Descobertos dois santuários religiosos de uma civilização desconhecida na Índia

Ridus News / Twitter

Nos Himalaias foram encontradas 200 estátuas únicas, feitas por povo desconhecido

Uma expedição russa e indiana descobriu nos Himalaias dois complexos rituais com figuras de pedra desconhecidas da época da Alta Idade Média, informou o vice-diretor do Instituto de Arqueologia e Etnografia da Academia de Ciências da Rússia, Vyacheslav Molodin.

Um grupo de cientistas russos e indianos descobriu dois complexos rituais pertencentes a uma civilização até agora desconhecida, de acordo com a agência russa RIA Novosti.

De acordo com a investigadora que liderou a expedição, Natalia Polosmak, as descobertas remontam à época da Idade Média.

“Descobriram-se dois complexos rituais, localizados num lugar longínquo e elevado numas montanhas onde não é difícil chegar. No santuário estão 200 estátuas de pedra e a principal peculiaridade é que, às vezes, num cavalo está mais do que um cavaleiro sentado”, precisou Viacheslav Molodin, diretor adjunto do Instituto de Arqueologia e Etnografia da Academia de Ciências russo.

Todas as esculturas são dentro do mesmo estilo e estão ricamente decoradas, ainda que cada uma seja única. Perto dos santuários havia também várias fontes de água e outras estruturas de pedra que, como acreditam os investigadores, estão relacionados com complexos religiosos.

Por descobrir ficou, até ao momento, a que civilização pertencerá o legado, reconhece o diretor adjunto, porque nunca foi encontrado nada parecido an história das artes plásticas, na Índia.

“Será de uma população que apareceu de repente nos Himalaias, alojou-se nas áreas remotas e deixou este património para trás”, sugere o arqueólogo.

De acordo com Molodin, as descobertas podem ser consideradas surpreendentes e até “fantásticas”: “Pensávamos que já sabíamos tudo sobre a Índia, mas na realidade é a primeira vez que a comunidade científica tem notícias de algo assim. Não há nada publicado. Esta descoberta mostra que não sabemos tudo sobre o planeta“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …