Descobertos esqueletos de vítimas do Vesúvio na antiga Pompeia

Pompeii Sites / Facebook

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Restos mortais de jovens que fugiam da erupção do Monte Vesúvio na antiga Pompeia.

Uma equipa de arqueólogos italianos e franceses descobriu esqueletos de jovens que tentavam fugir da erupção do Monte Vesúvio, que soterrou a antiga Pompeia há dois mil anos.

Os restos mortais de, pelo menos, quatro pessoas foram encontrados nas escavações que prosseguem perto da entrada da antiga cidade de Pompeia, próximo da chamada Porta Herculano.

Um dos esqueletos será de um jovem de 20 anos e outro pertencerá a uma rapariga adolescente que terão morrido soterrados pelas cinzas do vulcão, quando procuraram refúgio atrás de uma loja, revela em comunicado a Superintendência do Património Arqueológico de Pompeia, a entidade italiana responsável pelas escavações.

Ao lado dos corpos foram ainda encontradas três moedas de ouro e um colar em folha de ouro com a forma de uma flor. Objectos que terão escapado à vista dos saqueadores que os arqueólogos acreditam ter vasculhado a loja, no rescaldo da erupção do Monte Vesúvio.

Nas escavações que estão a contar com a colaboração dos Institutos franceses de pesquisa École Française de Rome e Centre Jean Bérard, foi ainda encontrado um forno usado para fazer objectos em bronze. Os arqueólogos acreditam quepode indiciar que essa era a actividade da loja onde os jovens se refugiaram.

No âmbito dos mesmos trabalhos arqueológicos foi ainda descoberto um túmulo de pedra calcária do século IV a.C. com o esqueleto que se acredita ser de um adulto rodeado por vasos funerários pintados de preto. Um achado que é visto pelos investigadores como “um raro testemunho da idade pré-romana”, segundo atesta a ABC News.

A erupção do Monte Vesúvio terá morto mais de duas mil pessoas, segundo as estimativas dos arqueólogos. O evento levou ao abandono da cidade de Pompeia que só foi redescoberta em 1748, por mero acaso. A cidade transformou-se então, num local de escavações arqueológicas sem fim à vista, sendo um dos grandes pontos de atracção turística de Itália.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …