Descoberto segundo batistério paleocristão em Mértola

camertola.pt

Batisterio paleocristão descoberto em Mértola

Batisterio paleocristão descoberto em Mértola

Arqueólogos descobriram nas “entranhas” de Mértola, no Alentejo, um segundo batistério do período paleocristão, o que confirma a existência de duas comunidades cristãs diferentes naquela época na vila, uma católica e outra possivelmente monofisita.

O batistério, descoberto na alcáçova do castelo, a 50 metros do primeiro, é também dos princípios do Cristianismo, entre finais do século V e inícios do século VI, quando o ritual do batismo “implicava um banho de imersão”, explicou à agência Lusa o arqueólogo Virgílio Lopes, do Campo Arqueológico de Mértola (CAM).

O “belíssimo achado” seria de “grande luxo” e os vestígios estão num estado de conservação “bastante bom”, indicou, referindo que a piscina batismal achada e já escavada tem mais de quatro metros de largura e metro e meio de profundidade, o que aponta para um “grande” batistério.

“É um dos mais importantes que conhecemos em ambiente arqueológico” e “nada fica a dever” aos batistérios conhecidos no Mediterrâneo, frisou, indicando que o estado de conservação e o volume do batistério colocam-no “muito próximo” dos “mais luxuosos” conhecidos na Europa e que servem de “modelo de referência” para os outros.

Além da piscina batismal, foram achados vestígios da hipotética abóbada do batistério, como colunas em mármore e fragmentos de um revestimento a frescos, os quais indicam que foi construído por “gente com grande poderio económico”.

camertola.pt

O arqueólogo e diretor do CAM, Cláudio Torres.

O arqueólogo e diretor do CAM, Cláudio Torres.

O volume do batistério é “assustador para a pequena terra de Mértola”, disse, frisando que dois batistérios na mesma zona “não é frequente” no Mediterrâneo.

A existência de “dois grandes batistérios”, um perto do outro, confirma que, em Mértola, no período paleocristão, “havia, hipoteticamente, duas comunidades de cristãos”, que professavam “cristianismos diferentes” e “não se entendiam”, uma católica e outra monofisita ou donatista e ligada às correntes cristãs do Norte de África, explicou à Lusa o arqueólogo e diretor do CAM Cláudio Torres.

Segundo Cláudio Torres, no período paleocristão, nas grandes cidades do Mediterrâneo ocidental, as comunidades cristãs dividiam-se sobretudo entre católicos e monofisitas.

Os católicos, ligados à Igreja de Roma, acreditavam na Santíssima Trindade, doutrina que professa um Deus único, mas repartido entre Pai, Filho e Espírito Santo, e os monofisitas, hostis àquela igreja, rejeitavam a Trindade e defendiam que Jesus Cristo, como encarnação de Deus, tinha uma só natureza.

O segundo batistério confirma ainda que a comunidade monofisita que havia em Mértola, como atestam lápides funerárias encontradas na basílica paleocristã descoberta na vila, “não era uma pequena comunidade” de cristãos não oficiais, mas “uma comunidade fortemente implantada na zona”, disse.

Por isso, a islamização de Mértola e do sul da Península Ibérica passou “mais pela conversão” ao Islão, cujos princípios religiosos eram próximos dos professados pelos monofisitas, explicou.

Por outro lado, não há registos documentais de ter havido um bispo católico em Mértola, mas a existência dos batistérios indica que teria de haver, pelo menos, um bispo, porque, no século VI, os batismos só eram realizados por bispos, contou.

Se havia um bispo, Mértola não era uma terra qualquer, disse, referindo que as confirmações despertaram “interesse e curiosidade” do Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

No final de abril, uma delegação de alunos e professores do instituto visita Mértola para ver os batistérios e discutir questões religiosas e históricas levantadas pela nova descoberta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …