/

Descobertos restos do que pode ser a vila mais antiga do mundo

Ophelia2 / Wikimedia

Choirokoitia era até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre

Choirokoitia era até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre

Estruturas com mais de 11.000 anos foram descobertas no Chipre e podem ser restos da vila mais antiga alguma vez descoberta no mundo, anunciaram hoje os responsáveis.

Mais de 20 estruturas arredondadas foram descobertas em Klimonas, perto da vila meridional de Limassol, anunciou o Departamento de Antiguidades cipriota.

Trata-se “da manifestação mais antiga de um estilo de vida agrícola e dos moradores alguma vez conhecida no mundo”, acrescentou a entidade.

As escavações foram dirigidas pelos arqueólogos franceses François Briois e Jean-Denis Vigne.

As estruturas têm entre 10.500 e 11.500 anos, tendo sido construídas pelo menos 2.000 anos antes de Choirokoitia, até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre, inscrito na UNESCO como Património Mundial.

Ossos de animais, incluindo cães e gatos, foram também descobertos no local, que, segundo os arqueólogos, ocuparia uma área de 5.000 metros quadrados.

“As estruturas foram construídas em pequenos terraços no flanco da montanha virado para o mar”, revelou a mesma fonte, segundo a qual foram descobertas ferramentas de pedra e objetos para caça e para agricultura, semelhantes a outros objetos do Neolítico já descobertos.

Os habitantes de Klimonas “deveriam ser caçadores de pequenas aves e de javalis”, adiantou ainda o Departamento de Antiguidades da ilha mediterrânica.

O período do Neolítico começa sensivelmente 10 mil anos antes de Cristo, com a sedentarização do homem.

Jericó, na actual Jordânia, é considerada uma das cidades mais antigas do mundo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.