Descoberto novo “Evangelho da Sorte de Maria” escondido em livro antigo

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

Uma investigadora descobriu um Evangelho que não se conhecia, escondido num livro com 1500 anos de existência, que pode ter sido usado para adivinhação.

Escrito em Cóptico, a antiga língua egípcia, este “antigo manuscrito pode ter sido usado para fornecer orientação ou encorajamento às pessoas que procuravam ajuda para os seus problemas”, considera a investigadora que decifrou o documento, Anne Marie Luijendijk, professora de religião na Universidade de Princeton, citada pelo Live Science.

“Quando comecei a decifrar o manuscrito e encontrei a palavra Evangelho, na linha de abertura, esperava ler uma narrativa sobre a vida e a morte de Jesus, como os Evangelhos canónicos apresentam, ou uma colecção de dizeres semelhantes ao Evangelho de Tomé, um texto não-canónico”, escreve a investigadora, no seu livro “Forbidden Oracles? The Gospel of the Lots of Mary”.

princeton.edu

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Mas não foi nada disso que Luijendijk encontrou. Composto por uma série de 37 oráculos que só vagamente mencionam Jesus, o texto terá sido usado para adivinhação, segundo as conclusões da professora.

Luijendijk acredita que o dono do livro poderia ter sido um adivinhador que, através de um determinado processo, encontraria nos seus oráculos a resposta para um problema, ou esclareceria dúvidas a quem o procurasse.

Segundo Luijendijk, o peculiar Evangelho refere-se a “dificuldades, sofrimentos e violência” e só “ocasionalmente” se encontra “uma ameaça”, havendo, no geral, “uma saída positiva”.

“O Evangelhos da Sorte de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, a quem Gabriel, o Arcanjo, trouxe as boas novas. Aquele que for para a frente com todo o seu coração, obterá o que procura. Só não seja de duas cabeças”.

Abertura do ‘Evangelho da Sorte de Maria’

Anne Marie Luijendijk acredita que o Evangelho poderá ter sido usado no Santuário de S. Colluthus, no Egipto, um local de peregrinação, onde os cristãos iriam em busca de ajuda para os seus sofrimentos.

É de realçar o pequeno tamanho do documento, especificamente 75 milímetros de altura e menos de 70 milímetros de largura, o que poderá indiciar que a ideia é que fosse portável e fácil de esconder. Note-se que alguns lideres religiosos condenavam, já nessa altura, a prática da adivinhação.

Este “Evangelho da Sorte de Maria” é propriedade do Museu Sackler da Universidade de Harvard, instituição à qual foi doado o livro onde foi encontrado.

A doação foi feita por Beatrice Kelekian, em 1984, num gesto de homenagem ao seu marido, Charles Dikran Kelekian, o filho de um antiquário famoso no comércio das antiguidades Cópticas.

Para além destes dados, não se sabe mais nada sobre a proveniência do documento.

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …