Desenterrado um raro sarcófago romano em pleno coração de Londres

Uma equipa de arqueólogos britânicos descobriu um sarcófago romano com 1600 anos, em escavações realizadas em pleno coração de Londres, próximo do mercado de Borough, em Southwark.

O sarcófago de pedra foi desenterrado durante escavações na zona de obras de um edifício, reporta a BBC, e trata-se de uma “descoberta incrivelmente notável”, conforme refere à estação a arqueóloga Gillian King.

Este é um achado “excepcional para Londres”, cidade onde “apenas dois sarcófagos romanos antigos semelhantes foram descobertos, no seu local original de enterro, em anos recentes”, adianta a Câmara de Southwark no seu site.

O sarcófago encontrava-se enterrado vários metros abaixo do solo, com a tampa ligeiramente deslizada, o que sugere que terá sido alvo de assaltantes algures durante o Século XVIII.

“Sempre soubemos que este local tinha o potencial para um cemitério romano, mas não sabíamos que haveria sarcófagos”, diz Gillian King à BBC. O sarcófago vai agora ser transportado para o Museu de Londres, onde será analisado em profundidade, nomeadamente para tentar apurar quem terá sido enterrado nele.

Os arqueólogos acreditam que o seu interior pode ainda conter vestígios humanos, esperando que os assaltantes tenham roubado artefactos monetariamente mas valiosos e que tenham deixado o corpo.

As primeiras suspeitas indicam que o caixão de pedra alberga uma pessoa “muito rica” e “com muito estatuto social para ser honrado não apenas com um sarcófago, mas com um que foi construído nas paredes de um mausoléu”, destaca Gillian King.

O sarcófago foi encontrado após seis meses de escavações, numa altura em que o prazo para a investigação arqueológica estava prestes a terminar, depois da suspensão das obras de construção.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …