Descoberto um túnel que pode levar aos túmulos dos imperadores astecas

1

Arqueólogos mexicanos descobriram uma passagem subterrânea que pode levar ao local onde o povo asteca cremava os seus imperadores.

O túnel, com 8,4 metros de comprimento, foi descoberto no Templo Mayor, na cidade do México, por uma equipa de arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História.

A passagem subterrânea poderá conduzir ao que os investigadores consideram ter sido o local onde os astecas cremavam os seus imperadores, avança o Daily Mail, citado pelo RT.

“Depois das pedras e de todo o lixo terem sido retirados, percebemos logo que o túnel nos levava diretamente até ao coração de Cuauhxicalco”, conta Leonardo López Luján, o arqueólogo responsável pela investigação.

No interior deste túnel, foram encontradas duas entradas seladas com pedras, algo que o investigador considera ser o acesso para as câmaras funerárias com os restos incinerados de alguns imperadores.

“No final da passagem, existem duas entradas antigas que parecem ter sido seladas”, acrescenta.

Dadas as construções à volta do local, o investigador pensa que no seu interior podem estar os restos mortais de imperadores como Moctezuma I e os seus sucessores, Axayácatl e Tízoc.

Ainda foram encontrados crânios de crianças que, em princípio teriam sido decapitadas, ossos de mãos, pés e facas de pedra, elementos tipicamente ligados a sacrifícios humanos.

Os arqueólogos esperam começar as escavações já no próximo ano e estão certos de que vão encontrar material fundamental para perceber melhor este período da história mexicana.

ZAP / RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.