Descoberto um novo dinossauro tão bizarro que está a intrigar cientistas

d.r. Gabriel Lio

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi: "verdadeiramente, uma mistura bizarra"

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi, “verdadeiramente, uma mistura bizarra”

Foi descoberta no Chile uma nova espécie de dinossauro que está a intrigar a comunidade científica. Isto porque não sabem como o classificar, já que os ossos fossilizados deste peculiar animal indicam que ele tinha características semelhantes às de vários e diferentes animais pré-históricos.

A descoberta está a espantar de tal modo os especialistas da Paleontologia que, para já, este novo dinossauro foi definido como “uma mistura realmente estranha“, conta o The Guardian. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os ossos fossilizados desta criatura foram encontrados no sul do Chile, por um grupo de caçadores de fósseis, e os investigadores que tiveram acesso ao achado falam dele como o vestígio de dinossauro mais espantoso encontrado nos últimos 20 anos.

Baptizado como Chilesaurus diegosuarezi, em referência a um menino de 7 anos chamado Diego que estava com os pais geólogos e que encontrou os primeiros ossos em 2004, este novo dinossauro é classificado como sendo do grupo dos terópodes, que inclui os famigerados carnívoros Tyrannosaurus rex e Velociraptor. Contudo, esta nova criatura era vegetariana.

Um terópodo que se tornou vegetariano“, explica Fernando Novas, do Museu de Ciência Natural Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires, Argentina.

A forma da cabeça e dos dentes indiciam a dieta vegetariana e as diversas características anatómicas estranhas, como a forma dos membros dianteiros e os dedos, em vez de garras, apontam para uma circunstância de evolução em função do ambiente e à medida de outras criaturas.

“Não sei como é que a evolução dos dinossauros produziu este tipo de animal, que tipo de pressões ecológicas estiveram em acção”, assume Fernando Novas, evidenciando ainda que, “o que é surpreendente, é que o mais bizarro dinossauro não é a excepção, mas a regra“.

Fernando E. Nova et al.

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

“É o animal mais abundante que encontramos”, acrescenta este elemento citado pelo The Guardian, esclarecendo que este tipo de dinossauro era o animal mais numeroso há 145 milhões de anos na Patagónia.

Os investigadores encontraram ossos fossilizados de, pelo menos, uma dúzia de animais, incluindo quatro esqueletos quase completos e bem preservados.

A maioria dos vestígios pertencerão a animais juvenis do tamanho de um perú, mas os ossos dos animais adultos indicam que estes chegariam aos três metros de cumprimento, do focinho à cauda.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …