Descoberto um novo dinossauro tão bizarro que está a intrigar cientistas

d.r. Gabriel Lio

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi: "verdadeiramente, uma mistura bizarra"

Uma reconstrução do esqueleto e conceito artístico da aparência do Chilesaurus diegosuarezi, “verdadeiramente, uma mistura bizarra”

Foi descoberta no Chile uma nova espécie de dinossauro que está a intrigar a comunidade científica. Isto porque não sabem como o classificar, já que os ossos fossilizados deste peculiar animal indicam que ele tinha características semelhantes às de vários e diferentes animais pré-históricos.

A descoberta está a espantar de tal modo os especialistas da Paleontologia que, para já, este novo dinossauro foi definido como “uma mistura realmente estranha“, conta o The Guardian. O estudo foi publicado na revista Nature.

Os ossos fossilizados desta criatura foram encontrados no sul do Chile, por um grupo de caçadores de fósseis, e os investigadores que tiveram acesso ao achado falam dele como o vestígio de dinossauro mais espantoso encontrado nos últimos 20 anos.

Baptizado como Chilesaurus diegosuarezi, em referência a um menino de 7 anos chamado Diego que estava com os pais geólogos e que encontrou os primeiros ossos em 2004, este novo dinossauro é classificado como sendo do grupo dos terópodes, que inclui os famigerados carnívoros Tyrannosaurus rex e Velociraptor. Contudo, esta nova criatura era vegetariana.

Um terópodo que se tornou vegetariano“, explica Fernando Novas, do Museu de Ciência Natural Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires, Argentina.

A forma da cabeça e dos dentes indiciam a dieta vegetariana e as diversas características anatómicas estranhas, como a forma dos membros dianteiros e os dedos, em vez de garras, apontam para uma circunstância de evolução em função do ambiente e à medida de outras criaturas.

“Não sei como é que a evolução dos dinossauros produziu este tipo de animal, que tipo de pressões ecológicas estiveram em acção”, assume Fernando Novas, evidenciando ainda que, “o que é surpreendente, é que o mais bizarro dinossauro não é a excepção, mas a regra“.

Fernando E. Nova et al.

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

Composição anatómica do Chilesaurus diegosuarezi, nova espécie de dinossauro encontrada no Chile

“É o animal mais abundante que encontramos”, acrescenta este elemento citado pelo The Guardian, esclarecendo que este tipo de dinossauro era o animal mais numeroso há 145 milhões de anos na Patagónia.

Os investigadores encontraram ossos fossilizados de, pelo menos, uma dúzia de animais, incluindo quatro esqueletos quase completos e bem preservados.

A maioria dos vestígios pertencerão a animais juvenis do tamanho de um perú, mas os ossos dos animais adultos indicam que estes chegariam aos três metros de cumprimento, do focinho à cauda.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …

Não é só Cuomo. Já há anos que se proclama "Me Too" pelos corredores políticos dos EUA

O caso do governador de Nova Iorque colocou novamente o problema do assédio em discussão. Mas Cuomo não está sozinho - entre juízes, ex-presidentes ou congressistas, já vários políticos dos EUA foram acusados de má …

Ryanair vai investir 253,4 milhões de euros no aeroporto de Lisboa com reforço da frota

A companhia aérea Ryanair revelou esta quinta-feira que vai investir 300 milhões de dólares (253,4 milhões de euros) no aeroporto de Lisboa, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro como parte da …

Responsabilidade por redução da população "é única e exclusivamente dos Governos dos últimos 40 anos"

A responsabilidade pela redução da população “é única e exclusivamente dos Governos portugueses dos últimos 40 anos”, considera o investigador Manuel Villaverde Cabral. “Se há uma coisa que é muito mais importante do que a política …

Prémio da assiduidade vai para IL, PEV e deputadas não inscritas. Chega e PAN "reprovam" por faltas

Dos 91 plenários decorridos na Assembleia da República nesta sessão legislativa, registaram-se 749 faltas. Dos 230 deputados, só 46 nunca faltaram. O jornal Inevitável fez um levantamento das faltas dos deputados, depois de terminada a …

PAN foi o único partido sem irregularidades nas autárquicas de 2017. Movimentos cívicos são dos que menos cumprem

Depois da notificação da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, o Ministério Público fica agora encarregue de aplicar as coimas por violação da lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais. As informações reveladas …