Cientistas descobrem o melhor remédio para o mau hálito deixado pelo alho

Investigadoras norte-americanas descobriram como neutralizar o mau hálito deixado pelo alho – e a solução pode ser tão simples como comer uma maçã ou mastigar folhas de hortelã.

Apesar de ser um elemento essencial na nossa gastronomia e de estudos já terem comprovado que o Allium sativum ajuda a reduzir o risco de cancro – especialmente no estômago, esófago e cólon -, além de diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, nada anula o facto de que o alho deixa o hálito com um aroma bastante desagradável.

Perante isto, relata a BBC, duas investigadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual do Ohio, nos Estados Unidos, decidiram investigar a melhor forma de acabar com o problema.

“O alho tem um cheiro impercetível antes de ser triturado, mas quando cortado ou esmagado liberta um odor característico do enxofre“, explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa.

No seu artigo publicado na Journal of Food Science, as investigadoras da Universidade Estaual do Ohio reforçam que o consumo do ingrediente pode deixar um hálito indesejável durante quase 24 horas. “Por isso, é importante encontrar formas e mecanismos para acabar com o odor”, descreve o texto.

Mirondo e Barringer começaram a pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis – derivados do enxofre – associados ao hálito do alho: o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfeto de metil-alilo e o sulfeto de metil-alilo.

Para combatê-los, as investigadoras testaram chá verde, folhas de hortelã, maçãs e alfaces, consumidas de diferentes formas.

As folhas de hortelã, por exemplo, foram analisadas cruas e como chá; as maçãs, cruas, quentes e no sumo; e a alface, crua e quente.

Na primeira experiência, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramas de alho. Em seguida, ingeriram um dos “remédios naturais” mencionados anteriormente. As investigadoras mediram então a concentração dos compostos voláteis.

O poder da hortelã

A conclusão da experiência é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor do que mastigar folhas de hortelã.

A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface (também crua) e as folhas de hortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

“As folhas de hortelã, contudo, tiveram um maior nível de desodorização quando comparadas com a maçã e à alface”, explica o estudo.

Mirondo e Barringer revelaram que todos os materiais analisados tiveram algum tipo de efeito positivo, menos o chá verde.

Os sumos de maçã e hortelã, contudo, não foram tão eficazes quanto os mesmos produtos consumidos crus e de forma triturada.

Uma possível explicação é que os alimentos crus contêm não apenas as enzimas que eliminam o cheiro, mas também compostos capazes de destruir os elementos voláteis.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …