Descoberto um novo dinossauro com mãos do tamanho de uma criança

Investigadores argentinos e norte-americanos descobriram um novo tipo de dinossauro carnívoro que tinha seis metros de altura e mãos do tamanho de uma criança, semelhantes às do Tiranossauro Rex.

Baptizado como Gualicho Shinyae, este novo tipo de dinossauro foi apresentado ao mundo em Buenos Aires, na Argentina, com a exibição de uma réplica do esqueleto.

O nome Gualicho refere-se a uma deusa da cultura aborígene argentina tehuelches, enquanto Shinyae constitui uma homenagem à paleontóloga japonesa Akiko Shinya que encontrou o fóssil, em 2007

Descoberto na formação fóssil de Huincul, próximo da localidade argentina de El Chocón, na província de Rio Negro, o esqueleto quase completo do dinossauro foi desenterrado em 2007, mas passou por diversas peripécias até ser devidamente estudado.

Logo aquando da descoberta, houve um acidente com um dos veículos que devia transportar os ossos que obrigou os investigadores a deixarem-nos temporariamente no local, protegidos por gesso.

Depois, o esqueleto chegou a estar em paradeiro incerto, até que em 2012 foi reencontrado no Museu Patagónico de Ciências Naturais de Rio Negro, na Argentina, onde ainda se encontra e para onde foi levada a cabo a investigação que contou com a colaboração de paleontólogos argentinos e norte-americanos.

“Grupo de dinossauros completamente novo”

A particularidade deste novo dinossauro são as mãos, do tamanho das de uma criança e com apenas dois dedos, semelhantes às do Tiranossauro Rex, conforme se explica no artigo publicado na PLoS ONE.

“Este é um grupo de dinossauros completamente novo, esperávamos descobrir algum como o carnossaurus ou o giganotossaurus, mas, pelo contrário, apareceu algo completamente diferente, uma linhagem que não conhecíamos. É um começo para poder entender um novo tipo de dinossauros carnívoros”, explica um dos investigadores envolvidos na pesquisa, Sebastián Apesteguía, paleontólogo do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), em declarações ao jornal argentino El Litoral.

Ministério de Ciência Argentina / Flickr

Paleontólogo Sebastián Apesteguía com réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

O paleontólogo Sebastián Apesteguía com uma réplica do esqueleto do Gualicho Shinyae

Com cerca de seis metros de comprimento e um peso médio de 450 quilos, os paleontólogos acreditam que o Gualicho seja um parente dos carcarodontossauros, os maiores carnívoros entre os dinossauros que habitaram o Hemisfério Sul, nomeadamente a Austrália.

No entanto, pode também estar “relacionado com o deltadromeus, um dinossauro do Cretáceo de África, da mesma época”, sustenta Sebastián Apesteguía.

Certo é que, “conhecendo mais sobre como evoluíram” as reduzidas mãos do Gualicho, “poderemos conseguir descobrir porque evoluíram”, salienta outro dos investigadores envolvidos no estudo, Peter Makovicky, conservador do Field Museum de Chicago, nos EUA, também citado pelo El Litoral.

Makovicky realça que se trata de “um tipo de dinossauro mosaico” com “características que podem observar-se normalmente em vários tipos de terópodes”, o que pode ajudar a compreender melhor como viviam os dinossauros.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …