Descobertos mais de 100 fósseis de dinossauros em Pombal

uned.es

A paleontóloga Elisabete Malafaia, da Universidade de Lisboa

A paleontóloga Elisabete Malafaia, da Universidade de Lisboa

A descoberta de mais de 100 fósseis de dinossauros saurópodes em Junqueira, no concelho de Pombal, vai acrescentar conhecimento a esta fauna, diz a paleontóloga responsável pela escavação do sítio, Elisabete Malafaia.

“Os saurópodes estão bem representados no Jurássico Superior de Portugal, mas no setor norte da bacia Lusitânica, estrutura sedimentar que se prolonga de Mafra até Aveiro, onde se inscreve Pombal, são relativamente escassos. Acreditamos que esta descoberta vai acrescentar informação para conhecer de uma melhor forma esta fauna”, afirmou à Lusa Elisabete Malafaia, colaboradora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

A investigadora integrou uma equipa que, na passada semana, realizou uma escavação em Junqueira, localidade do distrito de Leiria, após terem sido descobertos alguns restos fósseis num terreno privado. No trabalho estiveram, também, Bruno Ribeiro, do mesmo museu, e três investigadores da Universidade Nacional de Educação à Distância, de Madrid.

Segundo Elisabete Malafaia, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, “foram encontrados vários fragmentos de esqueleto, sobretudo de dinossauros saurópodes, mas também, embora muito mais raros, de crocodilos e carapaças de tartaruga“.

“O predominante é fragmentos de vértebras e costelas de dinossauros saurópodes”, declarou a investigadora, referindo que os fragmentos terão entre 145 a 150 milhões de anos e estavam localizados numa área de dois metros quadrados.

Elisabete Malafaia esclareceu que “os fósseis foram transportados para o museu e vão ser preparados no laboratório para que, depois de estudados, possam ser expostos”.

Realçando a “total disponibilidade” dos proprietários do terreno para a realização do trabalho, a paleontóloga adiantou que a zona de Santiago de Litém “tem muito potencial”, considerando mesmo que é “um dos sítios mais importantes para o conhecimento da fauna do Jurássico Superior português”.

O vice-presidente da União das Freguesias de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, Guilherme Domingues, informa que “Santiago de Litém é já conhecida pela sua jazida dos Andrés, na qual se encontraram os restos do primeiro dinossáurio carnívoro Allosaurus na Europa“.

“A jazida de Andrés tem proporcionado uma importante coleção de restos de organismos que habitaram na zona há cerca de 145 milhões de anos, durante o Jurássico Superior”, refere a nota de imprensa do responsável.

Segundo o autarca, “atendendo à semelhança dos restos com os encontrados em Andrés”, a junta de freguesia, após ser informada deste achado, “resolveu contactar a equipa que acompanhou estes trabalhos e que continuam a investigar os fósseis”.

“Os saurópodes são um grupo de dinossáurios de grandes dimensões, quadrúpedes, herbívoros muito abundantes durante o Jurássico Superior em todo o mundo e representados por formas tão conhecidas como ‘Diplodocus’ e ‘Brontosaurus'”, adianta a mesma nota, esclarecendo que, “atendendo à dimensão de alguns dos restos encontrados, estima-se que os saurópodes da Junqueira poderiam atingir mais de 20 metros de comprimento“.

Na mesma nota, Guilherme Domingues acrescenta que, “tendo em conta a abundância de achados, a equipa de investigação e a junta de freguesia estão já empenhados na preparação, para muito em breve, da próxima campanha de escavações”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Chamava a atenção que a descoberta não foi feita na região da Lourinhã, como indica o tag ou palavra-chave, mas sim em Pombal.

  2. 100 fósseis de dinossauros saurópodes em 2 metros quadrados?????? Não será antes 100 ossos em 2 metros quadrados?

  3. Seria interessante e apropriado dirigir um agradecimento e elogio ao proprietário que fez o alerta da existência dos fragmentos de fósseis !
    (por parte da equipa de paleontólogos e reflectida na vossa notícia).

    Não é todos os dias que se encontram pessoas com esse nível de sensibilidade e compreensão da importância destas descobertas !!!

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …