Descoberto novo hiper-carnívoro pré-histórico na Austrália

Arthur Chapman / Flickr

Riversleigh, em Queensland, Austrália, zona reconhecida mundialmente por ser rica em fósseis.

Riversleigh, em Queensland, Austrália, zona reconhecida mundialmente por ser rica em fósseis.

Uma equipa de investigadores australianos descobriu um novo animal marsupial extinto que parece uma espécie de cruzamento entre um diabo da Tasmânia e uma hiena.

Baptizado como Whollydooleya tomnpatrichorum, este marsupial pré-histórico era cerca de duas vezes maior do que o maior marsupial carnívoro vivo da Austrália, o diabo da Tasmânia, pesando entre 20 a 25 quilos – o diabo da Tasmânia pesa cerca de 10.

Estamos a falar de um “hiper-carnívoro”, ou seja, “um predador maior do que um gato cuja dieta é de, pelo menos, 75% carne”, explica o líder da investigação, Mike Archer, paleontólogo na Universidade de Nova Gales do Sul, em Sidney, em declarações ao Live Science.

Os hiper-carnívoros são “animais que se especializam em matar e em comer outros animais, embora muito provavelmente não passem uma peça de fruta suculenta de tempos a tempos”, acrescenta o investigador.

A equipa de investigadores da UNGS desenterrou apenas um dente molar deste novo animal, conforme se salienta no artigo publicado no jornal Memoirs of Museum Victoria.

Mas foi o suficiente para concluir que “quase de certeza era um predador muito activo com uma mordedura extremamente poderosa“, destaca Archer.

O investigador acrescenta que o Whollydooleya era um parente distante de marsupiais como os diabos, os tilacinos (marsupiais carnívoros parecidos com os cães que se encontravam unicamente na Tasmânia e que estarão extintos) e os quolls, outros marsupiais que comem carne semelhantes aos gatos e nativos da Austrália e da Papua Nova Guiné.

Mas trata-se de “um sub-grupo distinto de hiper-carnívoros que não sobreviveram até ao mundo moderno”, realça Archer, constatando que “as alterações climáticas podem ser um eliminador sem misericórdia dos mamíferos mais poderosos”.

Estes marsupiais habitaram as florestas australianas quando estas começaram a secar, no período do miocénico, há 12 milhões a 5 milhões de anos.

Karen Black / UNSW

-

Apenas o primeiro de “um bando de criaturas estranhas”

A descoberta foi feita numa área rica em fósseis por baixo da famosa zona de Riversleigh World Heritage, no noroeste de Queensland, na Austrália, graças a sensores remotos e utilizando dados de satélite.

E os investigadores acreditam que o Whollydooleya é apenas o primeiro de “um bando de criaturas estranhas, novas, pequenas e de tamanho médio” que vão encontrar neste local, afirma Archer.

A expectativa é de que estas potenciais novas descobertas venham dar “mais pistas sobre a natureza dos ambientes e climas pré-históricos”, destaca a professora da Escola de Ciências Ambientais, Biológicas e da Terra da UNGS, Suzanne Hand, que também participou no estudo.

Os cientistas esperam poder vir a recolher dados relevantes sobre “a forma como os animais e o ambiente do interior da Austrália mudaram há 12 a 5 milhões de anos, um período crítico quando a crescente seca levou, em última instância, às idades do gelo do Pleistoceno“, sublinha outra co-autora do estudo, Karen Black, paleontóloga da UNGS.

Finalmente, esta área rica em fósseis pode dar um contributo determinante para o entendimento de como é que pequenos animais das florestas australianas evoluíram para se tornarem espécies de grande porte, num continente que se tornou árido, devido à seca.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …