Descoberto um novo dinossauro tão bizarro que está a intrigar cientistas

d.r. Gabriel Lio

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi: "verdadeiramente, uma mistura bizarra"

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi, “verdadeiramente, uma mistura bizarra”

Foi descoberta no Chile uma nova espécie de dinossauro que está a intrigar a comunidade científica. Isto porque não sabem como o classificar, já que os ossos fossilizados deste peculiar animal indicam que ele tinha características semelhantes às de vários e diferentes animais pré-históricos.

A descoberta está a espantar de tal modo os especialistas da Paleontologia que, para já, este novo dinossauro foi definido como “uma mistura realmente estranha“, conta o The Guardian. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os ossos fossilizados desta criatura foram encontrados no sul do Chile, por um grupo de caçadores de fósseis, e os investigadores que tiveram acesso ao achado falam dele como o vestígio de dinossauro mais espantoso encontrado nos últimos 20 anos.

Baptizado como Chilesaurus diegosuarezi, em referência a um menino de 7 anos chamado Diego que estava com os pais geólogos e que encontrou os primeiros ossos em 2004, este novo dinossauro é classificado como sendo do grupo dos terópodes, que inclui os famigerados carnívoros Tyrannosaurus rex e Velociraptor. Contudo, esta nova criatura era vegetariana.

Um terópodo que se tornou vegetariano“, explica Fernando Novas, do Museu de Ciência Natural Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires, Argentina.

A forma da cabeça e dos dentes indiciam a dieta vegetariana e as diversas características anatómicas estranhas, como a forma dos membros dianteiros e os dedos, em vez de garras, apontam para uma circunstância de evolução em função do ambiente e à medida de outras criaturas.

“Não sei como é que a evolução dos dinossauros produziu este tipo de animal, que tipo de pressões ecológicas estiveram em acção”, assume Fernando Novas, evidenciando ainda que, “o que é surpreendente, é que o mais bizarro dinossauro não é a excepção, mas a regra“.

Fernando E. Nova et al.

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

“É o animal mais abundante que encontramos”, acrescenta este elemento citado pelo The Guardian, esclarecendo que este tipo de dinossauro era o animal mais numeroso há 145 milhões de anos na Patagónia.

Os investigadores encontraram ossos fossilizados de, pelo menos, uma dúzia de animais, incluindo quatro esqueletos quase completos e bem preservados.

A maioria dos vestígios pertencerão a animais juvenis do tamanho de um perú, mas os ossos dos animais adultos indicam que estes chegariam aos três metros de cumprimento, do focinho à cauda.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …