Descoberto o local exacto da Terra em que caem mais raios

Thechemicalengineer / wikimedia

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

O Relâmpago do Catatumbo, na Venezuela, é o maior gerador de Ozono do mundo

É costume dizer-se que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas parece que este ditado popular tem que ser revisto.

Um novo estudo, apresentado no último encontro da União Geofísica Americana, sugere que há um ponto, num lago na Venezuela, onde, 297 dias por ano, cai um raio  – algo como 10 meses por ano, um raio por dia.

O Lago de Maracaibo é conhecido pelos seus altos níveis de actividade eléctrica, e no início deste ano entrou para o Livro Guinness de Recordes Mundiais como o lugar preferido dos raios em todo o planeta, com “a maior média mundial de relâmpagos por km2 por ano”.

No entanto, um novo estudo, apresentado por Rachel Ifanger Albrecht, investigadora da Universidade de São Paulo, permitiu agora identificar o local exacto no lago que atrai o maior número de relâmpagos.

Usando dados de satélite registados pelo Light Imaging Sensor a bordo do satélite da Missão de Medição de Chuvas Tropicais da NASA, Albrecht foi capaz de determinar a localização de descargas atmosféricas com maior precisão do que nunca.

Orbitando a Terra a uma altura de 402 quilómetros, o LIS é capaz de gravar imagens de alta resolução que são precisos dentro de 0,1 graus de latitude.

Analisando dados registados pelo LIS entre 1998 e 2013, Albrecht e sua equipa conseguiram determinar que o ponto em que o Lago de Maracaibo se encontra com o rio Catatumbo é o local mais propenso a relâmpagos no planeta.

As razões para este clima tempestuoso podem ser atribuídas em grande parte à composição topográfica da área.

Situado na Cordilheira dos Andes, ainda que próximo ao Mar do Caribe, o lago recebe tanto as quentes brisas do oceano como o ar frio da montanha, que colidem, produzindo tempestades.

Como resultado, o lago tende a registar uma quantidade impressionante de relâmpagos – nada menos que até 28 raios por minuto a atingir a água, quando as tempestades estão em fluxo total.

Características geográficas semelhantes existentes em outros locais do mundo receberam o crédito pela criação de muitos dos outros pontos de raios do mundo.

Entre eles está a aldeia da montanha de Kifuka, na República Democrática do Congo, que regista 232 relâmpagos por km2 por ano.

Estes números colocam a vila em segundo lugar, atrás do Lago de Maracaibo, que é atingido por 250 raios por km2 por ano.

HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …