Descoberto um novo réptil voador gigantesco no deserto de Gobi

Mark Witton and Darren Naish

Ilustração dos pterossauros gigantes Quetzalcoatlus, do grupo dos Azhdarchidae.

Foi descoberto um novo pterossauro no deserto de Gobi, na Mongólia, que surpreende pelo seu tamanho gigantesco. Este grande carnívoro caminhava sobre quatro patas, alimentava-se de bebés dinossauros e as suas asas tinham a envergadura de um pequeno avião.

Este novo pterossauro ainda não foi baptizado porque os investigadores não conseguiram, para já, apurar se se trata de uma nova espécie.

Contemporâneos dos dinossauros, os pterossauros integram a ordem extinta da classe Reptilia e eram os répteis voadores do Mesozóico. O novo espécimen descoberto no deserto de Gobi, na Mongólia, pertence ao grupo dos Azhdarchidae, família de pterossauros de grande porte que inclui o famoso Quetzalcoatlus, relata a National Geographic.

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2006 e os vestígios dos ossos foram recolhidos ao longo de vários anos, por investigadores de diversos países.

“Reconheci imediatamente que poderia ser um pterossauro e fiquei espantado com o seu tamanho gigantesco”, confessa o líder da investigação, Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, no Japão.

No artigo científico publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, os investigadores que analisaram os fósseis destacam que terá sido um dos maiores pterossauros que já viveram.

Esta criatura gigantesca poderia ser ainda maior do que os dois maiores pterossauros conhecidos, o Quetzalcoatlus e o Hatzegopteryx, conforme salienta o investigador Mark Witton, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

“Pode ter sido um predador formidável e bastante robusto”, aponta, frisando que este animal voador monstruoso teria uma envergadura de asas do tamanho de um pequeno avião, com quase dez metros de comprimento.

Em termos de altura, teria mais de cinco metros e os investigadores salientam que caminhava sobre quatro patas, perseguindo as suas presas no chão. Este grande carnívoro, que terá vivido há 70 milhões de anos, alimentar-se-ia de dinossauros bebés, dizem os investigadores.

Até agora, os vestígios encontrados do novo pteronossauro são bastante incompletos. Ainda não foi possível, por exemplo, estabelecer “a associação dos ossos do pescoço com o corpo” para “confirmar se só têm pescoços muito maiores ou se são animais muito maiores”, explica Witton à National Geographic.

Certo é que, “embora fragmentário, o especimen é de um indivíduo gigantesco, ampliando a faixa geográfica dos pterossauros gigantes até à Ásia”, apontam os investigadores. Trata-se do “primeiro pterossauro” de grande dimensão encontrado naquele continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal uma descoberta de algo que já não existe enquanto nós por cá poderemos mostrar algo que existe fora do normal e há bem pouco tempo!

RESPONDER

Angela Merkel eleita (pela nona vez) a mulher mais poderosa do mundo

A chanceler alemã conquistou, esta quinta-feira, o título de mulher mais poderosa do mundo. É a nona vez que a revista Forbes lhe concede o primeiro lugar da lista. A revista Forbes anunciou, esta quinta-feira, o …

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Portugal não vai ter de devolver verbas a Bruxelas

Todos os programas operacionais ultrapassam em mais de 100% a meta definida para 2019, pelo que Portugal não terá de devolver qualquer verba a Bruxelas. Cada programa operacional tem de dividir a sua dotação por sete …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …