Descobertos restos do que pode ser a vila mais antiga do mundo

Ophelia2 / Wikimedia

Choirokoitia era até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre

Choirokoitia era até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre

Estruturas com mais de 11.000 anos foram descobertas no Chipre e podem ser restos da vila mais antiga alguma vez descoberta no mundo, anunciaram hoje os responsáveis.

Mais de 20 estruturas arredondadas foram descobertas em Klimonas, perto da vila meridional de Limassol, anunciou o Departamento de Antiguidades cipriota.

Trata-se “da manifestação mais antiga de um estilo de vida agrícola e dos moradores alguma vez conhecida no mundo”, acrescentou a entidade.

As escavações foram dirigidas pelos arqueólogos franceses François Briois e Jean-Denis Vigne.

As estruturas têm entre 10.500 e 11.500 anos, tendo sido construídas pelo menos 2.000 anos antes de Choirokoitia, até agora o mais antigo assentamento conhecido do Chipre, inscrito na UNESCO como Património Mundial.

Ossos de animais, incluindo cães e gatos, foram também descobertos no local, que, segundo os arqueólogos, ocuparia uma área de 5.000 metros quadrados.

“As estruturas foram construídas em pequenos terraços no flanco da montanha virado para o mar”, revelou a mesma fonte, segundo a qual foram descobertas ferramentas de pedra e objetos para caça e para agricultura, semelhantes a outros objetos do Neolítico já descobertos.

Os habitantes de Klimonas “deveriam ser caçadores de pequenas aves e de javalis”, adiantou ainda o Departamento de Antiguidades da ilha mediterrânica.

O período do Neolítico começa sensivelmente 10 mil anos antes de Cristo, com a sedentarização do homem.

Jericó, na actual Jordânia, é considerada uma das cidades mais antigas do mundo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …