/

Descobertos restos de uma nova pirâmide com 3.700 anos no Egipto

Uma equipa de arqueólogos descobriu os restos de uma nova pirâmide, construída há cerca de 3.700 anos, na necrópole real de Dahchur, ao sul de Cairo, no Egipto, anunciou esta segunda-feira o presidente do Setor Egípcio de Antiguidades, Mahmoud Afifi.

Em comunicado, Mahmoud Afifi adianta que os restos da pirâmide, que terá sido construída durante a 13ª dinastia de faraós (séculos XVIII — XVII a.C. ), foram localizados ao norte da pirâmide curvada do faraó Sneferu.

Devido à inclinação curvada dos seus lados, acredita-se que a pirâmide descoberta, cuja estrutura sde encontra em boas condições,  terá sido uma primeira tentativa, no antigo Egito, de construir uma pirâmide de lados lisos.

Segundo o presidente da necrópole de Dahshur, Adel Okasha, os restos pertencem à estrutura interna da pirâmide, incluindo um corredor. Outros restos incluem blocos que mostram o “design” interior da pirâmide.

Há grandes probabilidades de esse corredor ser uma passagem para o interior da construção, que depois sobe para a superfície, ligando dois pontos à superfície.

Além disso, os arqueólogos descobriram dois blocos de pedra feitos de alabastro, com hieróglifos cujo tamanho equivale a 17 por 15 centímetros.

Dahshur, bairro que está localizado a 26 quilómetros do Cairo, era a necrópole dos faraós egípcios das épocas dos Impérios Antigo e Médio do Egito. A famosa Pirâmide Curvada do faraó Snefru é a mais conservada de todas e é dos anos de 2600 a.C.

A missão arqueológica será prolongada na esperança de encontrar outras partes da pirâmide, declarou Ala al-Shakhat, Director Geral do Ministério do Cairo e Gizé.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.