//

Desenho de Miguel Ângelo pode resolver enigma da gravura de Florença

marcovangelisti / Flickr

Palazzo Vecchio, em Florença

Um historiador de arte descobriu no Museu do Louvre, em Paris, um desenho que tem bastantes semelhanças com a gravura da fachada do Palazzo Vecchio, em Florença.

O imponente Palazzo Vecchio, no coração de Florença, em Itália, tem na sua fachada, talhada na pedra, uma pequena gravura de um homem com cabelo encaracolado que intriga os historiadores ao longo dos tempos.

De acordo com o jornal El Español, a versão contada pelos guias turísticos é que esta gravura foi elaborada por Miguel Ângelo, uma ideia contestada por vários especialistas. Alguns dizem que o artista caricaturou o charlatão que o assaltava habitualmente quando passava pela praça, outros que seria o rosto de um homem condenado à morte.

Mas agora, conta o jornal espanhol, Adriano Marinazzo, curador do Museu de Arte Muscarelle, no estado norte-americano da Virgínia, reabriu o debate sobre essa hipótese. O historiador de arte encontrou um desenho do artista renascentista no Museu do Louvre, em Paris, que tem bastantes semelhanças com a gravura no palácio italiano.

Além disso, nas margens do desenho, Miguel Ângelo escreveu: “Quem diria que eu fiz isto?”. Marinazzo considera que esta enigmática mensagem pode ser uma subtil referência à sua “arte de rua”.

A gravura na fachada do Palazzo Vecchio, em Florença

Para reafirmar a sua teoria, o historiador da arte acrescenta que, devido à importância do Palazzo Vecchio e ao facto de ter segurança permanente, não se teria sido permitido realizar este tipo de arte a um artista desconhecido.

O investigador acredita que Miguel Ângelo realizou esta gravura quando esteve na cidade italiana, em 1504, não só para supervisionar a instalação da escultura de David, que foi colocada originalmente onde agora se encontra a sua réplica, mas também para reunir ideias para uma pintura que devia ser feita no interior do edifício.

Nessa altura, o artista tinha 29 anos e, portanto, segundo Marinazzo, ainda era “suficientemente travesso e ambicioso” para fazer tudo o que pudesse para chamar a atenção das pessoas para a sua grande escultura.

Mas quem será, afinal, o homem representado na gravura? O historiador de arte sugere que poderá ser uma espécie de homenagem a Francesco Granacci, amigo do artista que, juntamente com Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli, aprovou a instalação de David na Piazza della Signoria, a praça central de Florença onde se encontra o Palazzo Vecchio.

Segundo o jornal espanhol, um retrato de Granacci, feito pelo pintor Giorgio Vasari, mostra-o com um nariz, queixo e caracóis semelhantes aos da gravura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.