/

Descoberto um novo dinossauro com mãos do tamanho de uma criança

Investigadores argentinos e norte-americanos descobriram um novo tipo de dinossauro carnívoro que tinha seis metros de altura e mãos do tamanho de uma criança, semelhantes às do Tiranossauro Rex.

Baptizado como Gualicho Shinyae, este novo tipo de dinossauro foi apresentado ao mundo em Buenos Aires, na Argentina, com a exibição de uma réplica do esqueleto.

O nome Gualicho refere-se a uma deusa da cultura aborígene argentina tehuelches, enquanto Shinyae constitui uma homenagem à paleontóloga japonesa Akiko Shinya que encontrou o fóssil, em 2007

Descoberto na formação fóssil de Huincul, próximo da localidade argentina de El Chocón, na província de Rio Negro, o esqueleto quase completo do dinossauro foi desenterrado em 2007, mas passou por diversas peripécias até ser devidamente estudado.

Logo aquando da descoberta, houve um acidente com um dos veículos que devia transportar os ossos que obrigou os investigadores a deixarem-nos temporariamente no local, protegidos por gesso.

Depois, o esqueleto chegou a estar em paradeiro incerto, até que em 2012 foi reencontrado no Museu Patagónico de Ciências Naturais de Rio Negro, na Argentina, onde ainda se encontra e para onde foi levada a cabo a investigação que contou com a colaboração de paleontólogos argentinos e norte-americanos.

“Grupo de dinossauros completamente novo”

A particularidade deste novo dinossauro são as mãos, do tamanho das de uma criança e com apenas dois dedos, semelhantes às do Tiranossauro Rex, conforme se explica no artigo publicado na PLoS ONE.

“Este é um grupo de dinossauros completamente novo, esperávamos descobrir algum como o carnossaurus ou o giganotossaurus, mas, pelo contrário, apareceu algo completamente diferente, uma linhagem que não conhecíamos. É um começo para poder entender um novo tipo de dinossauros carnívoros”, explica um dos investigadores envolvidos na pesquisa, Sebastián Apesteguía, paleontólogo do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), em declarações ao jornal argentino El Litoral.

Ministério de Ciência Argentina / Flickr

Paleontólogo Sebastián Apesteguía com réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

O paleontólogo Sebastián Apesteguía com uma réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

Com cerca de seis metros de comprimento e um peso médio de 450 quilos, os paleontólogos acreditam que o Gualicho seja um parente dos carcarodontossauros, os maiores carnívoros entre os dinossauros que habitaram o Hemisfério Sul, nomeadamente a Austrália.

No entanto, pode também estar “relacionado com o deltadromeus, um dinossauro do Cretáceo de África, da mesma época”, sustenta Sebastián Apesteguía.

Certo é que, “conhecendo mais sobre como evoluíram” as reduzidas mãos do Gualicho, “poderemos conseguir descobrir porque evoluíram”, salienta outro dos investigadores envolvidos no estudo, Peter Makovicky, conservador do Field Museum de Chicago, nos EUA, também citado pelo El Litoral.

Makovicky realça que se trata de “um tipo de dinossauro mosaico” com “características que podem observar-se normalmente em vários tipos de terópodes”, o que pode ajudar a compreender melhor como viviam os dinossauros.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.