Descoberto um novo réptil voador gigantesco no deserto de Gobi

Mark Witton and Darren Naish

Ilustração dos pterossauros gigantes Quetzalcoatlus, do grupo dos Azhdarchidae.

Foi descoberto um novo pterossauro no deserto de Gobi, na Mongólia, que surpreende pelo seu tamanho gigantesco. Este grande carnívoro caminhava sobre quatro patas, alimentava-se de bebés dinossauros e as suas asas tinham a envergadura de um pequeno avião.

Este novo pterossauro ainda não foi baptizado porque os investigadores não conseguiram, para já, apurar se se trata de uma nova espécie.

Contemporâneos dos dinossauros, os pterossauros integram a ordem extinta da classe Reptilia e eram os répteis voadores do Mesozóico. O novo espécimen descoberto no deserto de Gobi, na Mongólia, pertence ao grupo dos Azhdarchidae, família de pterossauros de grande porte que inclui o famoso Quetzalcoatlus, relata a National Geographic.

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2006 e os vestígios dos ossos foram recolhidos ao longo de vários anos, por investigadores de diversos países.

“Reconheci imediatamente que poderia ser um pterossauro e fiquei espantado com o seu tamanho gigantesco”, confessa o líder da investigação, Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, no Japão.

No artigo científico publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, os investigadores que analisaram os fósseis destacam que terá sido um dos maiores pterossauros que já viveram.

Esta criatura gigantesca poderia ser ainda maior do que os dois maiores pterossauros conhecidos, o Quetzalcoatlus e o Hatzegopteryx, conforme salienta o investigador Mark Witton, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

“Pode ter sido um predador formidável e bastante robusto”, aponta, frisando que este animal voador monstruoso teria uma envergadura de asas do tamanho de um pequeno avião, com quase dez metros de comprimento.

Em termos de altura, teria mais de cinco metros e os investigadores salientam que caminhava sobre quatro patas, perseguindo as suas presas no chão. Este grande carnívoro, que terá vivido há 70 milhões de anos, alimentar-se-ia de dinossauros bebés, dizem os investigadores.

Até agora, os vestígios encontrados do novo pteronossauro são bastante incompletos. Ainda não foi possível, por exemplo, estabelecer “a associação dos ossos do pescoço com o corpo” para “confirmar se só têm pescoços muito maiores ou se são animais muito maiores”, explica Witton à National Geographic.

Certo é que, “embora fragmentário, o especimen é de um indivíduo gigantesco, ampliando a faixa geográfica dos pterossauros gigantes até à Ásia”, apontam os investigadores. Trata-se do “primeiro pterossauro” de grande dimensão encontrado naquele continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal uma descoberta de algo que já não existe enquanto nós por cá poderemos mostrar algo que existe fora do normal e há bem pouco tempo!

RESPONDER

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …