Desenho de Miguel Ângelo pode resolver enigma da gravura de Florença

marcovangelisti / Flickr

Palazzo Vecchio, em Florença

Um historiador de arte descobriu no Museu do Louvre, em Paris, um desenho que tem bastantes semelhanças com a gravura da fachada do Palazzo Vecchio, em Florença.

O imponente Palazzo Vecchio, no coração de Florença, em Itália, tem na sua fachada, talhada na pedra, uma pequena gravura de um homem com cabelo encaracolado que intriga os historiadores ao longo dos tempos.

De acordo com o jornal El Español, a versão contada pelos guias turísticos é que esta gravura foi elaborada por Miguel Ângelo, uma ideia contestada por vários especialistas. Alguns dizem que o artista caricaturou o charlatão que o assaltava habitualmente quando passava pela praça, outros que seria o rosto de um homem condenado à morte.



Mas agora, conta o jornal espanhol, Adriano Marinazzo, curador do Museu de Arte Muscarelle, no estado norte-americano da Virgínia, reabriu o debate sobre essa hipótese. O historiador de arte encontrou um desenho do artista renascentista no Museu do Louvre, em Paris, que tem bastantes semelhanças com a gravura no palácio italiano.

Além disso, nas margens do desenho, Miguel Ângelo escreveu: “Quem diria que eu fiz isto?”. Marinazzo considera que esta enigmática mensagem pode ser uma subtil referência à sua “arte de rua”.

A gravura na fachada do Palazzo Vecchio, em Florença

Para reafirmar a sua teoria, o historiador da arte acrescenta que, devido à importância do Palazzo Vecchio e ao facto de ter segurança permanente, não se teria sido permitido realizar este tipo de arte a um artista desconhecido.

O investigador acredita que Miguel Ângelo realizou esta gravura quando esteve na cidade italiana, em 1504, não só para supervisionar a instalação da escultura de David, que foi colocada originalmente onde agora se encontra a sua réplica, mas também para reunir ideias para uma pintura que devia ser feita no interior do edifício.

Nessa altura, o artista tinha 29 anos e, portanto, segundo Marinazzo, ainda era “suficientemente travesso e ambicioso” para fazer tudo o que pudesse para chamar a atenção das pessoas para a sua grande escultura.

Mas quem será, afinal, o homem representado na gravura? O historiador de arte sugere que poderá ser uma espécie de homenagem a Francesco Granacci, amigo do artista que, juntamente com Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli, aprovou a instalação de David na Piazza della Signoria, a praça central de Florença onde se encontra o Palazzo Vecchio.

Segundo o jornal espanhol, um retrato de Granacci, feito pelo pintor Giorgio Vasari, mostra-o com um nariz, queixo e caracóis semelhantes aos da gravura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …