Descoberto um novo dinossauro com mãos do tamanho de uma criança

Investigadores argentinos e norte-americanos descobriram um novo tipo de dinossauro carnívoro que tinha seis metros de altura e mãos do tamanho de uma criança, semelhantes às do Tiranossauro Rex.

Baptizado como Gualicho Shinyae, este novo tipo de dinossauro foi apresentado ao mundo em Buenos Aires, na Argentina, com a exibição de uma réplica do esqueleto.

O nome Gualicho refere-se a uma deusa da cultura aborígene argentina tehuelches, enquanto Shinyae constitui uma homenagem à paleontóloga japonesa Akiko Shinya que encontrou o fóssil, em 2007

Descoberto na formação fóssil de Huincul, próximo da localidade argentina de El Chocón, na província de Rio Negro, o esqueleto quase completo do dinossauro foi desenterrado em 2007, mas passou por diversas peripécias até ser devidamente estudado.

Logo aquando da descoberta, houve um acidente com um dos veículos que devia transportar os ossos que obrigou os investigadores a deixarem-nos temporariamente no local, protegidos por gesso.

Depois, o esqueleto chegou a estar em paradeiro incerto, até que em 2012 foi reencontrado no Museu Patagónico de Ciências Naturais de Rio Negro, na Argentina, onde ainda se encontra e para onde foi levada a cabo a investigação que contou com a colaboração de paleontólogos argentinos e norte-americanos.

“Grupo de dinossauros completamente novo”

A particularidade deste novo dinossauro são as mãos, do tamanho das de uma criança e com apenas dois dedos, semelhantes às do Tiranossauro Rex, conforme se explica no artigo publicado na PLoS ONE.

“Este é um grupo de dinossauros completamente novo, esperávamos descobrir algum como o carnossaurus ou o giganotossaurus, mas, pelo contrário, apareceu algo completamente diferente, uma linhagem que não conhecíamos. É um começo para poder entender um novo tipo de dinossauros carnívoros”, explica um dos investigadores envolvidos na pesquisa, Sebastián Apesteguía, paleontólogo do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), em declarações ao jornal argentino El Litoral.

Ministério de Ciência Argentina / Flickr

Paleontólogo Sebastián Apesteguía com réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

O paleontólogo Sebastián Apesteguía com uma réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

Com cerca de seis metros de comprimento e um peso médio de 450 quilos, os paleontólogos acreditam que o Gualicho seja um parente dos carcarodontossauros, os maiores carnívoros entre os dinossauros que habitaram o Hemisfério Sul, nomeadamente a Austrália.

No entanto, pode também estar “relacionado com o deltadromeus, um dinossauro do Cretáceo de África, da mesma época”, sustenta Sebastián Apesteguía.

Certo é que, “conhecendo mais sobre como evoluíram” as reduzidas mãos do Gualicho, “poderemos conseguir descobrir porque evoluíram”, salienta outro dos investigadores envolvidos no estudo, Peter Makovicky, conservador do Field Museum de Chicago, nos EUA, também citado pelo El Litoral.

Makovicky realça que se trata de “um tipo de dinossauro mosaico” com “características que podem observar-se normalmente em vários tipos de terópodes”, o que pode ajudar a compreender melhor como viviam os dinossauros.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …