Desenhos com tinta invisível escondidos em pinturas de Basquiat

(dr) Longevity Art Preservation

Um detalhe de Untitled (1981), de Jean-Michel Basquiat, visto sob luz normal (à esquerda) e sob luz ultravioleta (à direita), onde aparece uma seta entre as letras “E” e “P.”

Uma conservadora de arte de Nova Iorque descobriu que o pintor norte-americano Jean-Michel Basquiat utilizou tinta invisível, somente detetada com luz ultravioleta, para esconder desenhos de flechas numa das suas obras.

Segundo informou o Artnet News, no início deste mês, a descoberta decorreu quando Emily Macdonald-Korth foi solicitada por um cliente, em dezembro de 2018, para confirmar se uma das obras de Basquiat tinha sido realmente feita em 1981.

Pensando que se dirigia para um trabalho forense de rotina, a conservadora de arte tinha planeado realizar análises aos pigmentos e aos elementos da pintura, tirar fotografias técnicas e observar a imagem com luzes ultravioletas e infravermelhas.

Segundo o artigo, os desenhos foram detetados quando Emily Macdonald-Korth desligou as luzes do teto e recorreu à lanterna de mão com luz ultravioleta, utilizada, normalmente, para identificar vernizes ou outros sinais que indiquem se uma pintura sofreu reparos ou alterações.

“Começo a olhar para a pintura e vejo flechas”, disse a conservadora à Artnet News, que acendeu novamente as luzes do teto para ter certeza de que os desenhos eram reais. Quando o fez, as flechas desapareceram. Tornando a desligá-las, voltaram a aparecer.

De acordo com Emily Macdonald-Korth, tratam-se de duas flechas desenhadas com o que parece ser um lápis de luz negra, virtualmente idênticas a outras flechas visíveis na tela com barras de óleo vermelhas e pretas.

“Nunca vi nada assim”, afirmou, acrescentando que Basquiat criou “uma parte totalmente secreta” na pintura em questão.

Embora não seja conhecido por incluir imagens específicas com tinta ultravioleta no seu trabalho, esta não é a primeira vez que Basquiat usou esse tipo de material. Em 2012, o Sotheby’s London descobriu que a pintura Orange Sports Figure, de 1982 (criada meses depois da que Macdonald-Korth analisou), continha uma assinatura do nome do artista no canto inferior direito, feita com recurso a tinta invisível.

A Artnet News afirma que não está claro se Basquiat pretendia que os desenhos invisíveis servissem como um guia subjacente para a pintura ou se os considerava um elemento do próprio trabalho.

Para Emily Macdonald-Korth, essas escolhas do pintor encaixam no seu “processo maior de pintura” sobre uma imagem, que pretendia ser parcialmente visível, de forma a criar uma história, com uma parte secreta.

A conservadora de arte suspeita que aparecerão outras telas de Basquiat com desenhos do género, caso os proprietários os procurem.

Outra das suas obras mais famosas, Poison Oasis, de 1981, também contém flechas na sua composição. “A localização de uma das flechas [com tinta invisível] que encontrei está quase no mesmo lugar que na pintura Poison Oasis, mas apontando para baixo e não para cima. Aposto que as encontraríamos [as mesmas fechas com tinta invisível] no Poison Oasis“, disse a conservadora de arte.

“Qualquer um que possua um Basquiat devia ter uma lanterna ultravioleta. É tão emocionante ver algo literalmente invisível que o artista colocou de propósito, de forma completamente intencional”, concluiu.

Taísa Pagno, ZAP // Artnet News

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …