Descobertos esqueletos de vítimas do Vesúvio na antiga Pompeia

Pompeii Sites / Facebook

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Uma equipa de arqueólogos italianos e franceses descobriu esqueletos de jovens que tentavam fugir da erupção do Monte Vesúvio, que soterrou a antiga Pompeia há dois mil anos.

Os restos mortais de, pelo menos, quatro pessoas foram encontrados nas escavações que prosseguem perto da entrada da antiga cidade de Pompeia, próximo da chamada Porta Herculano.

Um dos esqueletos será de um jovem de 20 anos e outro pertencerá a uma rapariga adolescente que terão morrido soterrados pelas cinzas do vulcão, quando procuraram refúgio atrás de uma loja, revela em comunicado a Superintendência do Património Arqueológico de Pompeia, a entidade italiana responsável pelas escavações.

Ao lado dos corpos foram ainda encontradas três moedas de ouro e um colar em folha de ouro com a forma de uma flor. Objectos que terão escapado à vista dos saqueadores que os arqueólogos acreditam ter vasculhado a loja, no rescaldo da erupção do Monte Vesúvio.

Nas escavações que estão a contar com a colaboração dos Institutos franceses de pesquisa École Française de Rome e Centre Jean Bérard, foi ainda encontrado um forno usado para fazer objectos em bronze. Os arqueólogos acreditam quepode indiciar que essa era a actividade da loja onde os jovens se refugiaram.

No âmbito dos mesmos trabalhos arqueológicos foi ainda descoberto um túmulo de pedra calcária do século IV a.C. com o esqueleto que se acredita ser de um adulto rodeado por vasos funerários pintados de preto. Um achado que é visto pelos investigadores como “um raro testemunho da idade pré-romana”, segundo atesta a ABC News.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. A cidade transformou-se então, num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atracção turística de Itália.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …