Descoberto um novo réptil voador gigantesco no deserto de Gobi

Mark Witton and Darren Naish

Ilustração dos pterossauros gigantes Quetzalcoatlus, do grupo dos Azhdarchidae.

Foi descoberto um novo pterossauro no deserto de Gobi, na Mongólia, que surpreende pelo seu tamanho gigantesco. Este grande carnívoro caminhava sobre quatro patas, alimentava-se de bebés dinossauros e as suas asas tinham a envergadura de um pequeno avião.

Este novo pterossauro ainda não foi baptizado porque os investigadores não conseguiram, para já, apurar se se trata de uma nova espécie.

Contemporâneos dos dinossauros, os pterossauros integram a ordem extinta da classe Reptilia e eram os répteis voadores do Mesozóico. O novo espécimen descoberto no deserto de Gobi, na Mongólia, pertence ao grupo dos Azhdarchidae, família de pterossauros de grande porte que inclui o famoso Quetzalcoatlus, relata a National Geographic.

Os primeiros fósseis foram encontrados em 2006 e os vestígios dos ossos foram recolhidos ao longo de vários anos, por investigadores de diversos países.

“Reconheci imediatamente que poderia ser um pterossauro e fiquei espantado com o seu tamanho gigantesco”, confessa o líder da investigação, Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, no Japão.

No artigo científico publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, os investigadores que analisaram os fósseis destacam que terá sido um dos maiores pterossauros que já viveram.

Esta criatura gigantesca poderia ser ainda maior do que os dois maiores pterossauros conhecidos, o Quetzalcoatlus e o Hatzegopteryx, conforme salienta o investigador Mark Witton, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

“Pode ter sido um predador formidável e bastante robusto”, aponta, frisando que este animal voador monstruoso teria uma envergadura de asas do tamanho de um pequeno avião, com quase dez metros de comprimento.

Em termos de altura, teria mais de cinco metros e os investigadores salientam que caminhava sobre quatro patas, perseguindo as suas presas no chão. Este grande carnívoro, que terá vivido há 70 milhões de anos, alimentar-se-ia de dinossauros bebés, dizem os investigadores.

Até agora, os vestígios encontrados do novo pteronossauro são bastante incompletos. Ainda não foi possível, por exemplo, estabelecer “a associação dos ossos do pescoço com o corpo” para “confirmar se só têm pescoços muito maiores ou se são animais muito maiores”, explica Witton à National Geographic.

Certo é que, “embora fragmentário, o especimen é de um indivíduo gigantesco, ampliando a faixa geográfica dos pterossauros gigantes até à Ásia”, apontam os investigadores. Trata-se do “primeiro pterossauro” de grande dimensão encontrado naquele continente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Afinal uma descoberta de algo que já não existe enquanto nós por cá poderemos mostrar algo que existe fora do normal e há bem pouco tempo!

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …