Descoberto novo “Evangelho da Sorte de Maria” escondido em livro antigo

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

Uma investigadora descobriu um Evangelho que não se conhecia, escondido num livro com 1500 anos de existência, que pode ter sido usado para adivinhação.

Escrito em Cóptico, a antiga língua egípcia, este “antigo manuscrito pode ter sido usado para fornecer orientação ou encorajamento às pessoas que procuravam ajuda para os seus problemas”, considera a investigadora que decifrou o documento, Anne Marie Luijendijk, professora de religião na Universidade de Princeton, citada pelo Live Science.

“Quando comecei a decifrar o manuscrito e encontrei a palavra Evangelho, na linha de abertura, esperava ler uma narrativa sobre a vida e a morte de Jesus, como os Evangelhos canónicos apresentam, ou uma colecção de dizeres semelhantes ao Evangelho de Tomé, um texto não-canónico”, escreve a investigadora, no seu livro “Forbidden Oracles? The Gospel of the Lots of Mary”.

princeton.edu

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Mas não foi nada disso que Luijendijk encontrou. Composto por uma série de 37 oráculos que só vagamente mencionam Jesus, o texto terá sido usado para adivinhação, segundo as conclusões da professora.

Luijendijk acredita que o dono do livro poderia ter sido um adivinhador que, através de um determinado processo, encontraria nos seus oráculos a resposta para um problema, ou esclareceria dúvidas a quem o procurasse.

Segundo Luijendijk, o peculiar Evangelho refere-se a “dificuldades, sofrimentos e violência” e só “ocasionalmente” se encontra “uma ameaça”, havendo, no geral, “uma saída positiva”.

“O Evangelhos da Sorte de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, a quem Gabriel, o Arcanjo, trouxe as boas novas. Aquele que for para a frente com todo o seu coração, obterá o que procura. Só não seja de duas cabeças”.

Abertura do ‘Evangelho da Sorte de Maria’

Anne Marie Luijendijk acredita que o Evangelho poderá ter sido usado no Santuário de S. Colluthus, no Egipto, um local de peregrinação, onde os cristãos iriam em busca de ajuda para os seus sofrimentos.

É de realçar o pequeno tamanho do documento, especificamente 75 milímetros de altura e menos de 70 milímetros de largura, o que poderá indiciar que a ideia é que fosse portável e fácil de esconder. Note-se que alguns lideres religiosos condenavam, já nessa altura, a prática da adivinhação.

Este “Evangelho da Sorte de Maria” é propriedade do Museu Sackler da Universidade de Harvard, instituição à qual foi doado o livro onde foi encontrado.

A doação foi feita por Beatrice Kelekian, em 1984, num gesto de homenagem ao seu marido, Charles Dikran Kelekian, o filho de um antiquário famoso no comércio das antiguidades Cópticas.

Para além destes dados, não se sabe mais nada sobre a proveniência do documento.

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …