Descobertos dois santuários religiosos de uma civilização desconhecida na Índia

Ridus News / Twitter

Nos Himalaias foram encontradas 200 estátuas únicas, feitas por povo desconhecido

Uma expedição russa e indiana descobriu nos Himalaias dois complexos rituais com figuras de pedra desconhecidas da época da Alta Idade Média, informou o vice-diretor do Instituto de Arqueologia e Etnografia da Academia de Ciências da Rússia, Vyacheslav Molodin.

Um grupo de cientistas russos e indianos descobriu dois complexos rituais pertencentes a uma civilização até agora desconhecida, de acordo com a agência russa RIA Novosti.

De acordo com a investigadora que liderou a expedição, Natalia Polosmak, as descobertas remontam à época da Idade Média.

“Descobriram-se dois complexos rituais, localizados num lugar longínquo e elevado numas montanhas onde não é difícil chegar. No santuário estão 200 estátuas de pedra e a principal peculiaridade é que, às vezes, num cavalo está mais do que um cavaleiro sentado”, precisou Viacheslav Molodin, diretor adjunto do Instituto de Arqueologia e Etnografia da Academia de Ciências russo.

Todas as esculturas são dentro do mesmo estilo e estão ricamente decoradas, ainda que cada uma seja única. Perto dos santuários havia também várias fontes de água e outras estruturas de pedra que, como acreditam os investigadores, estão relacionados com complexos religiosos.

Por descobrir ficou, até ao momento, a que civilização pertencerá o legado, reconhece o diretor adjunto, porque nunca foi encontrado nada parecido an história das artes plásticas, na Índia.

“Será de uma população que apareceu de repente nos Himalaias, alojou-se nas áreas remotas e deixou este património para trás”, sugere o arqueólogo.

De acordo com Molodin, as descobertas podem ser consideradas surpreendentes e até “fantásticas”: “Pensávamos que já sabíamos tudo sobre a Índia, mas na realidade é a primeira vez que a comunidade científica tem notícias de algo assim. Não há nada publicado. Esta descoberta mostra que não sabemos tudo sobre o planeta“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não pôr o dedo no nariz". Livro medieval ensinava as regras de etiqueta às crianças do século XV

Um livro de boas maneiras do século XV, digitalizado recentemente pela Biblioteca Britânica, está cheio de regras de etiqueta que não são muito diferentes das de hoje. O manuscrito chama-se "The Lytille Childrenes Lytil Boke", as …

Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona …

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …