//

Desenterrado um raro sarcófago romano em pleno coração de Londres

1

Uma equipa de arqueólogos britânicos descobriu um sarcófago romano com 1600 anos, em escavações realizadas em pleno coração de Londres, próximo do mercado de Borough, em Southwark.

O sarcófago de pedra foi desenterrado durante escavações na zona de obras de um edifício, reporta a BBC, e trata-se de uma “descoberta incrivelmente notável”, conforme refere à estação a arqueóloga Gillian King.

Este é um achado “excepcional para Londres”, cidade onde “apenas dois sarcófagos romanos antigos semelhantes foram descobertos, no seu local original de enterro, em anos recentes”, adianta a Câmara de Southwark no seu site.

O sarcófago encontrava-se enterrado vários metros abaixo do solo, com a tampa ligeiramente deslizada, o que sugere que terá sido alvo de assaltantes algures durante o Século XVIII.

“Sempre soubemos que este local tinha o potencial para um cemitério romano, mas não sabíamos que haveria sarcófagos”, diz Gillian King à BBC. O sarcófago vai agora ser transportado para o Museu de Londres, onde será analisado em profundidade, nomeadamente para tentar apurar quem terá sido enterrado nele.

Os arqueólogos acreditam que o seu interior pode ainda conter vestígios humanos, esperando que os assaltantes tenham roubado artefactos monetariamente mas valiosos e que tenham deixado o corpo.

As primeiras suspeitas indicam que o caixão de pedra alberga uma pessoa “muito rica” e “com muito estatuto social para ser honrado não apenas com um sarcófago, mas com um que foi construído nas paredes de um mausoléu”, destaca Gillian King.

O sarcófago foi encontrado após seis meses de escavações, numa altura em que o prazo para a investigação arqueológica estava prestes a terminar, depois da suspensão das obras de construção.

SV, ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.