Desconfio que isto não é seguro mas… vou usar na mesma!

A maioria dos internautas considera que os canais de comunicação online não são fiáveis, mas ainda assim utilizam-nos regularmente, inclusive para discutir assuntos privados.

Estas foram as conclusões de um estudo da Kaspersky Lab realizado em conjunto com a B2B International.

Segundo o estudo, os utilizadores consideram que os programas de troca de imagens são os mais inseguros, com 70% dos entrevistados a verem estas ferramentas dessa forma.

Além disso, 62% não confiam nas aplicações móveis de mensagens instantâneas (incluindo redes sociais), 61% desconfiam das chamadas online (VoIP) e 60% não acreditam que os serviços de vídeo chat são seguros.

Por outro lado, os inquiridos indicaram as mensagens através de redes sociais (37%), as aplicações móveis de troca de mensagens (25%) e as chamadas online (15%) como as ferramentas de comunicações online mais utilizadas.

O estudo reflete que são os homens que fazem chamadas VoIP com mais frequência (17% vs. 14% de mulheres), enquanto elas usam mais as redes sociais (41% vs. 35%).

As ferramentas não são utilizadas apenas em casa, mas também em lugares públicos – no escritório e durante viagens.

Estas conclusões estão em linha com os resultados de um teste à ciberinteligência dos utilizadores, promovido pela Kaspersky Lab, no qual participaram 18 mil pessoas de países de todo o mundo, entre os quais Portugal.

Segundo os resultados deste teste, 35% dos internautas trocam informações privadas através de qualquer app disponível, e apenas 28% preferem não discutir questões pessoais online.

Para a Kaspersky Lab, existe e sempre existiu um conflito entre o direito individual à privacidade de dados e a preocupação com a segurança.

E este cenário não mudará, diz a empresa – a não ser que haja uma mudança nas prioridades, dependendo do contexto geopolítico e de segurança.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 800 portugueses vão participar no maior encontro de escuteiros do mundo

Quase 800 jovens portugueses vão participar no 'World Scout Jamboree', o maior encontro de escuteiros do mundo, que vai acontecer nos Estados Unidos, entre 22 de julho e 2 de agosto, informou a Federação Escutista …

Rui Rio acusa PS de copiar propostas e ideias do PSD

Rui Rio acusa os socialistas de copiar as suas propostas na área fiscal e no apoio à natalidade. "Se não estão a copiar, então porque é que não o fizeram nestes quatro anos?", questionou. O presidente …

Nove em cada 10 idosos em tratamento médico sofrem de solidão

Cerca de 91% dos idosos seguidos nos cuidados de saúde primários revelam sentir algum grau de solidão, sendo que um terço reporta mesmo níveis graves, o que interfere com os cuidados, revela uma nova investigação. A …

Juros baixos vão permitir ao Estado poupar mil milhões de euros

A redução nas taxas de juro da dívida pública vai permitir ao Estado poupar, de 2016 até final de 2019, cerca de mil milhões de euros. Só em 2019, o país deverá poupar em juros …

Praia de Fukushima reabre ao público oito anos depois do acidente nuclear

Este fim de semana, e pela primeira vez depois da catástrofe nuclear de Fukushima-1, os japoneses puderam voltar a nadar numa das praias da cidade afetada pelo terramoto e tsunami de 2011. De acordo com o …

"Greve do dia 12 vai ter repercussões muito mais graves do que as do mês de abril"

O sindicato avisa que, além dos combustíveis, a próxima greve vai afetar também o abastecimento às grandes superfícies, à indústria e serviços. O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) ameaça consequências mais graves para …

Desde que tomou posse, Bolsonaro faz uma afirmação falsa por dia

Bolsonaro prestou 2054 declarações falsas ou distorcidas nos primeiros 184 dias do seu mandato, concluiu o site digital Aos Fatos, dedicada à verificação do rigor das informações divulgadas pelos media do país. Esse resultado dá uma …

Cashball. Bruno de Carvalho apontado como “chefe” do esquema

Paulo Silva, o empresário denunciante do caso Cashball, prestou novas declarações no âmbito deste processo, apontando o antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho como o "chefe" do alegado esquema de corrupção. Tal como recorda a …

Kamov parados já têm autorização para voar

A Agência Nacional de Aviação Civil deu, esta segunda-feira, autorização para que três dos helicópteros Kamov retomem os voos e estejam disponíveis para o combate aos incêndios. Os três Kamov, operados pela HeliPortugal, obtiveram esta segunda-feira …

Dezenas de baleias encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa. Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram …