiva. No seu dia a dia, coloque alimentos nutrientes no menu e não esqueça de fazer exercícios. Outro recado: combata a tendência de comer demais.

4. Aproveite livros e materiais escolares (ODS 4)
Em 2018, quase 20% das crianças e dos jovens ao redor do mundo não frequentavam a escola. Sem uma boa educação, as crianças não somente colocam sua própria subsistência em risco como também a sua chance de contribuir, de forma significativa, para a sociedade. Promova a educação ao doar livros ou material escolar.

5. Apoie outras mulheres (ODS 5)
Mulheres e meninas representam metade da população mundial e metade do potencial global. Mas a desigualdade persiste em todas as partes. Torne um hábito celebrar as mulheres que fazem parte da sua vida. Apoie mulheres de suas comunidades. Se você é uma menina ou adolescente, termine seus estudos e escolha a carreira dos seus sonhos.

6. Consuma menos água (ODS 6)
Não existe vida sem água. Precisamos do recurso para beber, para limpar, cozinhar, cultivar alimentos e fazer muito mais. Nesse 2022, adote pequenos hábitos para usar menos água, como garantir que fechou bem as torneiras, passar menos tempo no chuveiro e ensaboar louças sem a água ligada.

7. Poupe energia (ODS 7)
Em todo o mundo, uma em cada 10 pessoas precisa de acesso à energia elétrica. Este ano, tente priorizar a tecnologia LED ou outras soluções de energia eficientes. Desligue as luzes ao sair dos cómodos da casa e por que não começar a estudar em 2022 sobre o uso de painéis solares?

8. Compre em lojas e empresas com responsabilidade social (ODS 8)
Ao comprar presentes, apoie empresas conhecidas por boas condições de trabalho para seus empregados. Por causa da COVIDA-19, 1,6 bilhão de trabalhadores estão sob risco de perder o emprego. Apoie a economia local ao comprar de produtores locais.

9. Procure inovação (ODS 9)
Pense diferente nesse ano! Práticas e tecnologias inovadoras podem ajudar a desenvolver sociedades inteiras de várias maneiras.

10. Esteja consciente sobre as desigualdades (ODS 10)
Procure se informar mais sobre a situação da sua comunidade e busque iniciativas para eliminá-las. Quem sabe liderar a implementação de uma horta comunitária no seu entorno para ajudar a combater a fome de quem vive em insegurança alimentar perto de você?

11. Defenda uma cidade sustentável (ODS 11)
Para 2022, defenda o tipo de cidade sustentável na qual você acredita. Fale com vereadores do seu distrito, participe de um mutidão de limpeza ou até mesmo doe uma árvore para sua cidade.

12. Adopte um estilo de vida reciclável (ODS 12)
Lembre-se de reduzir o lixo e reutilizar sempre que possível. Compre alimentos e produtos com o mínimo de embalagem. Presenteie com produtos ambientalmente corretos, embale os presentes também dessa forma e prefira empresas que pensam no meio ambiente.

13. Seja consciente na forma como se alimenta e faz compras (ODS 13)
Lembre-se do impacto que a comida que você come tem sobre o planeta. Insira mais cereais e legumes em sua dieta. Eles são nutritivos e consomem menos água na produção. Reduza sua pegada de carbono ao dirigir menos, comprar produtos da estação e não esqueça de levar sua bolsa ao mercado para evitar gastar mais papel e plástico!

14. Seja gentil com os oceanos (ODS 14)
Prefira o pescado que tenha sido capturado ou cultivado de forma sustentável, como peixes que têm uma etiqueta ecológica. Dispense produtos com excesso de embalagem que quase sempre termina sendo despejada nos oceanos.

15. Mantenha os parques e solos limpos (ODS 15)
Recicle bem o seu lixo. Os componentes químicos, por exemplo, de pilhas e de detergentes podem poluir o solo se depositados ali.

16. Promova a inclusão e o respeito pelos outros (ODS 16)
Aprender mais sobre outros costumes pode ajudar a cultivar o respeito por pessoas de origens, religiões, géneros, orientações sexuais e opiniões diferentes das suas.

17. Partilhe o que sabe! (ODS 17)
Compartilhe esta lista e apoie as iniciativas locais que promovem o desenvolvimento sustentável. Nossas ações fazem o nosso futuro. Então comece agora a fazer a diferença!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.