Descobertos esqueletos de vítimas do Vesúvio na antiga Pompeia

Pompeii Sites / Facebook

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Uma equipa de arqueólogos italianos e franceses descobriu esqueletos de jovens que tentavam fugir da erupção do Monte Vesúvio, que soterrou a antiga Pompeia há dois mil anos.

Os restos mortais de, pelo menos, quatro pessoas foram encontrados nas escavações que prosseguem perto da entrada da antiga cidade de Pompeia, próximo da chamada Porta Herculano.

Um dos esqueletos será de um jovem de 20 anos e outro pertencerá a uma rapariga adolescente que terão morrido soterrados pelas cinzas do vulcão, quando procuraram refúgio atrás de uma loja, revela em comunicado a Superintendência do Património Arqueológico de Pompeia, a entidade italiana responsável pelas escavações.

Ao lado dos corpos foram ainda encontradas três moedas de ouro e um colar em folha de ouro com a forma de uma flor. Objectos que terão escapado à vista dos saqueadores que os arqueólogos acreditam ter vasculhado a loja, no rescaldo da erupção do Monte Vesúvio.

Nas escavações que estão a contar com a colaboração dos Institutos franceses de pesquisa École Française de Rome e Centre Jean Bérard, foi ainda encontrado um forno usado para fazer objectos em bronze. Os arqueólogos acreditam quepode indiciar que essa era a actividade da loja onde os jovens se refugiaram.

No âmbito dos mesmos trabalhos arqueológicos foi ainda descoberto um túmulo de pedra calcária do século IV a.C. com o esqueleto que se acredita ser de um adulto rodeado por vasos funerários pintados de preto. Um achado que é visto pelos investigadores como “um raro testemunho da idade pré-romana”, segundo atesta a ABC News.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. A cidade transformou-se então, num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atracção turística de Itália.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …