Descoberto o local exacto da Terra em que caem mais raios

Thechemicalengineer / wikimedia

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

É costume dizer-se que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas parece que este ditado popular tem que ser revisto.

Um novo estudo, apresentado no último encontro da União Geofísica Americana, sugere que há um ponto, num lago na Venezuela, onde, 297 dias por ano, cai um raio  – algo como 10 meses por ano, um raio por dia.

O Lago de Maracaibo é conhecido pelos seus altos níveis de actividade eléctrica, e no início deste ano entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o lugar preferido dos raios em todo o planeta, com “a maior média mundial de relâmpagos por km2 por ano”.

No entanto, um novo estudo, apresentado por Rachel Ifanger Albrecht, investigadora da Universidade de São Paulo, permitiu agora identificar o local exacto no lago que atrai o maior número de relâmpagos.

Usando dados de satélite registados pelo Light Imaging Sensor a bordo do satélite da Missão de Medição de Chuvas Tropicais da NASA, Albrecht foi capaz de determinar a localização de descargas atmosféricas com maior precisão do que nunca.

Orbitando a Terra a uma altura de 402 quilómetros, o LIS é capaz de gravar imagens de alta resolução que são precisos dentro de 0,1 graus de latitude.

Analisando dados registados pelo LIS entre 1998 e 2013, Albrecht e sua equipa conseguiram determinar que o ponto em que o Lago de Maracaibo se encontra com o rio Catatumbo é o local mais propenso a relâmpagos no planeta.

As razões para este clima tempestuoso podem ser atribuídas em grande parte à composição topográfica da área.

Situado na Cordilheira dos Andes, ainda que próximo ao Mar do Caribe, o lago recebe tanto as quentes brisas do oceano como o ar frio da montanha, que colidem, produzindo tempestades.

Como resultado, o lago tende a registar uma quantidade impressionante de relâmpagos – nada menos que até 28 raios por minuto a atingir a água, quando as tempestades estão em fluxo total.

Características geográficas semelhantes existentes em outros locais do mundo receberam o crédito pela criação de muitos dos outros pontos de raios do mundo.

Entre eles está a aldeia da montanha de Kifuka, na República Democrática do Congo, que regista 232 relâmpagos por km2 por ano.

Estes números colocam a vila em segundo lugar, atrás do Lago de Maracaibo, que é atingido por 250 raios por km2 por ano.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …