Descobertos esqueletos de vítimas do Vesúvio na antiga Pompeia

Pompeii Sites / Facebook

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Uma equipa de arqueólogos italianos e franceses descobriu esqueletos de jovens que tentavam fugir da erupção do Monte Vesúvio, que soterrou a antiga Pompeia há dois mil anos.

Os restos mortais de, pelo menos, quatro pessoas foram encontrados nas escavações que prosseguem perto da entrada da antiga cidade de Pompeia, próximo da chamada Porta Herculano.

Um dos esqueletos será de um jovem de 20 anos e outro pertencerá a uma rapariga adolescente que terão morrido soterrados pelas cinzas do vulcão, quando procuraram refúgio atrás de uma loja, revela em comunicado a Superintendência do Património Arqueológico de Pompeia, a entidade italiana responsável pelas escavações.

Ao lado dos corpos foram ainda encontradas três moedas de ouro e um colar em folha de ouro com a forma de uma flor. Objectos que terão escapado à vista dos saqueadores que os arqueólogos acreditam ter vasculhado a loja, no rescaldo da erupção do Monte Vesúvio.

Nas escavações que estão a contar com a colaboração dos Institutos franceses de pesquisa École Française de Rome e Centre Jean Bérard, foi ainda encontrado um forno usado para fazer objectos em bronze. Os arqueólogos acreditam quepode indiciar que essa era a actividade da loja onde os jovens se refugiaram.

No âmbito dos mesmos trabalhos arqueológicos foi ainda descoberto um túmulo de pedra calcária do século IV a.C. com o esqueleto que se acredita ser de um adulto rodeado por vasos funerários pintados de preto. Um achado que é visto pelos investigadores como “um raro testemunho da idade pré-romana”, segundo atesta a ABC News.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. A cidade transformou-se então, num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atracção turística de Itália.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.