Descoberto tumor com dentes em cemitério gótico do Largo do Carmo

Sofia N. Wasterlain et all

Tumor com dentes em cemitério gótico no Largo do Carmo, em Lisboa.

Tumor com dentes em cemitério gótico no Largo do Carmo, em Lisboa.

Um tumor com dentes foi descoberto no cemitério gótico do Largo do Carmo, em Lisboa. É um achado raro que se junta a apenas mais três casos conhecidos mundialmente, disse a investigadora da Universidade de Coimbra Sofia Wasterlain.

Presente na zona pélvica de um esqueleto, o tumor calcificado tem cerca de 3,8 centímetros de comprimento e 4,3 centímetros de diâmetro, numa massa “irregular e desorganizada”, onde é possível constatar a presença de cinco dentes malformados na sua superfície, refere o estudo recentemente publicado no International Journal of Paleonpathology.

Este tipo de tumor é denominado de teratoma e foi encontrado nas escavações arqueológicas realizadas no cemitério gótico que existia perto do Convento e da Igreja do Carmo, cuja utilização decorreu entre “o século XV e o século XVIII”, tendo sido interrompida pelo terramoto de 1755, explicou a responsável pelo estudo, Sofia Wasterlain.

As escavações arrancaram em 2010/2011, mas só na segunda campanha, de 2013 a 2015, foi possível analisar e estudar o caso.

A mulher onde foi encontrado o tumor, contou a investigadora, deveria ter mais de 45 anos, não havendo “qualquer sinal que evidencia” que este tumor fosse maligno.

Tumor com dentes em cemitério gótico no Largo do Carmo, em Lisboa.A maioria dos teratomas são benignos, sendo que, face às suas dimensões, podem causar “algum tipo de problemas e pressionar alguns órgãos”, elucidou, sublinhando que também esse tipo de lesões não foi encontrado.

Apesar de não se saber o motivo da morte da pessoa, o cal encontrado no esqueleto levanta algumas possibilidades de a mulher ter morrido por uma “doença infetocontagiosa”, visto que era comum ser atirado cal para os corpos quando essa era a causa de morte.

Na literatura paleontológica, só são conhecidos mais três casos de teratomas, sendo que este tipo de tumor “é relativamente invulgar”, sendo caracterizado por “múltiplos tipos de tecido”, podendo ser formados por dentes ou cabelo.

“Os dentes saltaram logo à vista”, sublinha a investigadora do departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra.

Para a antropóloga, especializada em antropologia biológica, “é importante fazer estes diagnósticos diferenciais” para se complementarem as fontes históricas e “a história das doenças”.

“Há uma ideia generalizada de que o cancro ou os tumores são produto da nossa vida ocidental e, na verdade, acabamos por encontrar casos de há muitos séculos. É importante documentar estes casos” para se perceber “como é que as coisas aconteciam no passado e não apenas hoje”, realçou a investigadora.

O estudo foi levado a cabo pela Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e a Câmara de Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A forma correta de escrita da palavra é a cal, porque a palavra cal é um substantivo feminino. Dizer o cal está errado.

RESPONDER

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …