Descoberto o maior sistema solar conhecido do universo

University of Hertfordshire / Neil Cook

Conceito artístico do planeta 2MASS J2126

Conceito artístico do planeta 2MASS J2126

Um grupo de cientistas australianos descobriu o maior sistema solar conhecido do universo, formado apenas por um planeta e por uma estrela.

Este é o maior sistema solar conhecido do universo e é formado apenas por um planeta e por uma estrela, separados por um bilião de quilómetros de distância.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Universidade Nacional Australiana.

“Surpreendeu-nos muito encontrar um objeto de massa baixa [o planeta] tão longe da sua estrela mãe”, explicou Simon Murphy, da Faculdade de Astronomia e Astrofísica da universidade australiana.

A faculdade em questão conta com uma equipa internacional de investigadores que estudam este planeta conhecido como 2MASS J2126-8140.

Ao longo das investigações, a equipa descobriu que o planeta, que tem uma massa 12 vezes superior à de Júpiter, orbita em redor de uma estrela anã designada TYC 9486-927-1.

Segundo um comunicado da universidade, os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6900 Unidades Astronómicas, ou seja, 0.1 anos-luz, ou um bilião de quilómetros.

Sendo uma U.A. precisamente a distância da Terra ao Sol, estes 1.000.000.000.000 km significam que o planeta agora descoberto está a uma distância da sua estrela 6900 vezes maior que a que nos separa do Sol.

Esta distância é “cerca de três vezes superior” à observada no que era considerado, até agora, o maior sistema solar conhecido.

ZAP / ABr

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Este é o maior sistema solar conhecido do universo e é formado apenas por um planeta e por uma estrela, separados por mil milhões de quilómetros de distância.”
    “Os dois corpos estão separados por uma distância equivalente a 6,9 mil unidades astronómicas, ou seja, 0,1 anos luz ou um trilião de quilómetros”
    Mil milhões ou um trilião, em que é que ficamos? Nenhum está certo, 0,1 anos-luz ou 6.9 mil unidades astronómicas correspondem a 1 bilião (10^12) km…

  2. Continua errado. No corpo da notícia está “mil milhões” de quilómetros mas devia estar escrito “um bilião” de quilómetros. Corrijam por favor.

RESPONDER

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …