Cientistas descobriram o que desencadeia um terramoto em câmara lenta

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, as condições profundas abaixo da superfície da Terra que levam à ativação dos terramotos em “câmara lenta”.

Os terramotos em câmara lenta são semelhantes a sismos repentinos, mas ocorrem em escalas de tempo muito mais longas, normalmente de dias ou meses. Depois de perfurar cerca de 1 km em profundidades oceânicas de 3,5 km da costa da Nova Zelândia, a equipa mostrou que as áreas da zona de falha onde ocorrem eventos de derrapagem lenta são caracterizadas por uma mistura de diferentes tipos de rochas.

Os resultados, publicados na Science Advances, revelaram que as áreas são compostas por uma topografia extremamente áspera do fundo do mar, composta por rochas que variam acentuadamente em tamanho, tipo e características físicas.

Philip Barnes, do Instituto Nacional de Pesquisas Atmosféricas e da Água (NIWA), referiu, em comunicado, que “algumas rochas eram macias e fracas, enquanto outras eram duras, cimentadas e fortes”.

Ake Fagereng, co-autor do artigo científico, disse que este foi “o primeiro esforço para amostrar rochas que hospedam eventos de derrapagem lenta, e a surpreendente observação revelou que os pontos fortes são muito variáveis”. O investigador explicou que a fonte dos terramotos em câmara lenta é a mistura de rochas “duras” e “fracas”.

Os terramotos em câmara lenta foram descobertos, pela primeira vez, na falha de San Andres, na Califórnia, mas têm acontecido noutros lugares ao redor do mundo desde 2002. Apesar de serem cada vez mais vulgares, o fenómeno continua a ser um mistério para os cientistas.

Segundo o Phys, a equipa realizou duas expedições à zona de subdução de Hikurangi, a maior falha sísmica da Nova Zelândia e um dos melhores lugares do mundo para estudar o deslizamento lento.

Os investigadores perfuraram dois poços para obter a sequência de rochas e sedimentos e interpretaram estes dados juntamente com os perfis de reflexão sísmica das camadas abaixo da superfície da Terra.

O estudo indicou que a coexistência destas rochas contrastantes na zona de falha pode levar a movimentos lentos. A descoberta tem relevância não apenas para a Nova Zelândia, como também para o Japão e Costa Rica, localizados no Anel de Fogo, o perímetro da bacia do Oceano Pacífico, onde ocorrem muitos terramotos e erupções vulcânicas.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …