Descoberto um novo dinossauro com mãos do tamanho de uma criança

Investigadores argentinos e norte-americanos descobriram um novo tipo de dinossauro carnívoro que tinha seis metros de altura e mãos do tamanho de uma criança, semelhantes às do Tiranossauro Rex.

Baptizado como Gualicho Shinyae, este novo tipo de dinossauro foi apresentado ao mundo em Buenos Aires, na Argentina, com a exibição de uma réplica do esqueleto.

O nome Gualicho refere-se a uma deusa da cultura aborígene argentina tehuelches, enquanto Shinyae constitui uma homenagem à paleontóloga japonesa Akiko Shinya que encontrou o fóssil, em 2007

Descoberto na formação fóssil de Huincul, próximo da localidade argentina de El Chocón, na província de Rio Negro, o esqueleto quase completo do dinossauro foi desenterrado em 2007, mas passou por diversas peripécias até ser devidamente estudado.

Logo aquando da descoberta, houve um acidente com um dos veículos que devia transportar os ossos que obrigou os investigadores a deixarem-nos temporariamente no local, protegidos por gesso.

Depois, o esqueleto chegou a estar em paradeiro incerto, até que em 2012 foi reencontrado no Museu Patagónico de Ciências Naturais de Rio Negro, na Argentina, onde ainda se encontra e para onde foi levada a cabo a investigação que contou com a colaboração de paleontólogos argentinos e norte-americanos.

“Grupo de dinossauros completamente novo”

A particularidade deste novo dinossauro são as mãos, do tamanho das de uma criança e com apenas dois dedos, semelhantes às do Tiranossauro Rex, conforme se explica no artigo publicado na PLoS ONE.

“Este é um grupo de dinossauros completamente novo, esperávamos descobrir algum como o carnossaurus ou o giganotossaurus, mas, pelo contrário, apareceu algo completamente diferente, uma linhagem que não conhecíamos. É um começo para poder entender um novo tipo de dinossauros carnívoros”, explica um dos investigadores envolvidos na pesquisa, Sebastián Apesteguía, paleontólogo do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), em declarações ao jornal argentino El Litoral.

Ministério de Ciência Argentina / Flickr

Paleontólogo Sebastián Apesteguía com réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

O paleontólogo Sebastián Apesteguía com uma réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

Com cerca de seis metros de comprimento e um peso médio de 450 quilos, os paleontólogos acreditam que o Gualicho seja um parente dos carcarodontossauros, os maiores carnívoros entre os dinossauros que habitaram o Hemisfério Sul, nomeadamente a Austrália.

No entanto, pode também estar “relacionado com o deltadromeus, um dinossauro do Cretáceo de África, da mesma época”, sustenta Sebastián Apesteguía.

Certo é que, “conhecendo mais sobre como evoluíram” as reduzidas mãos do Gualicho, “poderemos conseguir descobrir porque evoluíram”, salienta outro dos investigadores envolvidos no estudo, Peter Makovicky, conservador do Field Museum de Chicago, nos EUA, também citado pelo El Litoral.

Makovicky realça que se trata de “um tipo de dinossauro mosaico” com “características que podem observar-se normalmente em vários tipos de terópodes”, o que pode ajudar a compreender melhor como viviam os dinossauros.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …