/

Descoberto possível gémeo de Vénus em redor de estrela anã

Danielle Futselaar

Ilustração de artista da estrela Kepler 1649b

Ilustração de artista da estrela Kepler 1649b

Astrónomos da NASA descobriram um planeta a 219 anos-luz de distância que parece ser um parente próximo de Vénus. Este mundo recém-descoberto é apenas ligeiramente maior do que a Terra e orbita uma estrela de temperatura baixa chamada Kepler-1649 com um-quinto do diâmetro do nosso Sol.

O planeta abraça firmemente a sua estrela-mãe, completando uma órbita a cada 9 dias. Esta órbita íntima faz com que o fluxo de luz estelar que alcança o planeta seja 2,3 vezes maior do que o fluxo solar na Terra. Em comparação, o fluxo solar de Vénus é 1,9 vezes do que o valor terrestre.

A descoberta publicada no Astronomical Journal fornecerá mais informações sobre a natureza de exoplanetas em redor de anãs vermelhas M, o tipo mais comum de estrelas no Universo.

Enquanto que essas estrelas são mais vermelhas e mais ténues do que o Sol, as recentes descobertas exoplanetárias revelaram casos em que mundos semelhantes à Terra orbitam anãs M em órbitas que os colocam na zona habitável da estrela.

Mas esses mundos podem, inevitavelmente, não ser semelhantes à Terra, que tem um clima salubre. Podem ser análogos a Vénus, com atmosferas espessas e temperaturas escaldantes.

Segundo a cientista Isabel Angelo, do Instituto SETI, o estudo de planetas parecidos com Kepler-1649b, análogo de Vénus, é “cada vez mais importante para entender os limites das zonas habitáveis das anãs M.

“Existem vários fatores, como a variabilidade estelar e os efeitos de maré, que tornam estes planetas diferentes dos outros corpos celestes do tamanho da Terra em redor de estrelas parecidas com o Sol.”

Diz-se que Vénus é um planeta irmão da Terra, mas, em muitos aspetos, não é um irmão próximo. Apesar de ter o mesmo tamanho que a Terra, e de estar apenas 40% mais próximo do Sol, a sua atmosfera e temperatura são extremamente diferentes.

Elisa Quintana, do Instituto SETI e do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, membro da equipa que descobriu a Kepler-1649b, realça que “muitas pessoas estão focadas na descoberta de outras Terras. Mas os análogos de Vénus são igualmente importantes.

“Uma vez que estão prestes a entrar em funcionamento novos telescópios, que nos permitirão estudar atmosferas, o foco tanto em análogos da Terra como em análogos de Vénus poderá ajudar-nos a decifrar porque é que, no nosso Sistema Solar, um planeta permite com que a vida se desenvolva e o outro não, apesar de terem massas parecidas e densidades comparáveis”, destaca a especialista.

ZAP // CCVAlg

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.