Descoberto o local exacto da Terra em que caem mais raios

Thechemicalengineer / wikimedia

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

É costume dizer-se que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas parece que este ditado popular tem que ser revisto.

Um novo estudo, apresentado no último encontro da União Geofísica Americana, sugere que há um ponto, num lago na Venezuela, onde, 297 dias por ano, cai um raio  – algo como 10 meses por ano, um raio por dia.

O Lago de Maracaibo é conhecido pelos seus altos níveis de actividade eléctrica, e no início deste ano entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o lugar preferido dos raios em todo o planeta, com “a maior média mundial de relâmpagos por km2 por ano”.

No entanto, um novo estudo, apresentado por Rachel Ifanger Albrecht, investigadora da Universidade de São Paulo, permitiu agora identificar o local exacto no lago que atrai o maior número de relâmpagos.

Usando dados de satélite registados pelo Light Imaging Sensor a bordo do satélite da Missão de Medição de Chuvas Tropicais da NASA, Albrecht foi capaz de determinar a localização de descargas atmosféricas com maior precisão do que nunca.

Orbitando a Terra a uma altura de 402 quilómetros, o LIS é capaz de gravar imagens de alta resolução que são precisos dentro de 0,1 graus de latitude.

Analisando dados registados pelo LIS entre 1998 e 2013, Albrecht e sua equipa conseguiram determinar que o ponto em que o Lago de Maracaibo se encontra com o rio Catatumbo é o local mais propenso a relâmpagos no planeta.

As razões para este clima tempestuoso podem ser atribuídas em grande parte à composição topográfica da área.

Situado na Cordilheira dos Andes, ainda que próximo ao Mar do Caribe, o lago recebe tanto as quentes brisas do oceano como o ar frio da montanha, que colidem, produzindo tempestades.

Como resultado, o lago tende a registar uma quantidade impressionante de relâmpagos – nada menos que até 28 raios por minuto a atingir a água, quando as tempestades estão em fluxo total.

Características geográficas semelhantes existentes em outros locais do mundo receberam o crédito pela criação de muitos dos outros pontos de raios do mundo.

Entre eles está a aldeia da montanha de Kifuka, na República Democrática do Congo, que regista 232 relâmpagos por km2 por ano.

Estes números colocam a vila em segundo lugar, atrás do Lago de Maracaibo, que é atingido por 250 raios por km2 por ano.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …