Descoberto um enorme objecto escuro no limite do sistema solar

Alexandra Angelich / NRAO/AUI/NSF

Os astrónomos não conseguiam dizer se DeeDee era pequeno, mas altamente reflexivo, ou grande, mas extremamente escuro.

Os astrónomos não conseguiam dizer se DeeDee era pequeno, mas altamente reflexivo, ou grande, mas extremamente escuro.

Não, não é a Estrela da Morte. Astrónomos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, encontraram um corpo planetário nos limites do nosso sistema solar, chamado de DeeDee.

Deedee, abreviatura usada para “Distant Dwarf”, ou “Anão Distante”, foi descoberto pela primeira vez no fim de 2016, mas pouco se sabia sobre a sua estrutura física.

Agora, novos dados recolhidos pelo ALMA, o telescópio Atacama Large Millimeter / submillimeter Array, revelaram detalhes sobre a verdadeira identidade do objeto misterioso: tem cerca de dois terços do tamanho do planeta anão Ceres, o maior membro do nosso cinturão de asteroides, e massa suficiente para ser esférico.

Isto significa que DeeDee cumpre os critérios necessários para ser considerado um planeta anão, embora os investigadores ainda não lhe tenham dado esse rótulo oficial.

A descoberta foi publicada na revista científica Astrophysical Journal Letters.

Desvendando o mistério

DeeDee foi visto pela primeira vez usando o telescópio Blanco no Observatório Interamericano Cerro Tololo, no Chile.

A descoberta fez parte da pesquisa Dark Energy Survey, que produziu cerca de 15.000 imagens e identificou mais de 1.1 mil milhões de objectos, a maioria dos quais estrelas e galáxias distantes. Apenas uma minúscula fracção desses objectos do nosso próprio sistema solar acabou por se revelar interessante.

Sem as observações de acompanhamento do ALMA – um conjunto de antenas de rádio que podem recriar imagens mais claras do espaço distante -, os investigadores não conseguiam perceber se DeeDee era pequeno, mas altamente reflexivo, ou grande, mas extremamente escuro.

Agora, os astrónomos puderam verificar que o objeto é incrivelmente frio, apenas um pouco acima do zero absoluto, e confirmaram que é invulgarmente grande, mas tão escuro que só reflecte cerca de 13% da luz solar que o atinge.

Por outras palavras, DeeDee é tão brilhante como uma vela a meio caminho da lua.

DeeDee fica a aproximadamente 92 unidades astronómicas do sol, cerca de 137 mil milhões de quilómetros. É o segundo mais distante objecto transneptuniano conhecido, com uma órbita apenas mais pequena do que a do planeta anão Eris. De facto, a órbita de DeeDee é tão grande que ele leva 1.100 anos a completar uma volta ao Sol.

Só porque estes objectos se encontram longe, não significa que não sejam importantes. Os objectos como DeeDee são vestígios da criação do nosso sistema planetário.

Os cientistas esperam agora obter mais informações sobre como e quando estes objectos se formaram, para esclarecer também como os planetas do nosso sistema solar, incluindo a Terra, se desenvolveram originalmente.

E talvez as mesmas tecnologias que usamos para estudar Deedee possam ser usadas para encontrar o hipotético Planeta Nove, previsto para orbitar ainda além deste anão.

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …