Descoberto novo “Evangelho da Sorte de Maria” escondido em livro antigo

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

24º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Deixa de ser de duas cabeças, ó humano, se isto vai acontecer ou não. Sim, vai acontecer! Sê corajoso e não sejas de dois pensamentos. Porque vai ficar contigo muito tempo e vais receber alegria e felicidade.”

Uma investigadora descobriu um Evangelho que não se conhecia, escondido num livro com 1500 anos de existência, que pode ter sido usado para adivinhação.

Escrito em Cóptico, a antiga língua egípcia, este “antigo manuscrito pode ter sido usado para fornecer orientação ou encorajamento às pessoas que procuravam ajuda para os seus problemas”, considera a investigadora que decifrou o documento, Anne Marie Luijendijk, professora de religião na Universidade de Princeton, citada pelo Live Science.

“Quando comecei a decifrar o manuscrito e encontrei a palavra Evangelho, na linha de abertura, esperava ler uma narrativa sobre a vida e a morte de Jesus, como os Evangelhos canónicos apresentam, ou uma colecção de dizeres semelhantes ao Evangelho de Tomé, um texto não-canónico”, escreve a investigadora, no seu livro “Forbidden Oracles? The Gospel of the Lots of Mary”.

princeton.edu

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Anne Marie Luijendijk, professora de religião da Universidade de Princeton

Mas não foi nada disso que Luijendijk encontrou. Composto por uma série de 37 oráculos que só vagamente mencionam Jesus, o texto terá sido usado para adivinhação, segundo as conclusões da professora.

Luijendijk acredita que o dono do livro poderia ter sido um adivinhador que, através de um determinado processo, encontraria nos seus oráculos a resposta para um problema, ou esclareceria dúvidas a quem o procurasse.

Segundo Luijendijk, o peculiar Evangelho refere-se a “dificuldades, sofrimentos e violência” e só “ocasionalmente” se encontra “uma ameaça”, havendo, no geral, “uma saída positiva”.

“O Evangelhos da Sorte de Maria, a mãe do Senhor Jesus Cristo, a quem Gabriel, o Arcanjo, trouxe as boas novas. Aquele que for para a frente com todo o seu coração, obterá o que procura. Só não seja de duas cabeças”.

Abertura do ‘Evangelho da Sorte de Maria’

Anne Marie Luijendijk acredita que o Evangelho poderá ter sido usado no Santuário de S. Colluthus, no Egipto, um local de peregrinação, onde os cristãos iriam em busca de ajuda para os seus sofrimentos.

É de realçar o pequeno tamanho do documento, especificamente 75 milímetros de altura e menos de 70 milímetros de largura, o que poderá indiciar que a ideia é que fosse portável e fácil de esconder. Note-se que alguns lideres religiosos condenavam, já nessa altura, a prática da adivinhação.

Este “Evangelho da Sorte de Maria” é propriedade do Museu Sackler da Universidade de Harvard, instituição à qual foi doado o livro onde foi encontrado.

A doação foi feita por Beatrice Kelekian, em 1984, num gesto de homenagem ao seu marido, Charles Dikran Kelekian, o filho de um antiquário famoso no comércio das antiguidades Cópticas.

Para além destes dados, não se sabe mais nada sobre a proveniência do documento.

Harvard Art Museums / Arthur M. Sackler Museum

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

25º Oráculo do Evangelho da Sorte de Maria: “Avança imediatamente. Isto é uma coisa de Deus. Contempla, sabes que, há muitos dias, que sofres muito. Mas não é motivo de preocupação para ti, porque chegaste ao refúgio da vitória”

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …